sábado, 21 de abril de 2018

VIVA O DIA 21 DE ABRIL , DIA DE COMEMORAR O MINEIRO , SÃO-JOANENSE , PROTO-MÁRTIR DE NOSSA PÁTRIA GRANDE BRASIL , O ILUSTRE TIRADENTES , JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER !!!

VIVA O DIA 21 DE ABRIL , DIA DE COMEMORAR O MINEIRO , SÃO-JOANENSE , PROTO-MÁRTIR DE NOSSA PÁTRIA GRANDE BRASIL , O ILUSTRE TIRADENTES , JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER !!!
Pesquisas de Ray Pinheiro , depois de uma aula de história , de meu amigo , o historiador São-joanense , Dr. José Antônio de Ávila Sacramento , com minha admiração.
Joaquim José da Silva Xavier, conhecido popularmente como Tiradentes, nasceu em 1746 e há muito se falava em ser incerta a jurisdição territorial da Fazenda do Pombal , local onde o menino Joaquim José da Silva Xavier veio ao mundo. Importantes fatos históricos e decisões jurídicas aconteceram e vieram a pacificar alguma disputa oficial ou velada que pudesse haver dos vizinhos municípios de Ritápolis e Tiradentes com o Município de São João del-Rei - MG. Não há mais o que discutir sobre a cidadania do menino Joaquim José da Silva Xavier , a não ser que se descubram novos documentos confiáveis , o que é muito pouco provável que aconteça.
Então, não há mais razão alguma para haver polêmica sobre a cidadania do Alferes.
Ele morreu em 1792 , e podemos dizer que ele foi o dentista mais importante de toda a história brasileira , além de ser militar, tropeiro , comerciante , minerador e um respeitável ativista político , tendo atuado no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. Vale ressaltar , que em território brasileiro este São-joanense de São João Del - Rei - MG , Joaquim José da Silva Xavier é conhecido como grande herói da Inconfidência Mineira.
Filho de um português proprietário rural e de uma portuguesa que nasceu em uma colônia brasileira , Joaquim José da Silva Xavier , teve oito irmãos. Com apenas 9 anos , sua mãe morreu e apenas dois anos depois , foi a vez de seu pai. Por causa da morte prematura de seus pais , e por ser menor de idade , seu padrinho Sebastião Ferreira Leitão ficou responsável por ele.
Sebastião era um cirurgião dentista , e foi através dele que Tiradentes passou a se dedicar à profissão que lhe rendeu o apelido. Ele também trabalhou como minerador e mascate, e graças aos conhecimentos que adquiriu , tornou-se perito em reconhecer terrenos e em explorar seus recursos.
Em 1780 , alistou-se na tropa de Capitania de Minas Gerais e foi a partir desse momento que Joaquim José da Silva Xavier começou uma aproximação com grupos que criticavam o poderio português sobre as capitanias por onde circulava.
Por nunca ter conseguido na carreira militar uma promoção, Tiradentes pediu em 1787 uma licença da cavalaria. Durante o período em que esteve afastado do trabalho militar , Tiradentes morou no Rio de Janeiro e passou a idealizar alguns projetos, como a canalização dos rios Maracanã e Andaraí , entretanto, não teve aprovação para que as obras pudessem ser executadas. Esse fato fez com que Tiradentes aumentasse todo o seu repudio pelo domínio dos portugueses.
Por isso , quando voltou para Minas Gerais , passou a pregar a favor da independência da capitania , Vila Rica.
A nossa Inconfidência Mineira:
Em 1789, além de todo o cenário que vinha acontecendo em Minas Gerais e por causa do descontentamento da população, a Coroa aplicou a Derrama , um imposto português que acabava reservando um quinto de todo o tipo de minério que era extraído em Portugal e em suas terras dominadas.
A população que já estava descontente , os líderes do movimento foram às ruas de Vila Maria para pregar a República. Mas , antes que essa pequena revolta se transformasse em revolução , Joaquim Silvério dos Reis , Inácio Correia de Pamplona e Basílio de Brito Malheiro do Lago , acabaram deletando o movimento aos portugueses em troca do perdão de suas dívidas.
Alguns anos depois , Joaquim Silvério dos Reis estava jurado de morte e seu assassinato estava sendo planejado.
A Derrama já havia sido suspendida pelo Visconde de Barbacena. Tiradentes foi preso em 10 de maio , enquanto tentava contatar Joaquim Silvério dos Reis. Poucos dias depois, o Visconde de Barbacena iniciou a prisão do resto dos inconfidentes.
Os inconfidentes que mais se destacaram foram: Inácio José de Alvarenga Peixoto , Manuel Rodrigues da Costa , o poeta Cláudio Manuel da Costa e o ex-ouvidor Tomás Antônio Gonzaga.
Os participantes desse movimento pleiteavam que o Brasil, em especial a província de Minas Gerais , tivesse um governo totalmente independente de Portugal , republicano , e ainda a criação de indústrias no país.
Quando foram presos , os inconfidentes aguardaram por cerca de três anos que o processo se finalizasse. Inicialmente , todos foram condenados à morte , mas Dona Maria I alterou a sentença de todos os revoltosos , excluindo apenas Tiradentes, que ainda continuo com a pena capital.
Tiradentes foi o único dos revoltosos que assumiu a responsabilidade pela sua participação no movimento e assim, seus companheiros acabaram sendo inocentados. Isso se deve provavelmente por ter sido o inconfidente que tinha a posição social bem mais baixa quando comparado aos demais integrantes.
A procissão que se seguiu antes de sua execução foi uma verdadeira encenação feita pela coroa portuguesa , que procuravam demonstrar sua força. A leitura de sua sentença acabou estendendo-se por dezoito horas , e a ira da população que acabou presenciada toda a cena foi despertada. A intenção dos portugueses por sua vez , era de intimidar a população.
Tiradentes então foi executado e teve o corpo totalmente esquartejado. As partes de seu corpo foram distribuídas pelas cidades onde pregava a independência e pregava seus discursos de revolução: Queluz , Inconfidência (antiga Santana de Cebolas), Barbacena e Varginha do Lourenço.
Por sua vez , a cabeça de Tiradentes foi colocada exposta em um poste no centro de Vila Rica , uma forma de inibir outros revoltosos e outros movimentos. Depois disso , sua cabeça nunca mais foi localizada. A casa em que morava foi totalmente destruída e no terreno , jogou-se sal para que nunca mais nada germinasse.
Tiradentes foi executado no dia 21 de abril do ano de 1792 , dia que até hoje é visto como feriado nacional. Em sua homenagem, uma cidade mineira , vizinha de São João Del Rei - MG , SEU BERÇO NATAL , recebeu o seu nome , Tiradentes.
Eu sou Ray Pinheiro , um SÃO-JOANENSE nato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário