domingo, 6 de novembro de 2016

AMAR É UMA COISA , GOSTAR É OUTRA COISA !!!

AMAR É UMA COISA , GOSTAR É OUTRA COISA !!!
Pois é , minhas amigas , meus amigos , este escriba Ray Pinheiro , continua com seus comentários , enquanto for prazeroso , então vamos lá: Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus da eternidade;
A tradição dos religiosos judaicos mandava amar os amigos e odiar os inimigos. O ensino de nosso mestre Jesus é completamente diferente: “Mas eu lhes digo: amem os seus inimigos e orem , rezem , façam preces , pelos que perseguem vocês, para que vocês se tornem filhos do Pai de vocês que está no céu da eternidade.”
Amar é uma coisa. Gostar é outra coisa, bem diferente. Gostar é uma expressão da minha identidade pessoal: uns gostam mais do doce, outros gostam mais do salgado. Já a postura de amar constitui uma atitude resultante de uma decisão adulta, consciente, espiritualmente amadurecida. eu não me sinto na obrigação de gostar de hábitos que eu considere nocivos e prejudiciais. Por esta mesma razão, decido amar pessoas de mau caráter, orando , rezando , fazendo preces por elas numa boa mesmo.
Amar os inimigos é uma prática que aprendemos com o Espírito de luz do Cristo. Nosso mestre Jesus nos ensinou que amar inimigos enriquece espiritualmente nossa condição de filhos de Deus. Porque o Senhor, ao “amar o mundo” manda a bênção das chuvas tanto para os justo, quanto para os injustos. A parábola do joio e do trigo nos declara que só na espiritualidade os justos e injustos terão as recompensas de sua conduta. Cultivar inimigos nos faz mal. Amar os inimigos amadurece nossa vida cristã.
Quanto, porém, ao amor fraternal, não necessitais de que vos escreva, visto que vós mesmos estais instruídos por Deus que vos ameis uns aos outros;
Podemos cultivar o amor fraternal socorrendo os irmãos. Existem situações que excedem o encorajamento e a consolação, pois exigem atitudes socorristas que cancelem ou amenizem o sofrimento de cristãos mergulhados em tribulação. Para poder socorrer os que necessitam, o mundo cristão organiza ações sociais que tornem o seu amor visível e palpável. Esse tipo de trabalho dos cristãos é fundamental para que ela deixe a sua assinatura no mundo.
A essência do evangelho está no cuidado com aqueles que são menos favorecidos. A cristandade demonstra sua cumplicidade com o amor de Deus quando promove justiça social, amparando, exercendo compaixão e cuidando daqueles que mais precisam. Por isso, não encare o trabalho social como "mais uma das coisas que os cristãos devem fazer", mas como "o cerne da nossa religião". Pregar o evangelho e cuidar do bem estar do meu semelhante: essa é a religião de Deus!​
Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos;
O grande atrativo das riquezas materiais é o imediatismo dos seus benefícios. Em nossa civilização materialista, quase tudo tem seu preço marcado. E, porque a cultura do consumismo depende do acúmulo de coisas e bens, nosso materialismo nos vem ensinando que somente as riquezas nos garantirão bem estar. O apóstolo Paulo nos ensina o oposto a tudo isso: “aos que têm riquezas neste mundo ordeno que não sejam orgulhosos e que não ponham a sua esperança nessas riquezas, pois elas não dão segurança nenhuma. Que eles ponham a sua esperança em Deus, que nos dá todas as coisas em grande quantidade, para o nosso prazer!”.
Paulo nos exorta a por nossa esperança em Deus, porque, como o próprio Senhor afirmou, “Minha é a prata e Meu é o ouro”. Jó deixou bem claro que sua esperança no Senhor em nada dependia das bênçãos materiais: “Nasci nu, sem nada. E sem nada vou morrer. O Senhor deu, o Senhor tirou: louvado seja o nome do Senhor”.
Nosso desafio, como discípulos de Cristo, não é pedir riquezas para esperar no Senhor. Nosso desafio não é pedir riquezas, para fortalecer nossa esperança no Senhor. Nosso desafio é cultivar nossa esperança no Senhor, a despeito da presença ou ausência das riquezas.​
​Quanto, porém, ao amor fraternal, não necessitais de que vos escreva, visto que vós mesmos estais instruídos por Deus que vos ameis uns aos outros;
Podemos cultivar o amor fraternal consolando os irmãos. Consolar é ser capaz de se colocar dentro do sofrimento de alguém e dividir a carga para que seja menos pesada a quem sofre. É aquela disposição santa que nos leva a querermos, sinceramente, que a vida de alguém que sofre seja melhor pelo simples fato de que você se preocupou com o seu bem estar.
O Espírito de luz é chamado no Evangelho de Consolador. Por isso, acredito que um cristão cheio do Espírito de luz é um cristão cheio de consolação. Já imaginou como seria gostoso entrar em uma Casa Espirita , Igreja e outros , abatido e ter pelo menos dois ou três irmãos em Cristo , atentos ao seu semblante abatido, dispostos a lhe dar um abraço apertado e lhe dizer ao menos assim: "aconteça o que acontecer, conte comigo, estarei orando , rezando e em preces por você!". Deus tem chamado você para consolar cristãos que sofrem. Ele pode contar com a sua cooperação?​
Namastê...
Eu sou Ray Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário