domingo, 18 de fevereiro de 2018

PENSO COMO O GRANDE ALAN KARDEC , FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO !!!

PENSO COMO O GRANDE ALAN KARDEC , FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO !!!
Pois é , minhas amigas , meus amigos , mais um texto pesquisa de cunho religioso , nestes tempos de quaresma 2018.
Caridade: o Ser humano como um ser cooperador...
O que surge na sua cabeça quando você pensa na frase de Allan Kardec: “Fora da caridade não há salvação”?
Surge uma família pobre precisando de alimento? Uma pessoa doente precisando de apoio? A caridade é isso e muito mais.
A caridade é , principalmente , uma forma de permitir com que a natureza humana vibre de forma nobre e saudável.
Ou seja , ela não é apenas um aspecto moral. Ela é uma das leis da natureza.
Como vocês já devem ter lido , espero que simP , na introdução do livro A Espiritualidade no Dia a Dia , um átomo só se forma se houver uma força que faça com que suas partes fiquem unidas. São energias trabalhando juntas para gerar algo maior e mais complexo do que cada parte isolada.
Essa forma de proximidade e cooperação está presente em toda a natureza. A colaboração é a regra; a luta, a parte minoritária. Na natureza existe muito mais colaboração do que luta.
Observe:
Para aumentar o seu nível de inteligência , as células se especializaram , cooperaram , para formar os olhos humanos algumas se especializaram em captar luz , por exemplo. A informação captada é transmitida para outras que interpretam a informação (mais colaboração).
Os átomos se formaram “criando” o conceito de ficarem juntos , unidos. Esse princípio agiu desde o início e depois de bilhões de anos surgiram os primeiros seres vivos unicelulares (no planeta Terra). Em meio às dificuldades da sobrevivência , esses seres unicelulares começaram por se agrupar e colaborar (proximidade e cooperação). Na busca pela sobrevivência , a colaboração é um ato inteligente que permite maior “consciência” do ambiente ao redor (sendo que no ser humano essa consciência ganha uma dimensão muito maior).
A colaboração é a essência do desenvolvimento da vida no planeta e a base da vida consciente do ser humano. Nosso corpo é capaz de sintetizar mais de 100 mil tipos diferentes de proteínas. O corpo como um todo e não cada célula em particular. Sendo assim , o trabalho de uma célula colabora para a sobrevivência das outras.
Esse mesmo princípio está presente nos grupos sociais. Por exemplo: você acorda no meio da noite e acende a luz do quarto. A energia chega e tudo se ilumina. Você não se esforçou por criar aquela energia. Você usufrui de um sistema de colaboração. Se outras pessoas fizerem um ótimo trabalho , sempre haverá energia para seu usufruto.
É certo que você terá que trabalhar e pagar a conta. Um sistema de colaboração é sempre uma via de duas mãos. Usufruir e fazer bem feito para que todos possam usufruir. É neste sentido que a caridade é fundamental: a capacidade de entender o outro para que a colaboração prevaleça sobre o egoísmo. (Leia mais sobre a caridade: A prática da caridade lhe ajuda a viver melhor e a criar amizades sadias.
O ápice da inteligência e da consciência , presente nos seres humanos , significa que ele é capaz de decidir. É o livre arbítrio em ação. A liberdade (relativa) que a inteligência e a sensibilidade dão a cada ser humano de escolher suas ações. Se houver um excessivo individualismo , diminuindo a colaboração , esse ser humano gerará sofrimento para a sociedade e para si mesmo.
Este escriba Ray Pinheiro explica: na formação do átomo , existe uma força agindo para que as partes fiquem juntas. Mas existe também força de desagregação. No átomo , essa força de desagregação gerará o desaparecimento do mesmo. O ser humano , muito mais complexo , possui algumas forças de “desagregação” que geram o individualismo ampliado. Por exemplo , o egoísmo exagerado. São forças que podem ser criativas ou destrutivas. São criativas quando geram inovação , descobertas , ousadias positivas. São destrutivas quando geram apenas desequilíbrio e quase nada de novo. Nesse momento , a própria biologia humana entra em desequilíbrio. Por biologia , entenda as células , mas também os órgãos e os sentimentos básicos deste ser humano.
Uma matéria da rede inglesa BBC conta que multimilionários são atraídos para levar dinheiro para a Suíça em busca de segurança , ou seja , nem com muitos milhões de dólares a pessoa sente-se segura. O sonho de muitas pessoas de terem dinheiro para terem segurança é quase sempre uma ilusão. Mesmo tendo muito dinheiro , elas encontram a continuidade da insegurança. É porque o corpo (a mente é parte do corpo) dessa pessoa responde aos seus egoísmos e apegos gerando mais sentimentos negativos (insegurança, por exemplo).
O que acontece na mente/corpo dessa pessoa para nunca se sentir em segurança? Ao deixar a colaboração em último plano, a biologia presente no corpo humano entende que ele está em risco. E está mesmo , pois as forças de desagregação estão preponderantes. Essa percepção de risco gera estresse e desorganização. A pessoa usa os mesmos recursos que criaram o desequilíbrio para tentar voltar ao equilíbrio. Ela usa o que tem força dentro dela e ,nessa situação , o que tem força dentro dela são as forças desagregadoras.
Explicando: o apego diminui a colaboração. O corpo percebe que diminuiu a colaboração e identifica um risco. O risco gera estresse que é identificado como insegurança. A pessoa responde a esse desequilíbrio repetindo o que está acostumado a fazer. Ou seja , aumenta o apego; ela sente que pode se defender do risco com mais apego (tendo mais dinheiro e aplicado em mais lugares). A solução seria diminuir o apego e aumentar a colaboração ( por exemplo , praticando a caridade ), dessa forma , o corpo se sentiria mais confortável e seguro ( lembre-se sempre de que a mente é uma parte do corpo ).
A mente e o corpo humano foram organizados para viver bem em colaboração. Essa é a lei ( a caridade faz parte dessa lei ) que está presente na formação do átomo , da célula , dos organismos multicelulares e na formação da consciência humana.
O que é a caridade ( o servir )? É a forma mais altruísta de a colaboração acontecer. Quando a pessoa pratica a caridade , ela está informando “cada uma das suas células” que a união está mantida e fortalecida. Essa informação ajuda a gerar paz profunda e bem-estar. Ajuda a manter o equilíbrio do corpo por facilitar com que cada uma de suas pequenas partes cumpra com seu dever. Ajuda a fortalecer os sentimentos , pensamentos , sensações e atitudes mais nobres.
A vida e as leis da natureza são precisas e inteligentes: as forças de união , colaboração e organização devem ser fortalecidas ( lembre-se de que a caridade é apenas uma dessas forças de união e cooperação , existem outras ).
O ser humano deve adquirir sabedoria , desenvolver sensibilidades , aproveitar oportunidades , cuidar de si e amparar ( servir ) ao próximo.
Conclusão: a Lei da Caridade está inscrita na própria biologia humana. Praticá-la significa colocar o melhor desta biologia em ação e ativar recursos importantes para a evolução espiritual.
Namastê...
O Deus que existe em MIM , saúda o Deus que existe em VOCÊ...
Eu sou Ray Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário