sexta-feira, 4 de novembro de 2016

CAMINHAR NA SANTIDADE , EIS UMA QUESTÃO !!!

CAMINHAR NA SANTIDADE , EIS UMA QUESTÃO !!!
Minhas amigas , meus amigos , no calendário Católico Apostólico Romano , celebramos a Festa de Todos os Santos. Muitas vezes, ao pensar em “todos os santos”, pensamos naqueles que heroicamente venceram os intemperes da vida e chegaram à santidade e hoje se encontram no Céu da eternidade. Mas na verdade a festa não é só para estes e sim para “todos” os que estão em Cristo. Neste sentido temos que refletir sobre a “Comunhão dos Santos”. Afinal, quem faz parte desta comunhão? A cristandade nos orienta que existe “três estados nos cristãos” A Cristandade militante, nós que estamos neste mundo; A Cristandade padecente, aqueles que estão em processo de purificação na espiritualidade; e a Cristandade triunfante, aqueles que já alcançaram a glória em Deus. Todos estes três estados formam o legado de Cristo e estão em comunhão, portanto são santos. A santidade não é uma propriedade em que se adquire como a compra de um bem (casa, carro, fazenda...), mas é participação naquele que é santo. “O termo ‘comunhão dos santos’ tem, pois, dois significados intimamente interligados: ‘comunhão nas coisas santas (sancta)’ e ‘comunhão entre as pessoas santas (sancti)’".
Somente Deus é Santo e todos aqueles que têm Deus em sua vida são santos e participam das coisas santas. Assim, a espiritualidade está no topo da comunhão dos santos, pois com ela estamos intimamente ligados a Cristo, “participantes de seu Corpo e de seu Sangue para formarmos um só corpo; denominam-se ainda as ‘coisas santas’: ta hagia (pronuncia-se ‘ta háguia’ e significa ‘coisas santas’); ‘sancta , coisas santas” este é o sentido primeiro da “comunhão dos santos”.
Meditando sobre a leitura de Apocalipse deparamos com uma revelação da qual deveríamos meditar longamente. São João nos fala de cento e quarenta e quatro mil das tribos de Israel. Isto quer dizer que a totalidade do povo escolhido será salva (povo de Israel), não exatamente todos, mas a totalidade – Depois ele diz: “vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar”. Então estaremos lá, nós que atendemos o chamado de Cristo e fomos inseridos em seu Corpo Místico pela fé. A salvação está garantida, Ela é de graça e foi Cristo quem a conquistou na Cruz. Precisamos, sim, caminhar na santidade, isto requer esforço e muita luta, por isso que o texto diz: "Esses são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro".
O nosso texto comentário também, nos apresenta orações, preces , rezas , que os salvos irão proclamar, e vejo que deveríamos decorar estas orações, preces , rezas , são lindas, fortalecem nosso coração e nos impulsiona a querer mais e mais nossa presença neste momento de Glória: “Todos proclamavam com voz forte: ‘A salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro’". E outra: E adoravam a Deus, dizendo: "Amém. O louvor, a glória e a sabedoria, a ação de graças, a honra, o poder e a força pertencem ao nosso Deus para sempre. Amém".
Por isso que a exigência do Evangelho vai além dos dez mandamentos, se estes são para uma boa educação de um filho de Deus que deve seguir o bom caminho amando a Deus, o próximo e a si mesmo, as Bem Aventuranças ultrapassa as forças humanas e busca a vida no Espírito de luz. Somente na Vida no Espírito de luz se consegue viver a Bem Aventurança. Portanto, não é sermos simplesmente seres humanos, mas sermos pessoas espirituais, que buscam uma vida mística, uma transcendência em uma comunhão profunda com Deus.
Afinal até onde podemos caminhar na vida espiritual? Qual é o limite de sua experiência com Deus? Temos um corpo material e uma Alma Espiritual e podemos nos relacionar nestes dois planos e recebermos o Espírito de luz, que nos conduz na relação sobrenatural, onde podemos falar com Deus e experimentar as coisas da eternidade. Portanto, tudo está em nossas mãos, basta querer e se aventurar nas coisas espirituais.
Vale a pena deixar tudo para conquistar o maior prêmio que podemos conquistar: “somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando nosso mestre Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é”.
Namastê...
Eu sou Ray Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário