segunda-feira, 2 de abril de 2018

AH! MEU AMADO , FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER , MEU CARINHO , E MEU RESPEITO SEMPRE !!!

AH! MEU AMADO , FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER , MEU CARINHO , E MEU RESPEITO SEMPRE !!!
Pedro Leopoldo , MG , nascimento em 02 DE ABRIL DE 1910.
Uberaba , MG , 30 DE JUNHO DE 2002 , seu desencarne.
Minhas amigas , meus amigos , hoje dia 02 // 04 // 2018 , é o ANIVERSÁRIO de nascimento , de nosso amado , Francisco Cândido Xavier , Chico Xavier ou simplesmente Chico , foi uma das mais cativantes personalidades do século passado. Deixou-nos no limiar do século atual.
Sempre quis lhe prestar uma homenagem , com seu currículo verdadeiro , porém , sem fanatismo e preconceito religioso , que não suporto e tenho horror.
Chico , na extensa caminhada de sua existência , percorreu toda uma centúria , distribuindo amor e exemplos de caridade, renúncia , trabalho e dedicação plena ao semelhante. Seguiu, em toda a extensão de seu significado intrínseco , o mandamento maior que nosso Mestre Jesus nos legou.
Não é fácil falar de criaturas simples , porque a simplicidade traduz em si mesma a grandeza da alma , a humildade e , de modo muito particular , no caso específico de Chico Xavier , está ela interligada a vastíssima e milenar cultura...
Entendo que essa cultura foi , a meu modo de ver , depois de longas conversas , com quem o conheceu por muito tempo , o resultado dessa longa caminhada pelos milênios aqui na Terra , e porque não dizer , de anteriores vivências em algum lugar do firmamento distante.
Não fora por suas virtudes , que muito resumidamente menciono acima , como explicarem-se as manifestações de carinho e afeição de parte da comunidade brasileira , de todas as religiões a alguém que desde criança manifestou intensa ligação com os chamados fenômenos mediúnicos , com visões , vozes , escritos de evidente inspiração espiritual , faculdades sedimentadas aos 17 anos , de tal forma a ser unanimemente considerado o maior médium de nossos tempos?
Três terças partes do povo brasileiro reconheceram-no um exemplo de esperança e de amor na Terra , conforme pesquisa da Revista Veja no início de 1968.
Por que Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais de todo o país lhe dedicaram mais de cem cidadanias honorárias , senão pela sua laboriosa atuação no terreno do bem e do amor do próximo?
Ressalte-se que , pelo seu trabalho na seara do bem , pela sua dedicação aos sofredores de todos os matizes , pelo significado de sua mensagem inspirada , em 1981 foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz por 12 milhões de brasileiros.
O seu estado natal , de onde este escriba é oriundo , com as nossas igrejas tradicionais incrustadas nas faldas das colinas dos burgos mineiros , divulgando , segundo os respeitáveis cânones do catolicismo , os ensinamentos de Nosso Mestre Jesus , honrou-o com o título de Mineiro do Século , em votação promovida pela Rede Globo de Minas Gerais , na virada do milênio , precisamente a 15 de novembro de 2000.
Nesse interessante pleito , Chico Xavier superou a votação de expressivos mineiros , como Santos Dumont , Carlos Drummond de Andrade e o popular Pelé , obtendo cerca de 805.000 votos, dois mil e oitocentos a mais que Santos Dumont.
Chico Xavier , de formação católica Apostólica Romana , tornou-se o ponto de referência do espiritismo Cristão , codificado em meados do século XVIII na França por Allan Kardec , não apenas no Brasil , mas em todo o mundo. E destacou sempre, com absoluta coerência e respeito pela religião de berço , a importância de todas as religiões , que profligam , no bom combate , em essência , o materialismo , que não consola.
Aos cinco anos perdeu sua mãe , Maria de João de Deus , cujo falecimento deixou o pai , João Cândido Xavier , humilde operário em Pedro Leopoldo , viúvo com nove filhos , sendo Chico o caçula.
O genitor, em desespero , distribuiu temporariamente os filhos , e anos mais tarde ocorreria novo casamento com Cidália Batista , a segunda mãe de Chico , senhora boníssima , mas que logo deixaria , por falecimento precoce , esposo, filhos e uma família enriquecida por mais seis crianças...
Enquanto ficou na casa da madrinha , Rita de Cássia , o rigor dessa senhora , a quem Chico sempre endereçou palavras de agradecimento e respeito , cumulou-o de garfadas no abdome e o fez lamber feridas de outra criança , o Moacir , para curá-las.
Lambendo-as por três sextas-feiras , Chico efetivamente as curou , recordando-nos o milagre da rainha santa , Isabel de Aragão , a Santa Isabel reverenciada pelos católicos , de modo especial na Península Ibérica e no Brasil.
Devo destacar que o temperamento da madrinha permitiu ao Chico reencontrar a mãezinha tão amada , Maria de João de Deus , que, em espírito , aparecia-lhe no quintal da casa , à sombra das bananeiras , aconselhando-o a respeitar a mãe adotiva e a confiar em Deus , pois que com o tempo , ele e os irmãos teriam uma segunda mãe , amorosa e amiga.
Não pôde frequentar a escola como desejava, cursando apenas e com dificuldade os primeiros anos de letras , devido ao trabalho duro e implacável que renteava as altas horas da noite, para ajudar no magérrimo orçamento familiar.
Trabalhou dos 8 aos 12 anos numa fábrica de tecidos , enquanto frequentava o curso primário; dos 12 aos 19 no comércio e aos 21 anos , em 1931, ingressou na Fazenda Modelo de Criação do Ministério da Agricultura , em Pedro Leopoldo , pelas mãos de seu diretor , Dr. Rômulo Joviano.
Já , então, na condição de funcionário público federal , trabalhou até sua aposentadoria , com singular exemplo de assiduidade.
Sua primeira mensagem psicografada ocorreu a 8 de julho de 1927 , e a partir de 1931, com a supervisão espiritual explícita de Emmanuel , seu Benfeitor Espiritual , suas atividades mediúnicas , que se haviam iniciado de modo mais regular em 1927, ganharam notoriedade , com o lançamento de Parnaso de Além Túmulo , obra poética assinada por respeitáveis do Brasil e de Portugal , composta de poemas que bravamente resistiram à crítica literária , que, atônita , viu pelas mãos de um mineiro simples , até então desconhecido , descer ao nosso mundo uma catadupa de luzes , sob a inspiração de conhecidos poetas patrícios e de Além-Mar.
Surgiu uma sucessão de livros , romances , crônicas, mensagens , poesias , cerca de 440 obras (!), cujo número aumenta paulatinamente com trabalhos póstumos que estão surgindo , quais escrínios guardados por amigos do saudoso Chico e que começam vir a lume.
Todos os livros tiveram seus direitos autorais doados por Francisco Cândido Xavier a editoras espíritas que , além de divulgá-los , sem o objetivo de lucro , deveriam obrigatoriamente , e o fazem , destinar recursos a tarefas de cunho filantrópico, investindo em orfanatos , asilos , creches e atividades outras de solidariedade às populações carentes de nosso país.
Foi como se o céu dos espíritas cristãos subitaneamente se povoasse de novas estrelas , as instituições beneficentes , que se multiplicavam enfatizando uma das características das atividades da doutrina: a preocupação com o semelhante, com suas dificuldades materiais e espirituais , com os padecimentos físicos e as dores da alma.
Milhares de milhares de famílias , que perderam entes queridos, receberam , por décadas , mensagens dos familiares que partiram e puderam encontrar o norte perdido pela dor ingente, que as lágrimas testemunhavam nas reuniões públicas de Pedro Leopoldo e Uberaba em nossa Minas Gerais.
Quem observasse Chico Xavier lendo essas mensagens após recebê-las , notaria comovido que as lágrimas inestancáveis rolavam dos olhos cansados e lhe embargavam a voz , nos últimos tempos já mais fraca e cansada...
Muitas dessas mensagens fazem parte de livros que compõem o vasto acervo produzido pelo médium mineiro , cuja produção editada atinge os vinte e cinco milhões de exemplares , dos quais Chico nunca recebeu um único centavo.
Nosso Lar , sua obra mais vendida , já supera a tiragem de dois milhões e meio , e as edições de seus livros em inúmeros idiomas se multiplicam.
A mudança em janeiro de 1959 para Uberaba - MG , não alterou o rumo de sua vida de sacrifícios , não obstante a merecida aposentadoria como funcionário público federal , ligado ao Ministério da Agricultura , que viria a ocorrer em 1961.
Continuou a dedicar-se integralmente ao semelhante e à vivência do Evangelho , mergulhando noite adentro no exercício das tarefas que abraçara e que nada neste mundo conseguia sobrestar.
Sempre dormiu pouquíssimo , e , se necessário , atendia aos que o procuravam até o sol nascer. Isso ocorria nas reuniões públicas de Pedro Leopoldo e Uberaba - MG , nas viagens pelo país , quando do recebimento dos títulos de cidadania e nas tardes , noites de autógrafos , muitas das quais amigos queridos presenciaram , vendo o Chico despedir-se de cada pessoa com uma rosa na mão e , nos lábios , o sorriso amigo , iluminado pelas claridades da aurora , na manhã do novo dia que se iniciava.
Havia uma particularidade no Chico que muitos dos que dele se acercaram puderam observar: o perfume que dele transcendia, com intensidade variável e aromas diferentes.
Não era perfume , em hipótese alguma , de origem terrena, elaborado com nossas flores ou com fragrância de alfazema , e, sim , decorrente da presença constante junto dele de espíritos iluminados , como Sheilla , que o envolviam na atmosfera perfumada a evidenciar sua estatura espiritual. Era o perfume de sua alma.
Nas preces , rezas , orações , com a presença dele , se colocássemos garrafas de água para beber , o líquido incolor dos recipientes se perfumava e adquiria , por vezes , coloração branca como a neve mais pura das geleiras árticas. O mesmo ocorria com lenços que se colocavam em suas mãos. Ele no-los devolvia com perfume tão intenso e em tanta quantidade que ficavam molhados , gotejando...
Tenho amigos fraternos que ainda guardam em casa um lenço perfumado nessas condições há 30 // 40 anos.
Em seus comparecimentos frequentes na Televisão , soube cativar os lares que o viam e ouviam atentamente com sua mensagem de paz e esperança.
A apresentação que marcou sua longa convivência com a televisão brasileira deu-se em 1971 , no célebre Pinga-Fogo , da extinta TV Tupi de São Paulo , após o que Chico Xavier ocupou espaços em horários nobres , sempre com destacada audiência, nos principais programas da TV brasileira.
Lembro bem que Chico no Pinga-Fogo , então com 61 anos, submeteu-se a perguntas de telespectadores e do seleto grupo de personalidades do mundo cultural e meio jornalístico da época. Os lares brasileiros , magnetizados , ouviram-lhe as ponderações a respeito de temas que estavam em evidência no início da década de 70.
Deixou-nos aos 92 anos , no início da noite de 30 de junho de 2002 , do mesmo modo que sempre viveu. Sem dar trabalho a ninguém , sem demonstrar sofrimento ou qualquer ansiedade. Partiu para os Céus , para a sua Pátria Espiritual , sorrindo, como a nos dizer:
Amados amigos, amigas , eu os amo muito. Obrigado por tudo de bom que de vocês recebi. Se mo permitirem , peço-lhes: Amai-vos uns aos outros , como o Senhor nos amou...
Chico viveu e morreu como um justo , uma alma amiga , uma criatura despojada de valores outros que não sua simplicidade e o respeito a Deus. Sofreu com o sofrimento, sem, contudo, esconder-nos o seu sorriso generoso , amigo , de quem sempre estava de bem com a vida.
Espero que tenham gostado e por favor compartilhem , repassem , para que outros irmãos e irmãs , tomem conhecimento desse ser maravilhoso que passou por nosso mundo terrestre e hoje se encontra espiritualidade.
Namastê...
O Deus que existe em MIM , saúda o Deus que existe em VOCÊ...
Eu sou Ray Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário