quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

QUANDO QUASE NOS AFOGAMOS EM UM OCEANO DE INDAGAÇÕES !!!

QUANDO QUASE NOS AFOGAMOS EM UM OCEANO DE INDAGAÇÕES !!!

Então a virgem se alegrará na dança, como também os jovens e os velhos juntamente; e tornarei o seu pranto em alegria, e os consolarei, e lhes darei alegria em lugar de tristeza.
O mesmo Senhor que permitiu as tristezas do cativeiro, prometeu uma futura alegria estruturada por ele. Isto o Senhor nos declara, através do profeta Jeremias: “Então as moças, os moços e os velhos vão dançar e se alegrar. Eu os animarei e mudarei o seu choro em alegria e a sua tristeza em prazer”.
Por mais que nos esforcemos, não conseguimos entender nem aceitar as estratégias que Deus usa para nos abençoar. Experimentamos coisas que, no princípio, parecem boa dádiva. Aos poucos, porém, começamos a perceber os prejuízos que irão significar. Aí, como descobrir o que é de Deus e o que pertence às limitações humanas?
Quando quase nos afogamos em um oceano de indagações, apelamos para o Evangelho. E, quando o fazemos com uma visão do Senhor sobre a sua absoluta soberania. Como na afirmação de Paulo, que nos assegura que o Senhor faz contribuir TODAS AS COISAS para o bem daqueles que o amam. Como se consegue perceber que, da provação, o Senhor está construindo nossa alegria? Quando nos agarramos no amor que ele demonstra por nós – e na resposta de amor, que devemos a ele. O Senhor continua querendo mudar nossa tristeza em prazer.
E continuo comentando , havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, segundo a Escritura, nosso mestre Jesus subiu a um monte para ensinar. Essa é a atitude natural para um orador proferir um discurso a céu aberto, pois a posição superior ajuda a propagação da voz (jamais podemos nos esquecer que o mundo cristão não tinha os mesmos recursos que possuímos hoje). Contudo, há dois aspectos interessantes nesse texto que valem a nossa reflexão.
O primeiro, diz respeito a antiga outorga da Lei, que foi dada por Deus a Moisés, em cima de um monte. A antiga Lei veio do monte, a nova lei também procede de lá, porque porque nosso amado mestre Jesus e o Pai são um . O povo temeu a presença majesstosa de Deus e pediu a Moisés que fosse ele quem falasse. Deus é tão maravilhoso que, já que o povo queria um ser humano falando, Ele se fez homem a fim de nos revelar a sua vontade ! Ele queria nos comunicar a seguinte verdade: "vou falar com você de um modo que você será capaz de compreender". Ele é o Deus do Alto, que desceu por amor a nós.
O segundo aspecto que observo é que, estando acima , Jesus se mostrou como a Cabeça do Corpo, aque ele que governa sobre ela. Para sermos discípulos, não podemos desejar estar acima de Cristo, o que significa, na prática, viver distante do seu Senhorio. O verdadeiro discipulado é aquele em que Jesus governa a comunidade e esta, em humilde submissão, aprender a ser como ele, mas nunca maior ou melhor do que ele, porque
ele está acima de tudo e de todos.
Dominus Tecum...
Soli Deo Glória...
Dominus Vobiscum...
Namastê...
Eu sou Ray Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário