sábado, 21 de maio de 2011

AH! ESSES NOSSOS ANIMAIS QUERIDOS NA ESPÍRITUALIDADE !!!


AH ESSES ANIMAIS QUERIDOS NA ESPIRITUALIDADE !!!


As poucas pessoas que convivem comigo (homem de poucas amizades seleciono) sabe como amo os animais e depara com meu carinho acerca da defesa dos direitos dos animais. Alguns perguntar-se-ão se o Espiritismo Cristão tem alguma "inclinação natural" para essa causa.
O Espiritismo Cristão está naturalmente inclinado a todas as boas causas. Se os animais aparecem com alguma frequência em meus escritos e conversas , é porque gosto muito de animais e sinto a falta de ações que os defendam.



Muitas vezes os defensores dos animais que é meu caso são apelidados de "insensíveis" para com os humanos - como se gostar de animais impedisse que se gostasse de humanos! Pelo contrário, quem não encontra em si bondade para com os animais, também não a tem para com os humanos. E está provado que muitos criminosos violentos começaram as suas "proezas" com os maus tratos aos animais, por sua iniciativa ou ensinados por outrem.

Ensinar o respeito pelos animais principalmente as crianças é criar uma sociedade mais pacífica e consciente.




As religiões no geral ensinam que os animais não têm alma. Não é concebível, para os espíritas cristãos, que Deus, que é todo bondade e justiça, desprezasse os animais, criando-os unicamente para servirem de alimento, distração e auxílio no trabalho.

Para o Espiritismo cristão, os animais são irmãos em evolução, tal como os humanos. Os animais não são ainda Espíritos não possuem uma inteligência, livre-arbítrio e consciência de si próprios que se nos comparem. Possuem, contudo, o princípio espiritual, como que um esboço do Espírito que serão futuramente. Os animais, portanto, também sobrevivem à morte física, reencarnam e evoluem.



O espetáculo cruel de um animal que mata outro para se alimentar, longe de atestar uma suposta crueldade de Deus, ou o rebaixar dos animais por parte de Deus, é uma forma de os animais desencarnarem, assegurando a evolução através da reencarnação, e mantendo o equilíbrio ecológico.



A atitude do Espiritismo cristão para com os animais é de respeito, carinho e compaixão. Todo o sofrimento inútil lhes deve ser poupado. Ainda existem pessoas que têm que se alimentar de animais. Contudo, a posição espírita cristão acerca disso é que os animais devem ser criados e abatidos com o mínimo de sofrimento. Torturar e abater animais para divertimento, não é, também aceitável.


De resto, o Espiritismo cristão não controla as opiniões e os comportamentos sociais dos seus simpatizantes. Não é uma religião nem uma seita, mas uma filosofia, e, como tal, cada espírita cristão responde perante a sua consciência.





Alguns religiosos defendem que os animais, "não tendo alma", não sofrem nem têm que merecer qualquer consideração. A Ciência mostra que os animais sofrem consoante a sua organização nervosa mais ou menos sofisticada, e quanto à questão da "alma", para nós, têm-na, sim.




Alguns ateus defendem que o amor pelos animais é um produto da evolução genética, que nos leva a ter uma empatia por alguns animais, que achamos mais estimáveis, por motivos meramente biológicos, por processos químicos cerebrais. Para o Espiritismo cristão a inteligência não é produto da matéria: a matéria é veículo para a manifestação da inteligência. Dito de outra forma, o amor pelos animais não é um incidente evolutivo sem significado ele é uma manifestação do Espírito, uma expressão de caridade, uma lei divina.




O animal selvagem que nos olha, esquivo o animal que nos acompanha no dia a dia e que, dizemos, "só lhe falta falar", são para nós bênçãos de Deus e companheiros de jornada na evolução.

Soli Deo Gloria...

Dominus Tecum...

Namastê...

Fraternalmente,
Eu sou RAY PINHEIRO.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário