quarta-feira, 6 de março de 2019

COMEÇAMOS A QUARESMA , VOCÊ SABE O QUE É A QUARESMA , NA IGREJA DE ROMA?
06 // 03 // 2019.
Minhas amigas , meus amigos , mais um texto , pesquisa , que faço , sem fanatismos e preconceitos religiosos.
Começa hoje a Quaresma , e depois a Semana Santa , você sabe o que é a Quaresma?
A Quaresma é o tempo litúrgico de conversão , que a Igreja Católica de Roma , marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa.
Aproveito esta oportunidade para SOLICITAR ao estimado , atual Presidente , Maestro , da nossa Orquestra Ribeiro Bastos , ProfessorRodrigo Sampaio e sua Diretoria , que a título de SUGESTÃO , façam ensaios com o Bispo , Padres , Outros , interessados em participar do quesito CANTO.
A maioria deles são desafinados e com um latim sofrível.
Como é de seu conhecimento fiz um trabalho de divulgação , junto ao nosso Corpo Diplomático e Embaixadas , sediadas em Brasília - DF e ouvi alguns comentários para que tenham ensaio junto com a Orquestra Ribeiro Bastos, e eu não vejo nenhum problema , só acrescenta.
É tempo para nos arrepender de nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores e poder viver mais próximos de nosso Cristo.
A Quaresma dura 40 dias; começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos.
Ao longo deste tempo , sobretudo na liturgia do domingo , fazemos um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que devemos viver como filhos de Deus.
A cor litúrgica deste tempo é o roxo , que significa luto e penitência.
É um tempo de reflexão , de penitência , de conversão espiritual; tempo e preparação para o mistério pascal.
Na Quaresma , Cristo nos convida a mudar de vida.
A Igreja Católica de Roma , nos convida a viver a Quaresma como um caminho a nosso Mestre Jesus Cristo , escutando a Palavra de Deus , orando , rezando , fazendo Preces , compartilhando com o próximo e praticando boas obras.
Nos convida a viver uma série de atitudes cristãs que nos ajudam a parecer mais com nosso Mestre Jesus Cristo , já que por ação do pecado , nos afastamos mais de Deus.
Por isso , a Quaresma é o tempo do perdão e da reconciliação fraterna.
Cada dia , durante a vida , devemos retirar de nossos corações o ódio , o rancor , a inveja , os zelos que se opõem a nosso amor a Deus e aos irmãos.
Na Quaresma , aprendemos a conhecer e apreciar a Cruz de nosso Mestre Jesus.
Com isto aprendemos também a tomar nossa cruz com alegria para alcançar a glória da salvação.
A duração da Quaresma está baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia.
Nesta , é falada dos quarenta dias do dilúvio , dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto , dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha , dos quarenta dias que nosso Mestre Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública , dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egito , com muito sofrimento.
Na Bíblia , o número quatro simboliza o universo material , seguido de zeros significa o tempo de nossa vida na terra , seguido de provações e dificuldades.
A prática da Quaresma data desde o século IV , quando se dá a tendência a constituí-la em tempo de penitência e de renovação para toda a Igreja Católica de Roma , com a prática do jejum e da abstinência.
Conservada com bastante vigor , ao menos em um princípio, nas Igrejas do oriente , a prática penitencial da Quaresma tem sido cada vez mais abrandada no ocidente , mas deve-se observar um espírito penitencial e de conversão.
Namastê...
Shalom , Adonai...
Eu sou Ray Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário