quarta-feira, 17 de abril de 2019

QUINTA-FEIRA SANTA​ , A INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA​ !!!​
18 // 04 // 2019.
A liturgia d​a​ Quinta-Feira Santa​ ,​ é riquíssima de conteúdo.
É o grande dia da instituição da Sagrada Eucaristia​ ​, dom do Céu para os homens; o dia da instituição do sacerdócio​ ​, nova prenda divina que assegura a presença real e atual do Sacrifício do Calvário em todos os tempos e lugares​ ​, tornando possível que nos apropriemos dos seus frutos.
Aproximava-se o momento em que Jesus ia oferecer a sua vida pelos homens.
Tão grande era o seu amor​ ​, que na sua Sabedoria infinita encontrou o modo de ir e de ficar​ ​, ao mesmo tempo.
São Jos​é​​ Maria, ao considerar o comportamento dos que se vêem obrigados a deixar a sua família e a sua casa​ ​, para procurar emprego em outro lugar​ ​, comenta que o amor humano costuma recorrer aos símbolos.
As pessoas que se despedem trocam lembranças entre si​ ​, talvez uma fotografia… ​nosso Mestre ​Jesus Cristo​ ​, perfeito Deus e perfeito Homem​ ​, não deixa um símbolo​ ​, mas uma realidade.
Fica Ele mesmo.
Embora vá para o Pai​ ​, permanece entre os homens.
Sob as espécies do pão e do vinho está Ele​ ​, realmente presente​ ​, com o seu Corpo​ ​, o seu Sangue​ ​, a sua Alma e a sua Divindade.
Como responderemos a esse amor imenso?
Assistindo com fé e devoção à Santa Missa​ ​, memorial vivo e atual do Sacrifício do Calvário.
Preparando-nos muito bem para comungar​ ​, com a alma bem limpa.
Visitando​ nosso Mestre​ Jesus com frequência​ ​, escondido no Sacrário.
A primeira leitura da Missa​ ​, recorda o que Deus estabeleceu no Antigo Testamento​ ​, para que o povo israelita não se esquecesse dos benefícios recebidos.
Desce a muitos detalhes: desde como devia ser o cordeiro pascoal​ ​, até aos pormenores que tinham de cuidar para recordar a passagem do Senhor.
Se isso se prescrevia para comemorar alguns acontecimentos históricos​ ​, que eram só uma imagem da libertação do pecado realizada por Jesus Cristo​ ​, como deveríamos comportar-nos agora​ ​, quando verdadeiramente fomos resgatados da escravidão do pecado e feitos filhos de Deus!
Esta é a razão por que a Igreja​ de Roma​ nos inculca um grande esmero em tudo o que se refere à Eucaristia.
Assistimos ao Santo Sacrifício todos os domingos e festas de guarda​ ​, sabendo que estamos participando numa ação divina?São João relata que Jesus lavou os pés dos discípulos, antes da Última Ceia.
Temos de estar limpos​ ​, na alma e no corpo​ ​, e aproximarmos para recebê-lo com dignidade.
Para isso nos deixou o Sacramento da Penitência.
Comemoramos também a instituição do sacerdócio.
É um bom momento para rezar pelo Papa​ ​, pelos Bispos​ ​, pelos sacerdotes​ ​, e para rogar que haja muitas vocações no mundo inteiro.
Pediremos melhor na medida em que tenhamos mais diálogo com esse Jesus​ ​, que instituiu a Eucaristia e o Sacerdócio.
Vamos dizer​ ​, com total sinceridade​ ​, o que repetia São Jos​é​​ ​Maria: Senhor​ ​, põe no meu coração o amor com que queres que eu te ame.
Na cena de hoje Nossa Senhora não aparece fisicamente​ ​, ainda que estivesse em Jerusalém naqueles dias: encontrá-la-emos amanhã ao pé da Cruz.
Mas já hoje​ ​, com a sua presença discreta e silenciosa​ ​, acompanha muito de perto o seu Filho​ ​, em profunda união de oração​ ​, de sacrifício e de entrega.
​São ​João Paulo II assinala que​ ​, depois da Ascensão do Senhor ao Céu​ ​, participaria assiduamente nas celebrações eucarísticas dos primeiros cristãos.
E acrescenta o Papa: aquele corpo​ ​, entregue em sacrifício e presente agora nas espécies sacramentais​ ​, era o mesmo corpo concebido no seu ventre!
Receber a Eucaristia devia significar para Maria quase acolher de novo no seu ventre aquele coração que batera em uníssono com o d​e​la (Ecclesia de Eucharistia,).
Também agora Nossa Senhora acompanha Cristo em todos os sacrários da terra.
Peçamos-lhe que nos ensine a ser almas de Eucaristia​ ​, homens e mulheres de fé segura e de piedade forte​ ​, que se esforçam por não deixar​ nosso Mestre​ Jesus só.
Que saibamos adorá-lo​ ​, pedir-lhe perdão​ ​, agradecer os seus benefícios​ ​, fazer-lhe companhia.
​Shalom , adonai...
Eu sou Ray Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário