quarta-feira, 21 de março de 2012

AH! ESSA JUSTIÇA !!!

( DA SERIE DEVANEIOS E REFLEXÕES DO RAY PINHEIRO 068M )

AH! ESSA JUSTIÇA !!!

Quando adolecente lá na minha cidade natal São João del Rei-MG,nós finais de tarde,em companhia de alguns amigos,rolava grandes prosas.Vou lhes relatar uma de meu saudoso amigo desencarnado Antõnio Carlos,ele tinha a mania de se sentir sempre injustiçado. Por um ou outro motivo, não lhe tinham feito justiça, sem perceber que, para ele, a "injustiça" era sempre qualquer restrição feita aos seus desejos, fantasias e vontades.
E invariavelmente arrebentava em lágrimas de protesto. Um dia seu papai lhe chamou e disse:
- Meu filho, vamos combinar uma coisa. Você sabe que o papai não gosta de ver você triste, não é? Então nós vamos fazer o seguinte: Cada vez que você chorar, escreva num papel a causa. Coloque o papel no vaso amarelo, ali, sobre a escrivaninha. Deixe passar alguns dias e leia-o. Se achar que o assunto ainda o está aborrecendo, venha a mim, que corrigirei a injustiça que tiverem feito contra você. Combinado?
Estava combinado. Nos primeiros dias ele encheu o vazo amarelo de anotações. Passadas no preto e branco,suas queixas me pareciam perfeitamente justificadas.
Passaram-se os dias e seu pai voltou a falar com ele.
- Você já pode começar a reexaminar os seus papéis. Depois venha falar comigo.
Começou. Mas, estranhamente, constatou que suas queixas eram banais e que, na realidade, não havia nada que pudesse motivar aborrecimento.
Abreviou o espaço dos dias e, depois, passou a examinar os papéis horas depois dos acontecimentos.
Verificou que não tinha nenhuma injustiça a exigir a reclamação de seu papai. E parou de chorar várias vezes como estava acostumado a fazer.
Hoje compreende que tudo foi uma brincadeira de seu papai. Todavia, com grande habilidade ele lhe levou a refletir antes de reagir. E desenvolveu em si a compreensão a respeito do que é justiça e injustiça em face do seu egocentrismo, exigência de privilégios e pretensões descabidas.
Com isso o meu espírito de tolerância ganhou uma amplitude que me tem beneficiado ao longo de toda a vida ...
A redenção da Humanidade terá começo no caráter da criança ou o sofrimento dos Homens não terá fim.
Namastê...
Eu sou RAY PINHEIRO.

BRASILIA-DF-BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário