domingo, 5 de novembro de 2017

NUNCA SERÁ TARDE , PARA ENSINAR E APRENDER , NESTE MUNDO TERRESTRE DA PASSAGEM !!!

NUNCA SERÁ TARDE , PARA ENSINAR E APRENDER , NESTE MUNDO TERRESTRE DA PASSAGEM !!!
Entre a arte de ensinar e a arte de aprender existe uma grande diferença , não obstante ambas se acharem intimamente vinculadas. Geralmente , quem começa a aprender o faz sem saber porquê; pensa que é por uma necessidade , por uma exigência de seu temperamento , por um desejo ou por muitas outras coisas , às quais costuma atribuir esse porquê.
Mas quando começa a vincular-se com aquilo que aprende , vai despertando nele o interesse , ao mesmo tempo que se reanimam as fibras adormecidas da alma , que começa a buscar , chamando ao estudo , os estímulos que irão criar a capacidade de aprender.
Entretanto , o que é que o ser aprende , e para que aprende? Eis aqui duas indagações às quais nem sempre se podem dar respostas satisfatórias. Aprende-se e se segue aprendendo, adquirindo hoje um conhecimento e amanhã outro , de igual ou de diferente índole. Primeiro se aprende para satisfazer às necessidades da vida , procurando conquistar uma posição por meio do saber e , ao mesmo tempo , solucionar muitas das situações que a mesma vida apresenta.
Quando se concluem os estudos , é como se na mente ocorresse uma desorientação: tanto o universitário , ao obter seu título , como aquele outro , ao concluir sua especialização. Enfim , quando essa vida terrestres de estudos termina , começam as atividades nas diversas profissões , o que paralisa a atividade anterior da mente dedicada ao estudo; muitos até chegam a esquecer aquela constante preocupação que antes tinham, de conseguir cada dia um conhecimento a mais, encontrando-se como os que, tendo concluído o percurso de um caminho , não sentem a necessidade de dar um passo a mais , por não achar o incentivo de um objetivo capaz de propiciá-lo. É esta uma das causas de onde provém tanta desorientação nos seres humanos.
A arte de ensinar consiste em começar ensinando primeiro a si mesmo...
Por outro lado , os que, além dos estudos da profissão, aprendem outras coisas , aprendem , muitas vezes , sem ter verdadeira consciência disso. Acumulam uns tantos conhecimentos , mas depois , salvo exceções , não sabem o que fazer com eles; não sabem usá-los para o seu próprio bem nem para o bem dos demais.
Assim é como são vistos aprendendo ao acaso , aqui e ali, sem ter um guia que os leve para uma meta segura e lhes permita fazer, de tudo, uma aprendizagem útil para si mesmos e para seus semelhantes.
Ao dar a conhecer seus ensinamentos , a nossa Doutrina Espírita Cristã , deixa claro que existe uma imensidão desconhecida para o homem , na qual ele deve penetrar.
Dá a conhecer , além disso , que enquanto se interna nessa imensidão , que é a Sabedoria , isto é , enquanto aprende, pode também ensinar , porque a arte de ensinar consiste em começar ensinando primeiro a si mesmo , ou, dito de outro modo , enquanto por um lado o ser aprende , por outro , aplica esse conhecimento a si mesmo e , ensinando a si mesmo, saberá depois como ensinar aos demais com eficiência.
Então , a arte de ensinar é muito dife­rente da arte de aprender. Efetivamente , tratando-se do conheci­mento transcendente, que guia para o aperfeiçoamen­to , não se pode ensinar o que se sabe se , ao fazê-lo , não for refletida , como uma garantia do saber , a segurança que cada um deve dar com seu próprio exemplo. É aí, justamente, que a arte de ensinar torna-se difícil, porque não se trata de transmitir um ensinamento ou mostrar que se sa­be isto ou aquilo; quem assim fizesse se converteria em um simples repetidor do ensinamento , em um autômato , e seu trabalho careceria de qualquer eficácia. Outra coisa é quando , por meio da palavra de quem ensina , coincidente com seus atos , vão se descobrindo qualidades relevantes; e outra coisa é , também , quando se vai manifestando a capa­cidade de assimilação naquele que escuta e aprende; então, quem aprende , aprende de ver­dade , e quem ensina, ensina conscientemente.
Um ensinamento pode ser transmitido bem ou mal por quem ensina , mas o fato de transmiti-lo mal não tem porque implicar má intenção ou má vontade; comumente é transmiti­do de forma errônea por não ter sido bem entendido , vivido e incorporado a si mesmo. Quem assim faz não possui , certa­mente , o domínio do ensinamento , que permite não esquecê-lo mais; e está longe de ser como aquele que , de posse de uma fórmula , pode reproduzir seu conteúdo a qualquer momento. Esquece o ensinamento quem não teve consciência de­le e , por isso, encontra-se na mesma situação de quem apren­de. Essas particularidades da arte de ensinar e da arte de apren­der devem ser tidas sempre muito em conta.
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Quem é generoso ao aprender, é generoso ao ensinar...
Para cultivar essas artes, quando se aprende, é preciso situar-se sempre na posição mais generosa , que é a de aprender sem mesquinhez , a de aprender para saber dar , para saber ensinar , e não com objetivos egoístas , fazendo-o para usufruto próprio , exclusivo , que é , em última análise , a negação do saber.
A Sabedoria da Doutrina Espírita Cristã , da qual este escriba Ray Pinheiro , é um estudioso , prodigaliza-se por isso , aos que mais tarde saberão ensinar , aos que terão em conta , ao fazê-lo , todos os detalhes que comumente passam despercebidos e depois travam o entendimento dos seres.
Quem é generoso ao aprender , é generoso ao ensinar; mas nunca se deverá exceder nessa generosidade , pretendendo en­sinar antes de ter aprendido.
É necessário conhecer a fundo a psicologia humana , para des­cobrir todos os subterfúgios que existem no complexo e miste­rioso mecanismo mental do homem.
Quando se inicia a heroica empresa do próprio aperfeiçoa­mento , é necessário acostumar-se a caminhar com firmeza, sem vacilações nem desacertos , buscando sempre a segurança no próprio conhecimento , e , quando aquela não existir , este deve ser cultivado , para que se consiga obter esses frutos que fa­zem , depois, a felicidade interna.
Namastê...
Eu sou Ray Pinheiro.

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