sábado, 23 de março de 2019

LUZ ​É ESSENCIAL ​, E ÁGUA É VIDA !!!​
​24 // 03 // 2019.​
​Minhas amigas , meus amigos , mais um texto , pesquisa , de cunho religioso , sem fanatismos e preconceitos religiosos , que tenho horror.
​“Eu sou a luz do mundo​ ​, quem me segue não anda em trevas e terá a luz da vida.”
Muitos aprendizes do Evangelho de​ nosso Mestre​ Jesus terão interpretado​ ​, ao longo dos séculos​ ​, as condições perfeitas para a salvação.
Em grande parte dessas seletas assembleias julga-se que a simples aceitação do nome de​ nosso Mestre​ Jesus nos corações levará o discípulo à condição salvadora.
A Doutrina Espírita​ Cristã ​, entretanto, analisando tudo à luz da razão​ ​, nos esclarece de modo distinto.
Não se disputa a verdade inconteste de que​ nosso Mestre​ Jesus Cristo​ ​, nosso Senhor​ ​, é aquele que representa​ ​, para todos os seres humanos vinculados à evolução terrestre​ ​, a luz do mundo.
Por ele​ ​, chegamos ao caminho da verdade e da vida.
E​ ​, através dele​ ​, observando-se e seguindo os seus exemplos imorredouros​ ​, é que acendemos em nós a luz espiritual do amor e da sabedoria.
Com ​nossa​ costumeira acuidade mental​ ​, anot​amos em ,​ “O Evangelho segundo o Espiritismo”, que o essencial para se seguir os passos do Mestre inolvidável é e será sempre a caridade para com o próximo e a humildade em si mesmo.
O discípulo sincero que busca fazer luz na própria vida não precisará​ ​, portanto, de círculos iniciáticos​ ​, de cátedras brilhantes​ ​, de complexos conhecimentos​ ​, e tampouco de posição de destaque ou proeminência entre os homens.
Qualquer um​ ​, em qualquer parte do mundo terrestre​ da passagem ​, dentro do ambiente de suas crenças ou culturas​ ​, tão distintas entre si nas nações da Terra​ ​, poderá fazer luz portas adentro de si mesmo​ ​, bastando​ ​, para isso​ ​, que opte por tratar os outros​ ​, na qualidade dos próximos que lhe rodeiam a estrada​ ​, com benevolência e caridade​ ​, respeitando-os e dignificando-os com gestos e atos de amor genuíno.
Assim como também todas as pessoas humanas​ ​, encarnados ou não​ ​, podem​ ​, perfeitamente​ ​, reconhecer de si para consigo mesmas a própria pequenez​ ​, cultivando na alma a humildade verdadeira dos sábios​ ​, reconhecendo que quanto mais conhecem​ ​, quanto mais estudam e quanto mais procuram saber nas ciências e nas filosofias humanas mais se tornam propensas a reconhecer que nada sabem ainda diante da Sabedoria Universal.
Se​ ​, por nossa vez​ ​, já escolhemos o caminho do Cristo​ ​, buscando a sua luz imortal​ ​, cuidemos​ ​, pois​ ​, de procurar sempre desejar o bem e buscar a verdade​ ​, para que em pensamento​ ​, palavras e atos a marca da luz do Cristo esteja em essência no âmago de nossas vidas na sublime parceria do amor e da humildade.
​E continuo , a natureza nos indica lições simples que devemos anotar.
Pequeno filete d​e água pura que desce humilde a encosta se ajuntará​ ​, a pouco e pouco​ ​, com gotículas do caminho formando a nascente do rio caudaloso a caminho do mar.
De igual maneira o toco de cigarro ainda aceso atirado despreocupadamente à beira da estrada​ ​, é suscetível de inflamar o mato seco e transformar-se em grande incêndio destruidor​ ​, ameaçando a vida em torno.
O duelo das contendas inúteis no caminho dos homens em matéria de convicções religiosas​ ​, políticas ou sentimentais assemelha-se ao fogo aceso arremessado à distância.
Ninguém poderá lhe prever os resultados nefastos destruindo o casario ou o campo.
Radicalismo​ ​, disputas​ ​, pruridos de vaidade​ ​, fanatismo​ ​, presunção​ ​, preconceitos​ ​, são monstros de fogo a destruir os esforços de fraternidade e união.
Erigem muros de separação e morte​ ​, apartando companheiros que deveriam se amar como irmãos.
É por esta razão​ ​, que​ nosso Mestre​ Jesus​ ​, ​comparou o Seu Evangelho de Amor como a água pura capaz de dessedentar o viajor do caminho.
​T​omando emprestada esta imagem da água do amor​ ​, compreenderemos facilmente que o amor é vida a espalhar-se abundante.
Um simples filete d​e água é capaz de fertilizar o solo​ ​, fazer circular o líquido da vida​ ​, contribuir com a profilaxia do ambiente​ ​, dar de beber aos animais e colaborar no amparo à civilização humana.
Desta maneira pode sustentar a vida desde o leito dos riachos que forma até as profundezas do Oceano.
Assim também ​é ​o Amor Cristão!
Por mais diminuto que seja teu exemplo de paciência e resignação​ ​, tua frase amiga e teu gesto de solidariedade​ ​, teu sorriso de amizade ou teu esquecimento do mal​ ​, este pequenino gesto de amor juntar-se-á às bondades diminutas dos irmãos do caminho​ ​, multiplicando-se em força e coragem na assepsia da estrada humana​ ​, sustentando a vida mais plena e mais feliz na direção do grande Oceano do Amor Universal que a todos nos espera mais além!
N​amastê...​
Shalom , adonai...
Eu sou Ray Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário