domingo, 11 de fevereiro de 2018

O MÉTODO CRISTÃO QUE APRECIAMOS !!!

O MÉTODO CRISTÃO QUE APRECIAMOS !!!
12 // 02 // 2018.
Pois é , minhas amigas , meus amigos , mais um texto pesquisa, uma das experiências cristãs que mais tem chamado a atenção de muitos é a que impele a estar sempre mentalmente ativos , como condição indispensável para conseguir realizações efetivas , ou seja , de caráter permanente.
Não sendo assim , não se poderiam obter as grandes vantagens que a Sabedoria Cristã preconiza. Mas será absolutamente necessário manter um ritmo constante de atividade mental?
Fatigar a mente com um contínuo tráfego de pensamentos não poderia ser prejudicial?
Tudo depende de como se considerem ou se entendam as coisas. Em primeiro lugar , o método Cristão estabelece que, aos trechos intensos de estudo ou de atividade mental , devem seguir outros de descanso , durante os quais é recomendável ocupar a atenção em coisas úteis , em lugar de entregar-se a distrações pueris. Desse modo , a mente recebe uma compensação feliz que a descansa num proveitoso sossego e a prepara , ao mesmo tempo , para uma nova atividade. Por outro lado , o descanso físico e psicológico que o sono proporciona durante a noite é mais que suficiente para restituir os desgastes produzidos pela vigília. A vida , para cumprir seus ciclos de renovação , deve estar , tal como os rios , em permanente atividade . Quer dizer, então , que o descanso é necessário à mente , mas concebido sempre de forma proveitosa e alternando-se com estudos intensivos?
Para maior compreensão , será apresentada uma analogia: os ensinamentos Cristãos são como a água cristalina que flui de um lençol fecundo. De um lado , levam consigo a força fertilizante , e , de outro , saciam a sede. Não se deve deixar que essa água se estanque , pois correr-se-ia o risco de converter em lamaçal o que deveria ser vale fecundo.
Como se pode apreciar na própria Natureza , a vida , para cumprir seus ciclos de renovação , deve estar , tal como os rios, em permanente atividade.
Todo instante inativo sempre tende a prolongar-se além da conta , transformando-se em preguiça.
Para evitar cair em tão sedutora prostração , os preceitos Cristãos devem fixar ou estabelecer como norma uma atividade que exclua toda inação , sempre perniciosa.
Uma falha que atenta contra as ideias , propósitos e interesses.
O descumprimento reflete um estado de ânimo propenso ao descuido do dever , da palavra empenhada , do compromisso contraído. Em todos os casos implica não só falta de responsabilidade , mas também de escrúpulo. É uma das tantas falhas da psicologia humana que têm origem no descuido na educação infantil , que persistem e se avolumam com o transcurso do tempo , por desconhecimento da vida e atividade dos pensamentos.
Trata-se de uma falha que atenta contra as ideias , propósitos e interesses do próprio ser , que , por sua causa , deixa de cumprir com muitos dos fins que se propõe para seu bem.
A pessoa que tem esta deficiência não poderá nunca conservar a confiança nela depositada por seus semelhantes; tampouco conseguirá inspirar respeito , pois não pode merecê-lo quem mostra não respeitar suas próprias determinações , sobretudo se , ao empenhar sua palavra , não repara no prejuízo que seu descumprimento pode ocasionar.
Para o descumpridor , é muito pouco conhecido o valor real das palavras em relação à força anímica que as alenta. Isso não significa que se tenha de ser escravo da palavra que se emite, mas sim que se deve honrá-la. Deve-se saber que há meios muito eficazes para conciliar situações , sem perder a liberdade, tais como a prudência , que recorda impedimentos pessoais e demais dificuldades para cumprir uma promessa; o senso de medida , que defende contra a imprevisão , evitando faltar à palavra diante de eventuais riscos; a sensatez , que propicia a exatidão na avaliação do motivo que cria a obrigação, entre outros.
Formalidade é a palavra de ordem , a virtude para conquistar a extinção desta deficiência.
Mas não basta o desejo de ser formal para combatê-la; faz falta uma boa dose de vontade para distanciar primeiro a repetição de suas manifestações , e eliminá-la depois totalmente.
Namastê...
Eu sou Ray Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário