quinta-feira, 28 de abril de 2011

AH! AS LEIS !!! ( RAY PINHEIRO )

         AH! AS LEIS !!!

Nossa humanidade pode ser comparada a uma criança. Quando pequena, os pais lhe ensinam várias regras de conduta: não pode bater no irmãozinho, não deve tirar nada dos outros, não deve quebrar as coisas, nem botar o dedo na tomada não deve dizer nomes feios etc. Se não obedece, os pais a castigam, a fim de corrigi-la.

Ao crescer mais um pouco a criança já começa a seguir regras para fugir aos castigos, ou para agradar aos pais, por amor a eles.

Ao atingir a idade adulta, porém, já passa a guiar-se pelas leis comuns, não mais por temer castigos ou para agradar aos pais, mas por compreender que esse é o seu dever que as leis existem para resguardar seus próprios direitos e preservar os alheios.

Na infância da humanidade a administração espiritual da Terra enviou Moisés, que recebeu no monte Sinai os Dez Mandamentos e criou uma série de leis muito severas, próprias para educar aquele povo orgulhoso e indisciplinado.

Com medo dos castigos divinos, cuidavam de obedecer e, dessa forma, iam se acostumando à idéia de que não deviam matar nem roubar, que deviam respeitar as coisas sagradas, adorando apenas a um Deus que precisavam honrar e respeitar a seus pais, cuidar da higiene pessoal e da comunidade, não deviam mentir, nem prejudicar o próximo, e assim por diante. Eram leis da DISCIPLINA, a Primeira Revelação trazida àquela parcela da humanidade.

Quando já haviam assimilado as idéias de justiça e disciplina veio Jesus, o Sublime Espírito, trazendo a Lei do AMOR, a Segunda Revelação.

Os homens começaram então a aprender que deviam amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmos ser mais tolerantes, mais humildes e mansos, aprendendo a perdoar todas as ofensas.

Essas idéias espalharam-se então pela Terra à luz do Evangelho, crescendo nos corações das pessoas e, hoje, a humanidade, já mais amadurecida, está capacitada a compreender e adotar a lei do DEVER, cujo conhecimento foi trazido à Terra por Allan Kardec, na metade do século XIX, com a codificação da Doutrina Espírita, ou seja, a Terceira Revelação.

Essa Doutrina veio ensinar que, para nosso próprio bem, devemos obedecer às leis divinas, porque tudo o que fazemos é semente que plantamos, e cujos frutos teremos que colher. Se agimos de acordo com essas leis, amando a Deus e ao próximo, respeitando seus direitos, assim como a própria vida, vamos colher felicidade, saúde e bem-estar, tanto nesta, quanto nas futuras encarnações. Mas se agimos em desacordo com elas, iremos responder por nossos atos.

O Espiritismo nos diz e prova que Jesus não foi apenas o mártir da cruz, mas acima de tudo o Grande Cientista que veio ensinar a ciência do bem viver.

OBS: Quando falamos na evolução através do Evangelho não queremos excluir religiões que adotam outros modelos, mesmo porque Deus sempre enviou à Terra espíritos superiores com a missão de ensinar uma ética de vida que não é apenas de Jesus, porque é lei cósmica.

Namastê,

Fraternalmente.

RAY PINHEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário