quinta-feira, 9 de agosto de 2018

REZAR , FAZER PRECES , ORAR , É UM SANTO REMÉDIO: E A CIÊNCIA RECONHECE O PODER DA ORAÇÃO , FAZER PRECES E ORAR !!!

REZAR , FAZER PRECES , ORAR , É UM SANTO REMÉDIO:
E A CIÊNCIA RECONHECE O PODER DA ORAÇÃO , FAZER PRECES E ORAR !!!
10 // 08 // 2018.
Rezar , fazer preces , orar , pode muito ajudar na cura de enfermidades.
A medicina moderna começa a descobrir e a comprovar os laços que unem a saúde física à vida espiritual "Vocês são cristãos?"
Perguntou o médico , ao terminar de examinar um velho paciente , internado às pressas num hospital mineiro devido a uma séria crise neurológica motivada pela sua idade muito avançada , e eu o acompanhava , na minha histórica cidade natal São João Del Rei - MG.
Resposta afirmativa , o médico não hesitou: "Eu sou budista , mas sei rezar o Pai Nosso , rsrs.
Você gostariam de rezar comigo?
" Lembro-me que fiquei um tanto atônito , mas , sem muito pensar , disse-lhe sim com a cabeça.
O médico segurou minhas mãos , fechou os olhos e foi em frente:
"Pai Nosso, que estais no céu , santificado seja o Vosso nome , seja feita a Vossa vontade...
" Quando terminou , o velho paciente , que momentos antes se agitava em dores , ressonava tranquilamente.
O médico sorriu e foi definitivo: "A oração , preces , rezas , às vezes , é um santo remédio".
Esse paciente conhecido na minha cidade , já desencarnou , e muitos anos se passaram desde que esse episódio aconteceu. Mas ele permanece fresco na minha memória.
Foi uma das provas que tive de que , em certos momentos difíceis , a oração , reza , preces , às vezes funciona igual , ou melhor , que um remédio de boa qualidade.
Aquele médico , por sinal , não é o único que sabe disso.
Além dos remédios e da cirurgia , muitas pessoas acreditam que rezar , fazer preces , orar , e meditar, podem influir positivamente na luta contra as enfermidades.
Será que isso tem um fundo de verdade?
Fiz a pergunta a outro profissional médico , o saudoso doutor Cid Rangel , que foi médico em minha São João Del Rei - MG , e o comentário que ele fez surpreendeu-me.
Disse-me que alguns dos defensores dessas ideias não são apenas sacerdotes , magos ou charlatões , mas sim médicos que pesquisaram os efeitos benéficos de invocações a Deus , não importando em qual das formas o Absoluto seja apresentado nas diferentes religiões.
Tais invocações , que podem ser na forma de orações, rezas , preces , leituras do Evangelho , modalidades de meditação oriental , etc., influem efetivamente nos parâmetros biológicos do corpo , tais como o ritmo cardíaco , a pressão sanguínea , as secreções hormonais , o estado de humor , os limites de resistência à dor e ao stress.
Dias depois , um outro médico da cidade , a meu pedido , mandou-me fotocópias de estudos que tratavam do tema.
Alguns desses estudos foram desenvolvidos em universidades de prestígio , e os resultados parecem não deixar margem a dúvidas.
Pierluigi Zucchi , diretor do Instituto para a Terapia da Dor , da Universidade de Florença , Itália , é um dos que estão convencidos de que a oração , reza , preces , e a meditação não apenas elevam sensivelmente os limites de resistência à dor , mas também incrementam a eficácia dos tratamentos com remédios.
Uma das experiências de Pierluigi Zucchi consistiu em proporcionar sessões de leitura e meditação sobre trechos do Evangelho de São João a grupos de enfermos , desconhecendo-se as convicções religiosas de cada um deles.
O estudo revelou , já de início , que o limite de resistência à dor entre os que tinham fé era muito mais elevado. Provavelmente , observou Zucchi , graças à prece e à meditação , nosso cérebro aumenta a produção de algumas substâncias analgésicas , chamadas endorfinas.
Sergio Mortari concordava com a opinião científica do seu colega italiano: "Sabemos que nossas emoções influem diretamente sobre o funcionamento da hipófise e de todas as demais glândulas do organismo que produzem hormônios , endorfinas , adrenalina , acetilcolina , etc.
Emoções alegres e positivas melhoram esse funcionamento; emoções pesadas , tristes e negativas podem comprometê-lo seriamente.
Visite nosso Blog: http://ray-pinheiro.blogspot.com/
Nossos WhatsApp: 061-98168-7999 // 061-98548-7809.
Quando uma pessoa está doente , quase sempre cai em depressão.
Isso afeta a sua endocrinologia e o seu sistema imunológico.
Quando , através da oração , reza , preces , o doente cria uma expectativa positiva , desperta a sua esperança na cura , isso aumenta a sua imunologia e colabora para regularizar o seu sistema hormonal.
A medicina conhece muitos casos notáveis de regressão de tumores e de remissão de outras doenças através desses processos".
Outros estudos apontam para as mesmas conclusões.
Uma pesquisa feita com cinco mil indivíduos , na Universidade da Califórnia , em Berkeley , sustenta que aqueles que vão à missa uma ou mais vezes por semana têm índices de mortalidade de 25 a 35% mais baixos do que os que não vão à missa.
Em Los Angeles , o Veterans Affairs Medical Center , uma das entidades governamentais norte-americanas mais importantes no campo da investigação clínica , desenvolve um programa de pesquisa sobre as variações da atividade cerebral humana durante a oração , reza , prece.
Esse programa faz uso da sofisticada tecnologia da ressonância magnética e do eletroencefalograma
, entre outros recursos.
Ao mesmo tempo , quase uma centena de cientistas se reuniu na Virgínia para debater os efeitos da espiritualidade nas doenças orgânicas.
Nesse encontro foi apresentado um trabalho desenvolvido pela Darthmouth Medical School , relacionado a pessoas operadas do coração , o qual demonstrava que a porcentagem de cura dos pacientes que se declararam muito crentes era três vezes superior à dos que alegaram não ter nenhum interesse em vida religiosa.
Por seu lado , o Instituto Nacional para o Estudo do Envelhecimento , nos Estados Unidos , revelou que, sobre uma amostragem de 04 mil idosos da Carolina do Norte , a depressão e as enfermidades físicas afetam muito menos a quem professa uma fé religiosa.
Observou-se que a pressão arterial média das pessoas que frequentam igrejas é mais baixa do que a daquelas que não frequentam.
Todos esses dados parecem confirmar que a oração , reza , prece , e a espiritualidade como ajuda nos tratamentos constitui uma realidade difícil de ser refutada.
Essa convicção cresceu a tal ponto que já supera as barreiras de desconfiança que rodeiam as clínicas e hospitais.
Motivo pelo qual o comportamento aparentemente incomum daquele médico a rezar o Pai Nosso já não deve causar muito espanto.
Segundo uma recente investigação da Academia dos Médicos de Família Americanos , para 99% dos sócios a fé ajuda a curar , e 80% deles considera que o relaxamento e a meditação deveriam ser incluídos na formação das novas gerações de médicos.
"Os pacientes que têm convicções negativas a respeito da sua própria doença nunca melhoram tanto quanto aqueles que não perdem a fé e a esperança", conclui um relatório dessa Academia.
Curiosamente , os estudos sobre reações neuroquímicas relacionadas ao stress foram os que melhor revelaram o que acontece no organismo quando se junta a oração , reza , prece , e a meditação aos remédios.
Herbert Benson , professor da Escola de Medicina de Harvard , investiga o tema há mais de vinte anos.
Ao estudar o metabolismo , as batidas do coração e as ondas cerebrais de um grupo de jovens que praticava formas de meditação , Benson descobriu que havia diferenças sensíveis quando a pessoa se encontrava em repouso ou quando estava em plena atividade meditativa.
Nesta última condição , os parâmetros químicos do metabolismo diminuíam até 17%, o ritmo respiratório baixava 20% , e também baixava a frequência das ondas cerebrais.
Uma religião não é melhor do que a outra , outro dado muito importante emergiu também dessas pesquisas: do ponto de vista da saúde , não existe uma religião melhor que outra.
O mesmo Herbert Benson estudou pessoas no ato de elevar uma prece , reza , oração , ou de repetir fórmulas rituais de diferentes sistemas religiosos como o cristão , o islâmico , o budista , o taoista e o confucionista , e verificou que em todos os casos aconteciam as mesmas alterações fisiológicas.
Conclusão: não importa qual seja a fé religiosa , o simples exercício espiritual de elevar a consciência a planos superiores , através da prece , reza , oração , ou da meditação , representa benefício para a saúde.
Isso me faz lembrar da poeta paulistana Maria José de Carvalho , que conheci numa palestra , e fiquei seu amigo.
Até falecer , ela se declarava pagã e ateia , rebelando-se contra toda religião institucionalizada.
Apesar disso , Maria José dizia que , todas as noites , antes de dormir , orava , rezava , fazia preces , para as "forças superiores", nas quais depositava fé total , e atribuía a esses diálogos meditativos a sua boa saúde e a solução da maior parte dos seus problemas.
Maria José era a prova viva de que uma pessoa espiritualizada não precisa ser , necessariamente , religiosa. Deus , ou o princípio superior ao qual damos esse nome , existe no mais profundo de cada um de nós , e é lá que podemos encontrá-lo através da oração , reza , preces , ou da postura meditativa.
Larry Dossey , importante médico holístico norte-americano e autor de dois livros fundamentais sobre o poder da prece , reza , oração , e a prática da medicina , As Palavras Curam e Rezar , orar , fazer preces , é um Santo Remédio , ambos já traduzidos no Brasil , partilha dessa convicção.
Nesses livros ele expõe as mais recentes evidências que interligam as preces , rezas , orações , as curas e a medicina , e convoca para uma nova e audaciosa integração entre ciência e espiritualidade.
"Não sabemos como a cura espiritual acontece.
Muitos céticos dizem que isso é razão suficiente para jogá-la fora , pela janela , rejeitando-a completamente, inclusive como possibilidade.
Mas , em vista das evidências que corroboram a cura espiritual , essa posição é ingênua e descuidada", afirma Dossey.
Para ele , reconhecer que não sabemos como alguma coisa acontece não é uma confissão especialmente danosa no campo da medicina.
Cita o exemplo da própria aspirina , um dos remédios mais populares , da qual até hoje não se conseguiu explicar a capacidade de aliviar a dor e a inflamação.
Sou usuário de aspirina a 35 anos.
Por isso , não importa se ainda não se sabe bem como a prece e a meditação atuam para ajudar na cura.
O importante é que elas realmente ajudam.
Pois , como conclui Larry Dossey , "a primeira pergunta que uma pessoa padecendo de uma doença faz , diante de qualquer nova terapia , não é 'Como é que ela age?' e sim 'Resolve?" Como a história prova , explicações completas em geral são dadas mais tarde.
Pode ser que aconteça o mesmo com a prece , reza , oração , e a cura espiritual.
Dicas para uma boa oração , reza , prece.
"Muitos cristãos rezam , fazem preces , oram baixinho , com medo de que Deus os ouça realmente , porque eles , pobres criaturas , na verdade nunca quiseram ser ouvidos", escreveu , com uma ponta de ironia, Charles Spencer Lewis.
O medo dos resultados é um tipo de pensamento negativo sobre a oração , reza e prece.
Larry Dossey aponta muitos outros em seus livros sobre o poder de cura das orações , preces , rezas , e dá dicas para corrigir posturas e atitudes que podem comprometer a eficácia da prece , reza e orações.
Lá vão algumas: Não levar a prática da oração , reza , prece , muito a sério. Quando notar que está levando a prática da oração , reza , prece , muito a sério , achando que deveria ser mais disciplinado e "rezar , orar , fazer prece , de forma melhor" , procure se lembrar que ainda está aprendendo.
Lembre-se da máxima do filósofo Chesterton: "Tudo que vale a pena fazer corre o risco de ser malfeito", e da velha piada , "Como fazer para Deus rir?
Simplesmente contando-lhe nossos planos e desejos".
Entenda que as atitudes negativas com relação à oração , reza , prece , são universais.
Os maiores santos e místicos de todas as religiões se queixaram da oração , reza , prece , uma vez ou outra. Como nós , eles achavam difícil perseverar na oração, reza , prece , e lamentavam a própria fraqueza.
Se às vezes você achar que é um fiasco ao rezar, fazer prece , orar , lembre-se que isso já aconteceu às pessoas mais ilustres e espiritualizadas.
Lembre-se de que existem muitos tipos de oração , reza , preces , e inúmeras maneiras de rezar , orar , fazer preces.
Quando temos dificuldade com um determinado tipo de oração, reza , preces , ou técnica de meditação, devemos pesquisar outros.
Podemos até inventar nosso próprio jeito de orar , rezar , fazer preces , ou meditar.
Se as orações , rezas , preces de súplica , orações , rezas , preces de pedido e intercessão , parecem pouco apropriadas , podemos nos dedicar a outros tipos , como as orações , rezas , preces de adoração , de celebração e de agradecimento.
Para a maioria das pessoas essas orações , rezas , preces , são mais leves.
Elas podem dar nova vida a nossas preces , rezas , orações , usando estas se tornam um dever melancólico.
Lembre-se de que a oração , reza , prece , não é apenas uma questão de fazer alguma coisa , mas também um modo de ser.
A escritora Dorothy Day observou: "Terá Deus uma forma fixa de oração , reza , prece , um modelo que ele espera que sigamos?
Duvido.
Eu acho que algumas pessoas , ou melhor , muitas , rezam dando testemunho de sua vida , através do trabalho que realizam , das amizades que têm , do amor que oferecem às pessoas e que delas recebem.
Desde quando as palavras são a única forma aceitável de oração , reza e preces?
"A oração , reza , prece , pode assumir uma forma de devoção , uma atitude , um estado psico mental em que sentimos uma ligação sagrada com o Absoluto.
A devoção vai muito além das mãos postas , da cabeça inclinada e dos joelhos dobrados , e de todos os tus e vós dos textos das orações , rezas , preces , convencionais.
Ela pode estar presente não apenas na igreja de Roma e Outras , mas também enquanto cuidamos do jardim , lavamos os pratos ou levamos os filhos , netos , para a escola.
Por meio da devoção , podemos rever nossas atitudes negativas com relação à oração , reza , prece , formal e ritualizada.
Na devoção , sentimentos sagrados afloram naturalmente das profundezas do nosso ser , como uma fonte límpida brotando na encosta de uma montanha.
A devoção leva-nos de volta à oração , reza , preces , mas à oração , reza , prece , transformada , a uma oração , prece , reza , tão espontânea e natural quanto o alvorecer.
O Deus que existe em MIM , saúda o Deus que existe em VOCÊ.
Namastê...
Se VOCÊ gostou , compartilhe com seus contatos...
Eu sou Ray Pinheiro.
UM FELIZ DIA DOS PAIS , NESTA PÁTRIA GRANDE BRASIL , NESTE DIA 12 // 08 // 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário