domingo, 5 de novembro de 2017

UM COMPORTAMENTO IMPECÁVEL , É NECESSÁRIO , NESTA NOSSA VIDA TERRESTRE !!!

UM COMPORTAMENTO IMPECÁVEL , É NECESSÁRIO , NESTA NOSSA VIDA TERRESTRE !!!
É minhas amigas , meus amigos , se algo persiste com maior insistência na alma do ser , à medida que os anos correm pelo caminho da vida , é o desejo de conservar eternamente a inefável e fresca fragrância da sublime candura da infância.
Quantas vezes o homem se comporta como uma criança , e até lhe é grato voltar às travessuras de seu tempo de menino, porém esquece que perdeu a inocência e que tais posturas, embora particularizem um estado de ânimo festivo , não se ajustam às regras de conduta próprias de um homem maduro.
As primeiras contaminações que se produzem na tenra idade da infância e que influem tão consideravelmente no ânimo , na moral e instintos do ser , ocorrem na mente. É nela que tomam forma e se instalam como senhores os pensamentos que mais tarde gravitam decididamente no gênero de vida que se elege para satisfação deles.
É fácil, então , compreender que , para eliminar todo pensamento nocivo e impuro , daqueles que corroem o entendimento , seja necessário efetuar uma rigorosa limpeza mental. Isto é primordial , fundamental , caso se queira resgatar paulatinamente o diáfano fulgor da inocência.
É preciso saber que a inocência no homem deve ser produto de uma condição superior. A boa intenção , como a boa-fé , o altruísmo , o sentido do bem , do belo e do justo , são sinais característicos de elevação moral. Ali aparece a pureza de tudo de bom que se pode reunir como manifestação de uma vida gentil , amável , doce e consciente de sua natureza inofensiva e leal.
Pois é , a inocência , vista e apreciada em seu verdadeiro significado , é uma das expressões mais concludentes da pureza...
Uma vez perdida , pode o ser humano voltar a possuí-la?
É possível voltar à inocência , quer dizer , à pureza no pensar, no sentir , no proceder e , adicionemos também , no tratamento que dispensamos a nós mesmos. E dizemos a nós mesmos porque é preciso saber que há uma vida de relação própria, uma vida íntima que pertence única e particularmente a cada um. Ali , nesse íntimo enlace entre a consciência , o coração e a mente , é onde se está perante o juízo que nos interroga e onde todo ser delibera sobre a natureza e o alcance de suas decisões. É justamente nessa vida de relação consigo mesmo que se deve cultivar a pureza fertilizante e ativa que depura o campo mental , permitindo que se deem à luz os pensamentos mais nobres e fecundos , capazes de operar verdadeiros prodígios no interior do ser , como o de conduzi-lo a insuspeitadas metas do conhecimento.
Se a Verdade , mãe de todas as verdades , é fonte inesgotável de pureza e de saber , nada mais lógico que o homem busque submergir sua consciência nessa fonte e se sature desse princípio eterno que infunde a temperança e a benignidade , tão necessárias ao temperamento humano.
Quantas fisionomias , ao higienizar-se a mente , não se limpariam dessas expressões de malícia , e quantos olhares maliciosos e intrigantes não se tornariam inofensivos, dissipando o receio do próximo ao influxo de sadios e elevados pensamentos , em cuja convivência a vida se transforma em formosos exemplos de bem!
E continuo , apesar de serem muito numerosas as vidas que habitam este planeta; apesar de fazer tantos milênios que os homens e , naturalmente , a humanidade caminham por este mundo , não se alcançou ainda a superação das condições que devem distinguir a espécie humana.
Os homens vivem em todas as partes do mundo: uns estudando , outros trabalhando; uns lendo , outros escutando; e outros , sem fazer nada. Mas , entre a enorme quantidade de seres que se movem e cumprem suas atividades na ordem rotineira dos afazeres diários , promovem-se experiências instrutivas para o governo individual. Todos , sem exceção, uns mais , outros menos , devem sentir diariamente , e algumas vezes de forma crua , a realidade dessas experiências , cujo valor é muito grande. Pois bem, extrai-se devidamente o fruto de tais experiências? Faz-se delas o uso adequado?
Geralmente, não se faz qualquer uso e , quando alguém recolhe os resultados delas e os utiliza em suas atuações , o faz de forma egoísta , reservando os benefícios obtidos unicamente para si. Os que por algum motivo triunfaram ou vêm triunfando na vida , raramente dizem de que meios se valeram nem quais experiências lhes foram de maior utilidade para corrigir sua conduta; enfim , guardam para si o que, segundo eles , conquistaram à custa de muitos sacrifícios , de muitas preocupações ou de muitas amarguras.
Assim, pois , todos , visto que quem priva outros de auxílio sofre , por sua vez , as consequências do mesmo erro por parte de seus semelhantes , ficam em uma total orfandade, desamparados pela mesma ignorância de tantos conhecimentos que poderiam ser conquistados por meio de tais experiências. Na verdade , se cada um oferecesse a seu próximo o conhecimento que delas se depreende , muitas experiências bastante dolorosas poderiam ser evitadas.
Existem pessoas que passam a vida dedicadas ao culto de um valor e , quando envelhecem , se dão conta de que esse não era o único , nem o melhor , nem o maior , nem o que mais lhes convinha , e que , ao mesmo tempo que prestavam culto a esse valor , podiam ter feito o mesmo com muitos outros, consagrando a seu cultivo idêntico empenho , constância e entusiasmo.
Encaminhar a vida não é tarefa fácil; não é tarefa simples. É necessário abrir primeiro o entendimento para que os eflúvios do conhecimento penetrem nele; mas abri-lo gradualmente, em uma absorção progressiva de luz que , iluminando a inteligência, ajude a compreender o verdadeiro valor das coisas.
A vida deve ser cuidada e enaltecida; devem-se cultivar todas as possibilidades que contém e fazer delas um jardim ,
ainda que seja só para ter a ventura de recolher , de vez em quando , de cada planta que a própria mão semeou , cultivou e aperfeiçoou , uma flor. O conjunto de todas essas plantas serão as obras realizadas; as flores , as consequências úteis dessas obras. Mas a planta principal , a planta humana , na qual se concentram todos os movimentos da concepção interna , essa merece o maior dos cuidados e a maior atenção, pensando-se , a cada dia , no que se fez por ela.
Namastê...
Eu sou Ray Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário