domingo, 29 de abril de 2012

AH! ESSE HOMEM NOVO NÓS DIAS DE HOJE !!!


 AH! ESSE HOMEM NOVO NÓS DIAS DE HOJE !!!


    Para construir  um mundo novo precisamos de um homem novo. O mundo está cheio de erros e injustiças porque é a soma dos erros e injustiças dos  homens.Todos sabemos que temos de morrer, mas só nos preocupamos com o viver passageiro da Terra. Por isso, a humanidade  desencarnada que nos rodeia é ainda mais sofredora e miserável que a encarnada a que pertencemos. "As filas de doentes que eu atendia na vida terrena — diz a mensagem de um espírito — continuam neste lado."

    Muita gente estranha que nas sessões espíritas se manifestem tantos espíritos sofredores. Seria de estranhar se apenas se manifestassem espíritos felizes. Basta olharmos ao nosso redor — e também para dentro de nós mesmos — para vermos de que barro é feita a criatura humana em nosso planeta. Fala-se muito em fraude e mistificação no Espiritismo, como se ambas não estivessem em toda parte, onde quer que exista uma criatura humana. Espíritos e médiuns que fraudam são nossos companheiros de plano evolutivo, nossos colegas de fraudes cotidianas.
    O Espiritismo está na Terra, em cumprimento à promessa evangélica de Consolador, para consolar os aflitos e oferecer a verdade aos que anseiam por ela. Sua missão é transformar o homem para que o mundo se transforme. Há muita gente querendo fazer o contrário: mudar o mundo para mudar o homem. O Espiritismo ensina que a transformação é conjunta e recíproca, mas tem de começar pelo homem. Enquanto o homem não melhora, o mundo não se transforma. Inútil, pois, apelar para modificações superficiais. Temos de insistir na mudança essencial de nós mesmos.              
    O homem novo que nos dará um mundo novo é tão velho quanto os ensinos espirituais do mais remoto passado, renovados pelo Evangelho e revividos pelo Espiritismo. Sem amor não há justiça e sem verdade não escaparemos à fraude, à mistificação, à mentira, à traição. O trabalho  espírita é a continuação natural e histórica do trabalho cristão que modificou o mundo antigo. Nossa luta é o bom combate do apóstolo Paulo: despertar as consciências e libertar o homem do egoísmo, da vaidade e da ganância.

    "Os anos não nos dão experiência nem sabedoria — dizia o vagabundo de Knut Hamsun — mas nos deixam os cabelos horrorosamente grisalhos." É o que vemos no final desse  poema bucólico da Noruega que é "Um Vagabundo Toca em Surdina". Knut Hamsun era um individualista e sobretudo um lírico do individualismo. Mas o homem que se abre para o altruísmo sabe que as verdades do indivíduo são geralmente moedas falsas, de circulação restrita. A verdade maior — ou verdadeira — é a que nasce do contexto social, da usina das relações, onde o indivíduo se forma pelo contato com os outros.              
    Os anos não trazem apenas os cabelos brancos — trazem também a experiência, mestra da vida, e com ela a sabedoria. E no dia a dia da existência que o homem vai modelando aos poucos a sua própria argila, o barro plástico de que Deus formou o seu corpo na Terra. Cada idade, afirmou Léon Denis, tem o seu próprio encanto, a sua própria beleza. É belo ser jovem e temerário, mas talvez seja mais belo ser velho e prudente, iluminado por uma visão da vida que não se fecha no círculo estreito das paixões ilusórias. O homem amadurece com o passar dos anos.

    A vida tem as suas estações, já diziam os romanos. À semelhança do ano, ela se divide nas quatro estações da existência que são: a primavera da infância e da adolescência, o verão da mocidade e outono da madureza e o inverno da velhice. Mas também à semelhança dos anos, as vidas se encadeiam no processo da existência, de maneira que as estações se renovam em cada encarnação. Viver, para o  individualista, é atravessar os anos de uma existência. Mas viver, para o altruísta, é atravessar as existências palingenésicas, as vidas sucessivas, em direção à sabedoria. O branquear dos cabelos não é mais do que o início das nevadas do inverno. Mas após cada inverno voltará de novo a primavera.              
    A importância dos anos é, portanto, a mesma das léguas numa caminhada em direção ao futuro. Cada novo ano que surge é para nós, os caminheiros da evolução, uma nova oportunidade de progresso que se abre no horizonte. Entremos no ano novo com a decisão de aproveitá-lo em todos os seus recursos. Não desprezemos a riqueza dos seus minutos, das suas horas, dos seus dias, dos seus meses. Cada um desses fragmentos do ano constitui uma parte da herança de Deus que nos caberá no futuro.
 Pensem nisso...
Namastê...
 Eu sou Ray Pinheiro.


                    RAY PINHEIRO
               BRASILIA-DF-BRASIL
 
 
   

AH! ESSES LAÇOS DE FAMILIA !!!


AH! ESSES LAÇOS DE FAMÍLIA !!!

Quando Jesus de Nazaré disse a Nicodemus, no célebre encontro, ocorrido, provavelmente, no plano extra-físico, nas altas horas da noite: O espírito sopra onde quer e ninguém sabe de onde vem ou para onde vai, tocou numa realidade muito nossa. A criança que nasce através de nós, mas não de nós,como afirmou Gibran, não sabemos de onde vem, e nem para onde irá, ao terminar sua romagem terrena, a não ser de modo geral, ou seja, viemos do mundo dos espíritos e para ele  retornaremos.
 Cada criança que recebemos em nossa família, é um espírito que viveu muitas experiências, já teve muitas vidas e tem um patrimônio moral de coisas boas e ruins. Entretanto, mesmos nós que somos reencarnacionistas, temos dificuldades para encarar essa realidade.Lidamos com a criança como se fosse a sua primeira experiência encarnatória.
 Cada parto de uma mulher, é um milagre que se repete desde épocas imemoriais, permeado por crenças e ritos, desde a fecundação da Mãe Terra pelo Sol Pai,até as nossas práticas indígenas, do repouso do índio pai, na rede, porque sendo o fecundador, o filho está ligado a ele organicamente,como explica Herculano Pires, no livro Curso Dinâmico de Espiritismo, e suas atividades físicas como correr, saltar ou mesmo andar, poderia esmagar o recém-nascido.
 Essa longa introdução é para reafirmar a importância da família. Embora mudada em sua estrutura, embora menos patriarcal e mais liberal, é ainda na família que encontramos a segurança para evoluir, crescer.
Somos ainda espíritos com pouca evolução, e por isso os instintos ainda falam alto dentro de nós. É por isso que muitos tateiam no campo familiar e separam-se para constituir novas famílias, e as vezes fracassam novamente. Sabendo disso, o Espiritismo não condena a separação pelo divórcio, mas demonstra claramente que onde existe amor, não há possibilidade de haver divórcio.
 A família, na visão espírita, deixa de ser uma organização simplesmente humana, social, para ser algo acima da linhagem ou do sangue ou mesmo do DNA, para mostrar o seu lado espiritual.
A força aglutinadora, que mantém a estabilidade da família e a projeta no futuro, diz Herculano Pires, é a afetividade, o que vale dizer, o amor.
 Nenhuma família terá êxito, nem atingirá seus objetivos, sem o amor a uni-la. Se cada membro da família fizer menos exigências, for mais cordato,simples, respeitar o temperamento de cada um dos outros membros, diminuir os caprichos, e amar apesar dos erros e imperfeições de cada um, certamente a família perdurará e alcançará seus objetivos maiores.
 O Espiritismo tem um programa para a Terra, o de elevá-la na hierarquia dos mundos. Se as famílias tiverem amor verdadeiro, sem interesses secundários ou atitudes hipócritas, alcançaremos brevemente esse objetivo.

Pensem nisso...
Namastê...
Fraternalmente.
Eu sou Ray Pinheiro.
 
 
 
                    RAY PINHEIRO
               BRASILIA-DF-BRASIL

quarta-feira, 25 de abril de 2012

AH! O VERDADEIRO ESPÍRITA CRISTÃO !!! ( PESQUISAS DE RAY PINHEIRO )

 
Reverências, na Luz e paz... Sempre!!!
"Somos próximos de Deus o quanto somos do próximo"
Espiritismo Cristão não é Religião,é Ciência.
Não gosto de Preconceito e Fanatismo Religioso.
Namastê...
Fraternalmente RAY PINHEIRO.


Ah! o verdadeiro Espírita Cristão...
"O espírita Cristão é reconhecido pelo esforço que faz para sua transformação moral e para vencer suas tendências para o mal." – Allan Kardec
O verdadeiro Espírita Cristão é aquele que aceita os princípios básicos da Doutrina Espírita. Quando se pergunta ao praticante: Você é espírita? Comumente ele responde: "Estou tentando". Na verdade, a resposta deveria ser sem hesitação: Sou Espírita Cristão!!! Quanto ao fato de ser perfeito ou qualquer qualificação moral é outro assunto, que não exime o profitente de ser incisivo na sua resposta. Nesse ponto, o praticante não tem que hesitar na sua definição, porquanto Allan Kardec foi claro no seu esclarecimento ao afirmar que se reconhece o Espírita Cristão pelo seu esforço, pela sua transformação, e não pelas suas virtudes ou pretensas qualidades, raras nos habitantes deste Planeta.
O que acontece com freqüência, seja iniciante ou mesmo com os mais antigos, é que, será mais cômodo não assumir uma postura mais responsável ou permanecer com um pé na canoa e outro na terra. Admite-se até, em determinadas ocasiões que se queira dar uma demonstração de modéstia, mas, que não se justifica sob o ponto de vista de definição pessoal.
A propósito, lembro-me de ter ouvido em uma emissora de rádio da Capital (Brasilia-DF ) um pronunciamento de um padre católico, ao referir-se aos católicos, que freqüentam os Centros e casas Espíritas para os habituais Passes e a "aguinha fluidificada" e passam a vida sem ter a mínima noção do que representa o Passe e a água. Para esses meio-cá-meio-lá, o mencionado reverendo denominou-se de "catóritas". Engraçado, não!?
Como chamar os espíritas Cristãos que se dedicam aos trabalhos nos Centros e casas Espíritas, mas que continuam batizando os filhos, sob o pretexto de que quando maiores escolherão sua própria religião, casam os filhos na Igreja com as pompas e as cerimônias habituais, fazem a Primeira Comunhão com as tradições da Igreja Católica, etc?
Quando os Centros Espíritas Cristãos se organizarem verdadeiramente, proporcionando aos seus freqüentadores, além do Passe e da Água Fluidificada, a orientação doutrinária, para maior compreensão dos princípios básicos que devem nortear o aprendiz e os trabalhadores na Seara Espírita Cristão, certamente, o verdadeiro espírita Cristão terá uma nova postura na sociedade, mais convincente, porque passará a distinguir o que é ser espírita cristão, segundo a analogia explicitada por Allan Kardec nas obras básicas organizadas pelo codificador sob a orientação dos Benfeitores Espirituais.
"Solidários, seremos união. Separados uns dos outros seremos pontos de vista.
 Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos."
Pensem nisso..
Namastê...
 Fraternalmente,
Eu sou RAY PINHEIRO
   
   
                    RAY PINHEIRO
               BRASILIA-DF-BRASIL
 
 

terça-feira, 24 de abril de 2012

AH! NÃO SE ENVENENEM !!! ( RAY PINHEIRO )


AH! NÃO SE ENVENENEM !!!
 
O negativismo é a âncora que pode amarrar permanentemente a vida de alguém.
(William Robinson)

Se alguém colocasse veneno na sua água, sabendo disso você beberia? Certamente que não. Certos elementos químicos que você consegue ver, provar, tocar e sentir o cheiro lhe podem ser fatais. Felizmente você é bastante inteligente para saber que não pode introduzir essas substâncias no seu corpo. Mas o que dizer da sua mente? Repetidamente as pessoas a estão envenenando com o negativismo. E ainda que não o possam ver (o negativismo) ele também é fatal.
Mas o que é esse veneno? Negativismo é o veneno que mata os mais preciosos sonhos de uma pessoa. Ele tem início com pensamentos negativos, que devem ser contidos a todo custo, posto que contaminam, além de promover sérias devastações na vida de milhões de pessoas.
Para fazer frente a esse veneno fatal é necessário que você monitorize os pensamentos que permite que entrem na sua mente... – mas cada pensamento! Se você se descobre pensando negativamente, pense novamente. Parte do processo de mudar seu pensamento do negativo para o positivo consiste em ser grato a Deus pelas preciosas dádivas que lhe tem proporcionado. Lembre-se de que a simples presença da gratidão irá atrair a você muito mais coisas que aquelas que você realmente deseja.

Para Meditação:
...Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo,
tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama,
se alguma virtude há e se algum louvor existe,
seja isso o que ocupe o vosso pensamento.
Filipenses 4:8.
Pensem nisso...
Namastê...
Eu sou RAY PINHEIRO.

    RAY PINHEIRO
BRASILIA-DF-BRASIL
 
 
 

AH! DETERMINAÇÃO !!! ( RAY PINHEIRO )


AH! DETERMINAÇÃO !!!

É de senso comum das criaturas iluminadas, que devemos ter dois tipos de conduta, para que possamos estar bem com nós mesmos, copiando, às vezes, certas áreas da política mundana: a ditadura e a democracia.

A ditadura deve ser usada na determinação diante de nós mesmos. Dar ordens severas na correção das nossas atitudes, para que se corrija o que não deve ser feito, aprimorando o Bem em todas as latitudes em que o Amor e a Caridade sejam o ponto sagrado das atenções. Avançar no campo onde o desleixo invadiu a ordem e fez desaparecer a harmonia; revestir-se de coragem para estabelecer a brandura onde a exigência polui os sentimentos de fraternidade e nunca se esquecer de alimentar o respeito em todos os departamentos em que a educação deve instalar-se; definir, no campo imenso da mente, as linhas das atitudes, e não deixar que pensamentos sem disciplina invadam os corredores da fala; policiar permanentemente todos os gestos e manter guarda no que deve ser feito? Essa é a audácia de que deves ser dotado para com o teu mundo interno.

A democracia deve ser ampliada no que tange ao exterior, observando os direitos alheios e capacitando todos os entendimentos para que saibas até onde não deves interferir na vida dos outros, enriquecendo o respeito às criaturas, sabendo ouvir os irmãos em caminho, ajudando-os naquilo que estiver ao teu alcance. Democracia é fraternidade, é entender os direitos dos semelhantes; é, quando falamos, sentirmo-nos na qualidade de ouvintes, dando tempo para que o outro também fale, mostrando sua opinião e, certamente, suas experiências.

A escola externa difere da interna. São duas forças paralelas, mas com objetivos idênticos: a perfeição da criatura. A educação interna objetiva o intercâmbio nas esferas exteriores. O homem que já descobriu a si mesmo é valorizado em todas as dimensões da vida.

A primeira coisa que fazemos, quando desencarnamos, se a nossa disposição for para o bem, é ver o que precisa ser mudado em nossa conduta. Morrer é viajar e o que levamos é somente o que somos. Essa é a realidade. Se já sabemos desta verdade, por que não começarmos a nos educar, quando na carne? Ganhamos tempo, ganhamos espaço e ganhamos paz.

O "esquecermos a nós mesmos", de que as escolas de iniciação nos falam, é esquecer aquilo em que somos errados. Há muita gente que perde tempo e gasta até dinheiro na autovalorização, esquecendo-se de que nada se faz sem os outros. Quando estamos movidos pela vaidade, queremos nos apresentar sempre com aquilo que ainda não fizemos.

Se fizeste alguma coisa de bom, silencia, que o bem propaga o próprio bem sem a tua intervenção, pelas linhas naturais capazes de falar a verdade sem deturpar a harmonia da própria verdade.

Ganha o teu tempo servindo e não exigindo; amando e não pedindo amor; trabalhando e não explorando o trabalho alheio; abençoando e não pedindo bênçãos, sem que haja o teu esforço na aquisição da tua paz. Determina as tuas diretrizes nas diretrizes do Cristo e conserta a ti próprio, sem exigir que os teus irmãos façam o mesmo. De todo o bem que fizeres, receberás a maior parte. Lembra-te disso, e nunca farás barulho com a melhora da tua conduta.

Cortando tuas arestas internas, o exterior mostrar-te-á novo dia.
Pensem nisso...
Namastê...
Eu sou RAY PINHEIRO.
  
  

AH! MULDIDÃO DE PECADOS !!! ( RAY PINHEIRO )

AH! MULTIDÃO DE PECADOS !!!

"Acima de tudo, cultivai, com todo o ardor, o amor mútuo, porque o amor cobre uma multidão de pecados".

As palavras de Pedro sobre os ensinamentos de Jesus . "Acima de tudo, cultivai, com todo o ardor, o amor mútuo, porque o amor cobre uma multidão de pecados" - levam-nos a profundas reflexões a respeito do amor e do sofrimento.

Sofrer por sofrer não significa crescimento e evolução, visto que a única função da dor em nossa existência é despertar-nos para o amor - capacidade inerente a todo ser humano; por isso "o amor cobre uma multidão de pecados".

Dificuldades ou pesares são desafios para que aprendamos a tomar decisões e a encontrar soluções, tornando-nos em conseqüência fortes e seguros.

O que chamamos de problemas na Terra são simplesmente lições não aprendidas, isto é, tarefas que precisamos repetir porque ainda não conseguimos internalizá-las.

Quaisquer que sejam os fatos ou situações que vivenciamos, são eles recados da vida para nosso crescimento interior. O "mal aparente" é um "bem irrevelado", não entendido, em função de nossa miopia espiritual.

Não devemos culpar o mundo ou as pessoas, nem mesmo nos justificar inventando desculpas para nossas dores. Na verdade, diante de toda e qualquer aflição, precisamos utilizar discernimento, avaliar a situação e, a partir disso, transformá-la em aprendizagem.

Sofrimento é o resultado de atos e atitudes alicerçados em concepções precipitadas ou equivocadas que adquirimos nesta ou em outras vidas e que continuamos a perpetuar, de modo consciente ou não, em nosso cotidiano.

Se sofremos sem tomar consciência das verdadeiras raízes que geram o tormento, ficaremos presos num ciclo perverso e destrutivo. Ao percebermos o porque de nossas dores, nos sentiremos mais despertos e equilibrados, passando a usufruir a alegria de "reconhecer o que precisamos mudar em nós mesmos".

Perante a amargura, devemos indagar:

- Que mensagem oculta a vida está me enviando através da dor?

- Quais são os atos ou atitudes que me levam a esse acontecimentos negativos?

- Como transformar esses fardos em crescimento interior?

A Sabedoria Perfeita não nos cobra nem nos pune; quer apenas que aprendamos a amar. Ela nos exercita, habilita e instrui para o amor. Para crescer não precisamos fazer culto ao sofrimento, mas ficar atento às crenças, comportamentos e valores que nos trazem alegria e bem-estar, ou infelicidade e desgosto.

Os fatos e acontecimentos por si sós não nos criam felicidade ou desprazer. A questão está na nossa forma de ver ou no modo como reagimos a eles. As circunstâncias que vivemos no dia-a-dia são resultado da forma de desejar, estimar, esperar, amar, acreditar, respeitar, agir, pensar; enfim, os valores que fazem parte de nossa mentalidade.

Somente seremos felizes quando conseguirmos entender a nossa principal missão terrena: fomos criados para amar e ser amados. Pode ser que, em muitas ocasiões, não possamos escolher as situações e ocorrências externas de nossa vida, mas com certeza sempre poderemos optar pela única maneira sensata de enfrentá-las - com amor.
Pensem nisso..
Namastê...
Eu sou RAY PINHEIRO.

    RAY PINHEIRO
BRASILIA-DF-BRASIL
 
 

AH! DROGAS !!! ( RAY PINHEIRO )

AH! DROGAS!

Meu caro RAY PINHEIRO, gostaria de saber se uma Pessoa que não é viciada, mas que consome drogas de vez em quando, vai sofrer quando morrer. Eu sei que as pessoas viciadas sofrem muito depois da morte, já ouvi falar. É porque sentem falta? Por que a droga faz mal para o Espírito da pessoa? E o traficante que não usa drogas, não vai sofrer? Muitas pessoas querem parar, mas não conseguem por causa deles, que os obrigam a comprar, isso é o que dizem.

O CONSUMO DE DROGAS É CAUSADOR DE INÚMEROS sofrimentos, que se instalam imediatamente em nossa vida a partir do momento em que nos ligamos ao vício. O dependente químico é um escravo das drogas; ele perde, gradativamente, sua identidade e passa a viver em função de uma satisfação doentia, danosa para o seu corpo físico e espiritual. Depois que a euforia provocada pela droga passa, a depressão toma conta do usuário, levando-o a consumir novas  e sucessivas doses, debilitando-o completamente. Seu corpo espiritual – conhecido no Espiritismo como perispírito,o qual permite ao espírito agir sobre a matéria – sofre sérios desequilíbrios, comprometendo sua próxima encarnação. Vítima da obsessão – influência de um mau espírito -, o dependente precisa fortalecer sua alma na oração, pedindo forças a Deus para vencer as próprias tendências negativas, reagindo e retomando o comando do próprio destino. Em contrapartida, a sociedade deve dar ao usuário de drogas a oportunidade de recuperação. Essa oportunidade de refazer sua vida deve partir de seus próprios familiares, que necessitam vencer as dificuldades e os preconceitos, entendendo que não nos cabe julgar o próximo, mas ampara-lo, segundo a recomendação de Jesus: “Amai-vos como eu vos amei”.

 O DIFÍCIL CAMINHO DAS DROGAS, livro do Espírito Rosângela – recomendado em especial aos jovens, e de grande valia para os pais e educadores -, que nos permite entender, com maior amplidão, as conseqüências do vício no outro lado da vida: aqueles que se entregam, em outras encarnações, aos prazeres do corpo físico, esgotando experiências, agora se refugiam nas drogas. Outros buscam o vício párea fugir da realidade. Ainda há aqueles que, facilmente influenciáveis ou inseguros, são induzidos a experimenta-las – e ingenuamente embarcam no vício. Nesse livro, descobrimos que os traficantes de drogas são vítimas fatais daqueles a quem tanto prejudicaram. Desencarnados, enfrentam nas regiões tenebrosas do umbral espíritos que os atormentam desejando vingar-se. Somos vítimas dos sofrimentos que semearmos – é a justiça divina que nos corrige, por intermédio da Lei de Ação e Reação.

Queridos irmãos e irmãs, independente de sua crença religiosa, tenho a dizer que ação maléfica das drogas é muito maior do que imaginamos... A droga não é uma solução! É preciso dizer não ao vício, recorrer à assistência médica e a uma clínica especializada, aos grupos de terapia intensiva etc. Os centros espíritas oferecem assistência espiritual voltada para os dependentes químicos e seus familiares – promovendo também palestras que alertam a juventude para os perigos de experimentar tóxicos. Nessas ocasiões, são respondidas perguntas e debatida questões que envolvem o tema, levando à compreensão das razoes que levam alguém à dependência química. Essas atividades são gratuitas e abertas a todos os interessados que buscam libertar-se das drogas. Procure conhecer esse trabalho. Lá você vai conseguir encontrar jovens como você, desejosos de entender a nossa realidade e obter informação e apoio para viver melhor.
Pensem nisso...
Namastê...
Eu sou RAY PINHEIRO.

    RAY PINHEIRO
BRASILIA-DF-BRASIL

AH! SENHOR MEU DEUS !!! ( DA SERIE DEVANEIOS E REFLEXÕES DO RAY PINHEIRO 079.




 DA SERIE DEVANEIOS E REFLEXÕES DO RAY PINHEIRO (079)
 
  Ah! Senhor meu Deus!
Faz-me sempre alegre. Uns só se alegram quando têm motivo especial, ganham um bom dinheiro, acontece-lhes a sorte inesperada, recebem uma boa notícia ou algo que os favoreça. Mas, comigo, quero ser alegre, costumeiramente, sem precisar de acontecimentos especiais. Ter um rosto que reflita confiança, fé e harmonia permanentes. Que minha alegria brote de dentro, nascida do que sou, da Tua presença em mim e não apenas pelo que me acontece. Até das pequenas coisas quero extrair grandes alegrias, porque a vida me é um grande bem.
 Obrigado, Senhor meu Deus, muito Obrigado!
Pensem nisso...
Namastê...
Eu sou Ray Pinheiro.

    RAY PINHEIRO
BRASILIA-DF-BRASIL
 

domingo, 22 de abril de 2012

AH! ESPÍRITISMO E RELIGIÃO !!! ( RAY PINHEIRO )


DA SERIE DEVANEIOS E REFLEXÕES DO RAY PINHEIRO. (077A)

AH! ESPIRITISMO E RELIGIÃO !!!
 Muito se tem comentado a respeito de ser ou não ser o Espiritismo uma religião. Contribuindo para iluminar um pouquinho mais as sendas do estudo doutrinário, eis um trecho bibliográfico, a respeito do assunto:
 "A prova das razões por que Kardec evitou a palavra religião, para definir o Espiritismo, nos é dada pela sua própria confissão, no  discurso que pronunciou na Sociedade Espírita de Paris, a primeiro de novembro de 1868: Por que então declaramos que o Espiritismo não é uma religião? Porque só temos uma palavra para exprimir duas ideias diferentes, e porque, na opinião geral, a palavra religião é inseparável da palavra culto: revela exclusivamente uma idéia de forma,e o Espiritismo não é isso. Se o Espiritismo se dissesse uma religião, o público só veria nele uma nova edição, uma variante, se assim nos quisermos expressar, dos princípios absolutos em matéria de fé, uma classe sacerdotal com seu cortejo de hierarquias, de cerimônias e privilégios; o público não o separaria das ideias de misticismo e dos abusos contra os quais sua opinião se tem levantado tantas vezes.
 Essas palavras de Kardec, ao mesmo tempo afirmam a natureza religiosa do Espiritismo, já implícita na própria Codificação, e negam a possibilidade de sua transformação em seita formalista.... daí a afirmação de Kardec, feita em O LIVRO DOS ESPÍRITOS e repetida em outras obras, particularmente em O QUE É O ESPIRITISMO, de que este, na verdade, é o maior auxiliar das religiões... sua inalidade não é combater, contrariar, negar ou destruir as religiões, mas auxiliá-las....justamente por isso,Espiritismo se apresenta, aos espíritos formalistas e sectários, como um adversário perigoso, que parece querer infiltrar-se nas estruturas religiosas e miná-las, para destruí-las. Era o que parecia o Cristianismo primitivo para os judeus, gregos e romanos..."
 Então,pensemos nisso...
 Namastê...
 Eu sou Ray pinheiro.

 RAY PINHEIRO
 BRASILIA-DF-BRASIL

sábado, 21 de abril de 2012

AH! MEUS DEVANEIOS E REFLEXÕES !!! ( RAY PINHEIRO )


 DA SERIE DEVANEIOS E REFLEXÕES DO RAY PINHEIRO. ( 075M )
 
 Bom dia , boa tarde , boa noite , minha irmã , meu irmão!

  Pensemos,
 O que significa ser cristão???
 Ser cristão é seguir a Cristo; é o esforço em viver o exemplo deixado
 pelo mestre.

 O espiritismo não descrê da bíblia. Ele somente a interpreta de maneira
 diferente...
 Todos estes fatos descritos (excetos àqueles que se encaixariam em
 charlatanismo) são fenômenos mediúnicos. A Bíblia está repleta
 deles...

 Sabemos, também com algum estudo sobre a doutrina, que o intercâmbio
 mediúnico está sujeito a vários fatores como o comunicante (o
 espírito), o intermediário (o médium), o ambiente, o comunicado,
 etc...
 Estes fatores acarretam a auto-sugestão, o animismo, podemos ter
 obsessões, etc etc etc...

 Raríssimas são as mensagens sem alguma interferência (são quase impossíveis).
 Um médium bem preparado e com as melhores das intenções, está sujeito
 a todos estes fatores.
 Um exemplo de raridade foi nosso querido Chico Xavier.
 Suas psicografias, por exemplo, eram autênticas. Ele era mecânico e
 totalmente inconsciente nas mensagens.


 No mais, precisamos tirar esse véu da 'religião'
 Não classifiquemos como 'visão católica , evangelica' e visão espírita'.
 Nos esforcemos em seguir o modelo (Jesus).
 O caminho: 'Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo'

 Chico disse:
 "Se Kardec tivesse dito que fora do kardecismo não há salvação, eu
 teria ido por outro caminho. Ainda bem que ele disse: "Fora da
 CARIDADE não há salvação"
 Preciso é amar!

 "Amai-vos e Instrui-vos" (Allan Kardec)

 "Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral, e
 pelos esforços que faz para domar suas más inclinações" (Allan Kardec)
 Pense nisso...

 Que nosso papai do céu te abençoe sempre e vossa familia.
Namastê...
Eu sou  RAY PINHEIRO.

   
     RAY PINHEIRO
 BRASILIA-DF-BRASIL

quarta-feira, 18 de abril de 2012

AH! MEU BEM-QUERER !!! ( RAY PINHEIRO )


 AH! MEU BEM-QUERER !!!


 É gostoso amar e ser amado. O ser humano precisa do alimento "amor"
 para viver e ser feliz. Mas, como quase sempre acontece, sentimentos
 são deturpados e o amor puro que deveria ser, passou a ser entendido
 de forma ambígua. Assim, muitas pessoas que dizem amar o fazem de
 maneira equivocada ou estão errando em nome do amor! São mães que não
 deixam seus filhos crescerem espiritualmente, não corrigindo suas
 falhas e satisfazendo todas as suas vontades, com a desculpa de
 amá-los demais. Há filhos que amam erradamente seus pais, achando que
 estes devem a eles todas as regalias sonhadas e os levam a sacrifícios
 até por aquilo que é supérfluo.

 Algumas pessoas, julgando amar os pobres, fazem deles criaturas
preguiçosas,exemplo dessa bolsa esmola do governo brasileiro atual.
Dar é bom, mas também devemos ter como objetivo
 transformar indivíduos em pessoas úteis e maravilhosas. Muitos jovens,
 homens e mulheres, confundem amor com sexo. Muitos dirigentes de
 nações dizem amar seus compatriotas e fazem guerras pela "grandeza da
 nação", deixando seus irmãos na miséria.

 Nosso querer-bem deve ser conduzido pela razão para que não prejudique
 aqueles que julgamos amar; e deve ser na medida certa, porque o
 excesso prejudica. Querer bem é fácil e difícil ao mesmo tempo, é só
 raciocinar e não cometer abusos em nome do amor. O sentimento e a
 razão devem estar sempre presentes em nossos atos. Sigamos os exemplos
 de Jesus e tenhamos sempre em mente os dois grandes mandamentos que o
 Mestre nos deixou?: o primeiro, de amar a Deus de todo o coração, e o
 segundo, de amar o próximo como a nós mesmos.
 Pense nisso...
 Namastê...
 Fraternalmente.
 Eu sou Ray Pinheiro.


     RAY PINHEIRO
 BRASILIA-DF-BRASIL

AH! NOSSO ANJO DA GUARDA !!! ( RAY PINHEIRO )


AH! NOSSO ANJO  DA  GUARDA !!!


Todos temos um desses gênios tutelares que nos inspira nas horas difíceis e nos dirige pelo bom caminho.

Daí a poética tradição cristã do Anjo da Guarda.

Não há concepção mais grata e consoladora.

 Saber que temos um amigo fiel e sempre disposto a nos socorrer, de perto como de longe, nos influenciando a grandes distâncias ou se conservando junto de nós nas provações; saber que ele nos aconselha por intuição e nos aquece com seu amor, eis uma fonte inapreciável de força moral.

 O pensamento de que testemunhas benévolas e invisíveis vêem todos os nossos atos, regozijando-se ou entristecendo-se, deve inspirar-nos mais sabedoria e circunspeção.

 É por essa proteção oculta que se fortificam os laços de solidariedade que ligam o mundo celeste à Terra, o Espírito livre ao homem, Espírito prisioneiro da carne.

 É por essa assistência contínua que se criam, de um a outro lado, as simpatias profundas, as amizades duradouras e desinteressadas.

 O amor que anima o espírito elevado vai pouco a pouco se estendendo a todos os seres sem cessar, revertendo tudo para Deus, pais das almas, foco de todas as potências efetivas.
Pensem nisso...
Namastê...
Eu sou Ray Pinheiro
                                                  



   RAY PINHEIRO
BRASILIA-DF-BRASIL

AH! DEFICIÊNCIA,FALTA DE VONTADE,ANTIDEFICIÊNCIA,DECISÃO !!! ( RAY PINHEIRO )

Ah! Deficiência, Falta de Vontade, Antideficiência, Decisão !!!

Vontade é a força psíquica que move as energias humanas e põe em atividade as determinações da inteligência para o bem, defesa e superação do indivíduo. A falta de vontade anula essas possibilidades e prostra o ser na indiferença e na inércia, faz sua inteligência fracassar e chega até a perverter sua sensibilidade, porque o expõe a todas as tentações e contingências que o ameaçam.
 Os movimentos da vontade, pequenos ou grandes, são impulsionados por dois fatores de primordial importância, que se alternam e se substituem de forma temporária ou permanente: a necessidade e o estímulo.
 A necessidade atua sobre a vontade determinando movimentos quase automáticos, que forçam o ser a realizar até as coisas que ele não quer ou que devia ter feito, por determinação do próprio pensar e sentir; seu principal agente é a premência, que não admite demoras de nenhuma espécie enquanto urge o cumprimento de uma obrigação, ou a satisfação de uma exigência inevitável.
 O estímulo age também sobre a vontade, mas ativa por sua vez a inteligência e o sentimento, despertando o nobre afã de substituir a escassez pela abundância em cada um dos setores da vida em que a vontade desempenha papel preponderante.
 Por mais cansada que a pessoa se sinta ao término de uma jornada, se lhe é oferecida a oportunidade de distrair-se com algum passatempo favorito, dificilmente deixará de fazê-lo. Isto significa que a perspectiva de passar um momento agradável influi sobre a vontade, ativando-a. Fica assim demonstrado como a vontade se mobiliza, incitada por um estímulo qualquer, o que dá ideia do muito que se pode conseguir quando ela se ativa em virtude de estímulos edificantes, como são os que o conhecimento transcendente proporciona.
   A decisão vigoriza o temperamento e faz com que
 o ânimo se recupere no instante em que começa a decair.
 A antideficiência a ser aplicada nos casos de falta de vontade é a decisão. Para que seja efetiva, terá de ser praticada com responsabilidade – como toda antideficiência exige –, sobrepondo-se com empenho à apatia até triunfar. O ser deve demonstrar que é capaz de contrapor à abulia que o domina a decisão de combatê-la. Conseguirá, assim, ter vontade para tudo.
 Primeiramente, será necessário querer uma coisa ou querer fazer algo; mas querê-lo com força, para permitir que a antideficiência entre em vigor. O simples fato de pensar que estamos levando à prática uma disposição emanada de nós mesmos, que tem por fim imediato nosso próprio benefício, contribuirá de maneira decisiva e sem maiores tropeços para a conquista daquilo que buscamos.
 A vontade, assim fortalecida, vai se erigindo em valor inapreciável, constituindo-se na força que move o homem na procura dos bens que prometeu para sua vida e seu destino.
 Tendo isso presente, não serão deixadas para amanhã as coisas que podem ser feitas hoje, já que isso permite ao ser ganhar um tempo que, no dia seguinte, poderia ser destinado a outros afazeres.
 Pensem nisso...
Namastê...
Eu sou Ray Pinheiro.
   
 
                    RAY PINHEIRO
               BRASILIA-DF-BRASIL

AH! DEFICIÊNCIAS PSICOLÓGICAS E O APERFEIÇOAMENTO HUMANO !!! ( RAY PINHEIRO )

    
  AH! DEFICIÊNCIAS PSICOLÓGICAS E O APERFEIÇOAMENTO HUMANO !!!

Com vistas ao aperfeiçoamento humano, a concepção da Doutrina Espirita apresenta um método que parte do estudo da própria mente, por ser ela o órgão promotor da vida psíquica, e se projeta sobre os pensamentos, por serem os agentes naturais que configuram a vida de cada homem em seus aspectos mais preponderantes. O aperfeiçoamento integral e consciente deve começar pelo essencial: conhecer, bloquear, debilitar e anular todas as deficiências psicológicas que afetam a criatura humana, para que sua nefasta influência não prejudique nem detenha o processo de evolução mediante o qual se rompem as limitações a que está sujeito o ser, por falta de preparação e fortalecimento internos adequados.

A Doutrina Espírita chama de deficiência psicológica o pensamento negativo que, enquistado na mente, exerce forte pressão sobre a vontade do indivíduo, induzindo-o de modo contínuo a satisfazer seu insaciável apetite psíquico. É o pensamento tipicamente dominante ou obsessivo, que, ao mesmo tempo que cumpre uma função totalmente prejudicial, tem tanta influência na vida do ser humano e se evidencia de tal maneira que este é apelidado por seus semelhantes com o nome do pensamento-deficiência que o caracteriza. Por isso mesmo é que, em alguns casos, o indivíduo é chamado de vaidoso, rancoroso, egoísta, teimoso, intolerante e, em outros, de presunçoso, hipócrita, intrometido, obstinado, etc. O curioso é que seu possuidor em geral permanece alheio a isso, talvez porque aqueles que o identificam com o defeito de que padece não lhe digam nada, por se tratar de um segredo que gostam de comentar pelas costas.

A configuração de uma deficiência pode variar num mesmo indivíduo. Isto quer dizer que nem sempre uma deficiência se comporta da mesma forma, o que às vezes torna difícil seu reconhecimento. Daí que seja tão importante realizar o processo de evolução consciente que leva ao conhecimento de si mesmo, porque nele cada deficiência pode ser observada sem se perdê-la de vista.

As deficiências guardam estreita semelhança com o camaleão, que dissimula sua presença tomando a cor da pedra ou da árvore onde faz pouso.

Toda deficiência é produto do desvio experimentado pelo homem na integração de suas qualidades e do mau uso de suas condições intelectivas, psíquicas e morais. O desconhecimento de seu próprio existir como entidade consciente e capaz o leva a cometer inúmeros erros, que depois afloram como deficiências impressas em sua psicologia.

Antideficiência é o pensamento específico que seleciono para conferir-lhe a missão de opor-se a determinada deficiência. Sob seu influxo, a vontade se fortifica e atua sobre a inteligência, instando-a a realizar movimentos mentais tendentes a anular o despotismo que o pensamento-deficiência exerce sobre os mecanismos mental, sensível e espiritual do homem.

A antideficiência é um pensamento-polícia que deve ser instituído na mente, com a finalidade de vigiar, repreender e paralisar, temporária ou definitivamente, o pensamento-deficiência.
Pense nisso...
Namastê...
Ray Pinheiro.
         
 
                    RAY PINHEIRO
               BRASILIA-DF-BRASIL