terça-feira, 5 de dezembro de 2017

​NOSSO MESTRE JESUS NÃO DESAMPARA NINGUÉM !!!

​NOSSO MESTRE JESUS NÃO DESAMPARA NINGUÉM !!!
05 // 12 // 2017.
Meus amigos , minhas amigas , os costumes sociais não obrigam muitas vezes o homem a enveredar por um caminho de preferência a outro e não se acha ele submetido à direção da opinião geral , quanto à escolha de suas ocupações? O que se chama respeito humano não constitui óbice ao exercício do livre-arbítrio?
São os homens e não Deus quem faz os costumes sociais. Se eles a estes se submetem , é porque lhes convêm. Tal submissão , portanto, representa um ato de livre-arbítrio , pois que , se o quisessem , poderiam libertar-se de semelhante jugo. Por que , então , se queixam? Falece-lhes razão para acusarem os costumes sociais. A culpa de tudo devem lançá-la ao tolo amor-próprio de que vivem cheios e que os faz preferirem morrer de fome a infringi-los. Ninguém lhes leva em conta esse sacrifício feito à opinião pública , ao passo que Deus lhes levará em conta o sacrifício que fizerem de suas vaidades. Não quer isto dizer que o homem deva afrontar sem necessidade aquela opinião , como fazem alguns em que há mais originalidade do que verdadeira filosofia. Tanto desatino há em procurar alguém ser apontado a dedo , ou considerado animal curioso , quanto acerto em descer voluntariamente e sem murmurar , desde que não possa manter-se no alto da escala.”
Os costumes sociais dos homens foram feitos pelos próprios homens , por aquiescência de Deus , porque as leis sociais são transitórias e as leis de Deus são eternas como Ele. Então , é dado aos Seus filhos fazer as suas próprias leis , de acordo com a evolução humana.
Não poderiam as almas revestidas do fluido da carne, compreender de imediato as leis de Deus na sua profundidade e praticá-las. A verdade chega às criaturas na gradação que elas possam suportar. Essa é , pois , a justiça. Como exigir das crianças a compreensão dos adultos? Os costumes sociais que se notam no mundo e que se expressam diferentemente em cada país , constituem disciplina que seu povo suporta. Se não existissem eles , ficaria a humanidade sem freio , o que corresponde a uma calamidade.
As leis humanas sempre têm algo das divinas; quem tiver a curiosidade de verificar , notará certa analogia aqui e ali , como princípio de educação para a humanidade. Deus não desampara a ninguém e usa de todos os recursos para a paz de todos os Seus filhos. Enquanto estamos sem rumo, sofremos as consequências dos desvios , e isso é um aprendizado para todos nós. João anotou , no capítulo três, versículo vinte: Porquanto todo aquele que pratica o mal, aborrece a luz , e não vem para a luz a fim de não serem arguidas as suas obras.
As próprias leis humanas são avisos de Deus para que os homens se afastem do mal , para que não sejam arguidas as suas obras do mal. Em tudo podes notar o chamamento da alma para o bem mas , é preciso ter ouvidos para ouvir e olhos para ver. Para tanto , necessária se faz a maturidade do Espírito , e essa maturidade verte , como já falamos, das mãos de Deus pelos processos do tempo e do espaço. O homem obediente às leis humanas já está a caminho da sua paz interior e depois passa a conhecer melhor as leis imutáveis de Deus.
São os homens que fazem as suas próprias leis , bem o sabes, mas tudo inspirado pelos benfeitores da eternidade , porque, diz o apóstolo , tudo vem do Senhor. Ainda somos carentes de disciplina , de educação , para depois sentir o amor e vivê-lo. Somente o tempo nos mostra que deveremos amar a Deus em todas as coisas e sobre todas as coisas. O amor ao próximo é consequência do amor a Deus. O homem sente-se feliz em ter o livre arbítrio de fazer as suas próprias leis , porque elas dão certo resultado e com o tempo passam a condicionar as almas vestidas de carne nos princípios do bem e no respeito aos outros.
Temos direitos, mas nesta sequência aparecem deveres igualmente. Quem pratica o mal , aborrece a Luz , por ser ele contrário à verdade , no entanto , é caindo nas trevas que damos valor às claridades que vêm do Criador. Aos espíritas Cristãos , estão sendo mandadas mensagens para mostrar o valor da harmonia da mente , de maneira a criar a paz na intimidade do coração. O espírita cristão não pode aborrecer a Luz , por entender a verdade mais acentuada. Nós te pedimos para ler o Evangelho com mais atenção , meditar nesta obra maravilhosa , que de suas letras poderá sair a força divina , de modo a te fazer compreender e escolher os caminhos que deverão ser trilhados , escolher as sementes que deverão ser semeadas na vida.
Deves ser tolerante com os irmãos menos avisados. Disse nosso Mestre Jesus: "Eles não sabem o que fazem". Os que hoje encontraram a paz interior , já foram , em outras épocas, atribulados. Ninguém se perde , pois todos são filhos de Deus, e todos , sem exceção , encontrarão a esperança , para a conquista do céu interno , para que o céu exterior se apresente como expressão da Divindade na consciência e no coração.
Assim como há pessoas a quem a sorte em tudo é contrária, outras parecem favorecidas por ela , pois que tudo lhes sai bem. A que atribuir isso?
“De ordinário , é que essas pessoas sabem conduzir-se melhor nas suas empresas. Mas, também pode ser um gênero de prova. O bom êxito as embriaga; fiam-se no seu destino e muitas vezes pagam mais tarde esse bom êxito , mediante revezes cruéis , que a prudência as teria feito evitar.”
As pessoas favorecidas no mundo pelos bens materiais , e mesmo pela família em ordem , não são beneficiadas por Deus enquanto outras são esquecidas. Somente a reencarnação pode explicar essas "anomalias" do destino. Em muitos casos, elas estão sendo testadas , com o fim de aprender sobre as leis de Deus.
Alguns dos favorecidos acham que , os que não o são, parecem preguiçosos , ou então não são dotados de inteligência para ganhar a vida com mais facilidade. Os próprios fatos desmentem isto , por existirem criaturas de pouca inteligência bem aquinhoadas de bens materiais e outras que não usaram a inteligência para adquirir os bens materiais , como, por exemplo , fortunas entregues a eles pelos processos de jogos , que bem conheces. A riqueza não constitui felicidade; às vezes é o contrário , no entanto , quando sabemos usá-la , ela é uma porta que poderá levar seu dono para as estâncias de luz.
A lei da reencarnação pode mudar as pessoas de posições, quantas vezes for permitido por Deus. O rico de hoje pode vir a ser pobre amanhã , e vice-versa. O melhor é tirar o proveito educativo nas mudanças que Deus faz com os Seus filhos; a vida é um educandário cuja finalidade é despertar e instruir as criaturas , e isso será feito sem erro.
O homem que sabe se conduzir melhor nas suas empresas , é aquele que já tem experiência de outras vidas. O que não as tem , deverá adquiri-las , por vezes com sofrimentos e dificuldades sem conta. Ninguém evolui por simples passe de mágica , nem com uma simples bênção. Toda companhia boa é útil , como todas as fontes de educação são notáveis , no entanto , somente a própria pessoa pode andar em busca da sua felicidade.
A afirmação de que "ninguém evolui ninguém" é certíssima, porém , todos precisamos uns dos outros , como o cireneu que ajudou o Cristo a levar a Sua cruz , e o Mestre aceitou a ajuda para nos dar o exemplo de humildade e de interesse pela fraternidade e companheirismo. Mas, sem a decisão que parte da própria pessoa , nada pode ser feito. Deus nos dá tudo, mas depende de cada um a vontade de aceitar ou não a oferta divina. Depois de voltarmos para Deus , devemos conquistar a nossa paz de consciência.
Nós , no estágio em que nos encontramos , temos inimigos em todas as dimensões , inimigos internos e externos , e eles, cada vez mais , se aproximam de nós , com a finalidade, embora não o saibam , de nos acordar para a luz do amor e da sabedoria. Vejamos no Evangelho de Lucas , o que nosso Mestre Jesus fala sobre esse assunto. Pois sobre ti virão dias em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras , e te sitiarão , e por todos os lados te apertarão o cerco.
Estamos nessa época por necessidade evolutiva. Os inimigos internos estão aflorados , juntamente com os externos de todas as espécies , para nos fazerem compreender a verdade. Esse é o processo final. Somos alunos rebeldes , que devemos encontrar professores enérgicos. Tudo isso é um gênero de prova e precisamos passar por elas , para termos o merecimento do diploma que a verdade pode nos conferir.
"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará", palavra luminosa de nosso Mestre Jesus para a nossa libertação definitiva da ignorância. Mas, com o tempo , a ignorância e a simplicidade vão cedendo lugar à sabedoria e ao amor. E depois disso passaremos a ter prudência em todos os nossos atos, orando em todos os momentos de dificuldades , de modo a sentirmos Deus palpitando na consciência e o Cristo iluminando o nosso coração para a eternidade.
N​amastê...​
Eu sou Ray Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário