terça-feira, 1 de novembro de 2011

AH! O DIA DE FINADOS PARA A DOUTRINA ESPÍRITA CRISTÃ !!!

AH! O DIA DE FINADOS PARA A DOUTRINA ESPÍRITA CRISTÃ ... ( 02/11/2011 )
Pesquisas e texto de Ray Pinheiro.
Tentarei expor da forma mais clara possível a posição da Doutrina Espírita Cristã com relação ao problema da morte e em relação às chamadas "comemorações" do Dia de Finados. Supõe-se que este dia especial, dedicado aos mortos, remonte aos gauleses, mesmo antes do Cristianismo. A religião cristã e a tradição ocidental herdaram este costume. Na realidade, os dias ou as horas não tem uma importância especial por si mesmos, mas somente aquilo que os homens lhes atribuem. Um dia, uma hora, um momento, são somente pontos no fluir do tempo. Mas temos necessidade de marcar a nossa existência com pontos de referência, e assim que transformamos datas em dias sagrados, marcados por procedimentos e comportamentos específicos julgamos então que estamos obedecendo a normas de ordem espiritual, que tem importância por si mesmas.

Há algumas décadas atrás, o Dia de Finados era marcado por recomendações de silêncio, pela obrigação de mostrar gestos compungidos e etc. Hoje estes hábitos se diluíram, mas grande número de pessoas concentra as suas lembranças e os gestos de respeito aos seus mortos nestes dias. E eles passam então a se constituir em dias especiais, apenas porque muitas pessoas assim o consideram. Mas não temos razão alguma para escolhermos estes dias para lembrar e chorar pelos nossos mortos. Também não temos razão alguma para nos reunirmos nos Cemitérios levando flores e cuidando de enfeitar os túmulos. A visão Espírita da morte, com muito mais razão, nos adverte da desnecessidade de cultivarmos estes hábitos.
De qualquer modo, devemos respeitar as crenças e as disposições mentais de quem quer que pense deste modo. É assim que em muitas Casas Espíritas bem orientadas e genuinamente Espíritas existe o costume de se reunirem os IRMÃOS/IRMÃS , no Dia de Finados. Para os Espíritas conscientes não há necessidade desta "comemoração" especial, já que a prática Espírita nos põe todos os dias em contato com os mortos. Mas, para pessoas desconhecedoras dos ensinamentos Espíritas, é uma oportunidade excelente para passarmos a nossa visão doutrinária da morte. Se dispuser de um médium, alguns desencarnados podem se manifestar, e, eventualmente passar recados ou mensagens de ordem particular ao lado de considerações doutrinárias.
Esta é a forma pela qual encaramos o costume de marcarmos o dia dois de novembro como dia dos mortos, embora todos os dias e todas as horas sejam adequadas para lembrarmos dos nossos mortos.

Continuo não gostando de preconceitos e fanatismos religiosos e muito preocupado com o grande numero de sites e grupos de pessoas sem conhecimento de causa da Doutrina Espirita Cristã.
Pensemos nisso...
Soli Deo Gloria...
Dominus Tecum...
Namastê...
Fraternalnente,
EU SOU RAY PINHEIRO.



RAY PINHEIRO
BRASILIA-DF-BRASIL


Nenhum comentário:

Postar um comentário