sexta-feira, 11 de julho de 2014

AH! EXISTEM VARIAS CLASSES DE CONCEITOS NA VISÃO DESSE ESCRIBA !!!

EXISTEM VARIAS CLASSES DE CONCEITOS NA VISÃO DESSE ESCRIBA !!!

Continuo recebendo muitos e-mails, as vezes telefonemas, sobre estes meus escritos, comentários, que ando fazendo diariamente enquanto for prazeroso. Sou ex seminarista católico salesiano lá da minha Tri centenária São João Del Rei // MG e hoje um estudioso da Doutrina Espirita Cristã, leia-se Allan Kardec // Chico... Xavier...
Não tenho interesse nenhum em debater com Padres, Pastores, Irmãos da Doutrina Espirita Cristã , Leigos e lideres Religiosos , apenas que eles continuem com seus trabalhos em prol da caridade e dos menos favorecidos, amém , que assim seja, sempre.
Solicito , CONTINUEMOS , com nossas preces aos irmãos e irmãs desencarnados na tragédia da Boate Kiss e suas respectivas famílias na Cidade de Santa Maria / RS , nas enchentes e secas pelo nosso Brasil , bem como outros em sofrimentos e dor.
Hoje escrevo um pouco sobre as reservas morais da humanidade , um dos mais importantes propósitos do imenso acervo de conhecimentos compreendido no Saber Espirita Cristão é o de retornar o homem à pureza dos conceitos que, nas diversas épocas da existência humana, constituíram a chave com a qual era possível que se abrissem os entendimentos, baseados, naturalmente, na compreensão destes, que deviam ser inalteráveis para a consideração e o respeito de todos, sem exceção.
Os conceitos formaram sempre as verdadeiras reservas morais da humanidade. Sustentados neles, os homens podem viver em paz e inspirar mútua confiança; ao contrário, quando os conceitos são alterados sobrevêm a confusão e o caos, seja no ambiente mental do mundo, seja no dos povos nos quais acontecem tais alterações.
Antigamente existia uma tábua de conceitos, que Hermes chamou Tábua de Esmeralda. Esses conceitos elevavam-se à categoria de princípios pela força que assumiam ante a razão dos homens que lhes rendiam culto, o que significava para eles a adoção de um gênero de vida que os elevava acima dos demais.
O ensinamento Espirita Cristão tende, precisamente, a levar o homem ao culto desses conceitos, os quais já expressaram de múltiplas maneiras e indicando como imprescindíveis, para que a vida de cada integrante do gênero humano seja digna de merecer a hierarquia que lhe corresponde como principal entre todas as espécies que povoam o mundo terrestre.
O culto aos conceitos é o que forma o patrimônio moral dos homens e mulheres , é assim que penso e escrevo.
Existem diversas classes de conceitos. A uma delas corresponde um dos menos conhecidos ou comuns, ou quiçá, mais difíceis de descobrir, e é o que se forma pela unanimidade de compreensão de um conjunto de pessoas. Se, falando de um tema qualquer, surge um motivo para discorrer, e as opiniões dos que intervêm coincidem, do tratado se formará um conceito e, desde esse momento, todos compartilharão do referido conceito e se irmanarão em um só pensamento. Se depois alguém esquece que participou dessa unanimidade e que firmou seu acordo absoluto com o critério sustentado, feito ou, melhor dizendo, convertido em lei do conjunto, haverá traído, primeiro à sua própria consciência, segundo, ao conceito e, terceiro, a todo o conjunto. Esse conceito significa a chave de uma linguagem porque, graças a ele, cada um sabe que existe em todos idêntica compreensão.
Isto é aplicável a qualquer das esferas humanas. A luta pela manutenção dos conceitos, que foram conquistados em um tempo pelos homens em conjunto, é o que hoje promove tantas agitações no mundo; a traição a eles os desuniu, e enquanto eles não voltarem a se ajoelhar ante tais conceitos, não poderá haver paz nem união entre os povos.
Uma das principais causas, diria mais, a causa principal de toda desorientação, reside no desvio dos conceitos. Quando o homem se afasta deles, imediatamente sobrevém a desorientação, que é a que impede que a visão interna advirta a ausência de segurança no rumo tomado, e, da mesma forma, o extravio na ação de preencher o vazio deixado pelos conceitos.
Soli Deo Glória...
Dominus Tecum...
Namastê...
Eu sou Ray Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário