quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

O GALARDÃO DA INIQUIDADE​ , ​​O CRITÉRIO DA LUZ​ !!!​
14 // 12 // 2018.
Minhas amigas , meus amigos , mais um texto , pesquisa , de cunho religioso , que este escriba Ray Pinheiro , passa para vocês , meus leitores , leitoras desta internet.
O novo testamento está repleto de ensinamentos para o espírito eterno.
O Ato dos Apóstolos , escrito por Lucas , registrou as memórias de Pedro , o apóstolo , acerca da traição de Judas Iscariotes.
É de notar-se que dentre os doze discípulos chamados ao serviço redentor diretamente por Mestre Jesus de Nazareth , um dos mais letrados e de melhor posição social , chamado Judas Iscariotes , foi justamente aquele que , afastando-se das coisas do espírito eterno , traiu a espiritualidade sublime que a Boa Nova anunciava , se desviando para focalizar sua atenção no imediatismo das vantagens da hora.
Judas é bem o símbolo que nos alerta sobre a traição íntima que diariamente todos nós cometemos contra a espiritualidade superior e os reais objetivos da vida humana , quando , em detrimento dos mais altos apelos , preferimos a estagnação e o comodismo , a ilusão e o vício.
Incapazes de sustentar o facho vivo da luz esclarecedora no imo da própria alma , escolhemos a compactuação com as sombras, adiando a construção espiritual da Vida Superior em nós.
Falando aos colegas sobre a ação infeliz de Judas , Pedro lembra aos companheiros , que o traidor , desviando recursos amealhados pelo grupo dos discípulos com fim caritativos, houvera comprado um terreno , e , com o galardão de sua iniquidade , depois de trair a confiança do mestre , acabou por enforcar-se neste mesmo campo , consumido de remorsos, razão pela qual a referida gleba de terra passou a ser conhecida entre o populacho como o campo de sangue.
A imagem é forte , bem o sei , mas é revestida de profunda significação para todos aqueles que se candidatam ao discipulato com o Cristo.
Ora , se este fato lamentável ocorreu no próprio colégio de discípulos arregimentado pelo Divino Senhor para a renovação do mundo , é certo que a sina ingrata seguiria séculos afora o desenvolvimento das sociedades terrestres.
Assim , pois, caros amigos , amigas , podemos concordar , sem dificuldades , que o mesmo haverá de ocorrer conosco nas fileiras do Espiritismo , a Verdade Consoladora que Mestre Jesus nos enviou como a terceira revelação.
O espírito de Erasto na comunicação inserida no Evangelho Segundo o Espiritismo , estudado , claramente nos exorta a ter redobrada atenção , afastando o nosso coração do galardão da iniquidade.
Também em nossas fileiras doutrinárias haveremos de encontrar os novos Judas traindo os valores mais altos da espiritualidade que o chamado da Doutrina Espírita nos faculta , em câmbio infeliz por alguns trocados terrestres.
Ao coração atento não será difícil identificá-los:
São médiuns que se rendem à presunção de ocupar elevada posição;
São dirigentes de casas espíritas que se convertem em déspotas da opinião;
São colaboradores das tarefas que cedem à tentação da maledicência em torno dos companheiros;
São expositores e palestristas que aceitam receber vantagens pecuniárias em troca de seminários e cursos;
São frequentadores que apenas se aproximam de nossas lides com o intuito de obter vantagens pessoais;
São escritores que abdicam da humildade para favorecer o próprio ego em sanha vaidosa;
São magnetizadores que se aproveitam da boa fé alheia em insinuante sensualidade;
São irmãos enfermos , enfim , que preferem chantagens emocionais acompanhando a lei do menor esforço.
Atenção , pois , com os Judas modernos do Espiritismo!
Embora a prepotência, o egoísmo , o orgulho e a vaidade de que são portadores , sabemos que eles serão a minoria infeliz a assombrar as nossas casas de oração , reza , preces , e trabalho com os seus mesquinhos interesses humanos.
Normalmente encontramo-los em destaque na mídia e no movimento organizado , ocupando altas tribunas de vaidosa ilusão , pretendendo conduzir multidões , esquecidos de que as vantagens iníquas de que se locupletam somente os destina ao "campo de sangue" da desilusão e da morte.
Felizmente , de acordo com o ensinamento das sagradas escrituras , não são mais do que um doze avos do total dos servidores chamados a servir.
A grande maioria dos trabalhadores da última hora permanece humilde e dedicada , zelosa da sublime oportunidade que Deus lhe concedeu para fazer luz na face da Terra , sendo reconhecida pelas lágrimas que enxuga e pelos esclarecimentos que promove em torno dos próprios passos.
O Espiritismo veio ao mundo há um século e meio consoante a promessa do Cristo que nos enviaria o Consolador.
Veio para consolar a humanidade com a luz da fé raciocinada. Veio para consolar os sofredores com o calor do amor fraterno, criterioso e justo.
E mais do que tudo veio para esclarecer o entendimento humano baldo de luz , perdido nos sofismas do materialismo e da descrença.
Todas as revelações até hoje , que foram inauguradas na face terrestre para o amparo da humanidade sequiosa de espiritualidade , trouxeram em seu cerne o amor universal proveniente das mais altas inspirações das hostes celestiais, guiadas pela magnanimidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, independentemente de época ou nação.
Seus sublimes enviados corporificaram-se no mundo para conclamar os seus seguidores e tutelados à escola da fraternidade legítima e pura.
Inúmeros mensageiros se fizeram em personalidades santificadas na renúncia para exemplificarem o amor em ação. Contudo, por mais nobres até hoje foram seus santificados exemplos de solidariedade nos quatro cantos da Terra , justo considerarmos que , com o advento da Doutrina Espírita , a luz se fez mais claramente presente entre os homens.
Com o Espiritismo a bondade do coração não bastará se não for acompanhada de critério e compreensão.
O espírita é chamado sim a amar os semelhantes como a si mesmo , mas , igualmente é convocado pelos bons espíritos a discernir o próprio caminho com o entendimento mais alto das leis morais da vida a presidir-lhe todos os movimentos , segundo a indefectível determinação dos desígnios de cima pela qual a cada um se dará segundo as próprias obras.
Sem compreensão arrisca-se o ingresso no campo do fanatismo.
Sem estudo sistemático dos mais altos princípios de libertação espiritual arrisca-se a manutenção da ignorância.
Sem critério na escolha do melhor a fazer arrisca-se o desvio em lamentáveis trilhas de engano.
Sem o discernimento que faça luz nos corações arrisca-se penetrar nebulosas sombras de ilusão.
É por esta razão que , já consciente dos mais altos valores espirituais para a evolução humana , o inesquecível apóstolo Paulo de Tarso , escrevendo aos irmãos da cidade de Filipos , no trecho que hoje conhecemos como a epístola aos Filipenses, em seu Capítulo 1 versículo 9, disse:
“Meus amigos , minhas amigas , vos peço isto: que vossa caridade aumente com compreensão e critério!”
​Namastê...
Eu sou Ray Pinheiro.​

Nenhum comentário:

Postar um comentário