sábado, 26 de agosto de 2017

QUANDO A PESSOA TEM APEGO , ELA BLOQUEIA A MUDANÇA NESTE MUNDO TERRESTRE !!!

QUANDO A PESSOA TEM APEGO , ELA BLOQUEIA A MUDANÇA NESTE MUNDO TERRESTRE !!!
Meus amigos , minhas amigas , com a autoridade de ex Seminarista Católico Salesiano , e hoje um estudioso da Doutrina Espirita Cristão , sem medo das criticas dos preguiçosos fariseus (aqui tem aos montes) escrevo mais um artigo estudo sobre o desapego.
Desapego está relacionado com sua responsabilidade pela própria vida. Portanto, é uma forma de ter carinho por si mesmo.
A evolução espiritual obriga a pessoa a aprender. Aprender obriga a pessoa a mudar. Quando a pessoa tem apego, ela bloqueia a mudança. O sofrimento aparece mais forte.
A evolução tem sua própria lógica: quem tenta bloqueá-la é “punido” com mais sofrimento.
Portanto, evoluir, aprender, amadurecer e desenvolver sabedoria são formas de ter carinho e cuidado por si mesmo.
Todos estes benefícios ficam mais distantes se há o apego boicotando a transformação / evolução.
Quando alguém evolui, o grande beneficiário é a própria pessoa.
Outras pessoas também serão beneficiárias da sua evolução, porque a sabedoria ajuda a tornar tudo mais simples e mais tranquilo.
Resumindo: o apego mantém a pessoa presa no passado. Bloqueia ou atrasa a evolução, criando sofrimento.
Um exemplo real:
Cristiano sempre foi sedentário. Envelheceu sem fazer exercícios e sem fortalecer os músculos do seu corpo. Aos setenta anos, estava com dificuldades de andar, o que aumentava seu risco de queda e de se machucar. Uma nova situação de vida. Mas, sua cabeça estava no passado, quando tinha força o suficiente para andar sem riscos. Ele dizia: "andei até hoje sem bengala, vou continuar andando sem apoio". Preso no passado (manteve a ausência de fortalecimento da perna e não aceitou a bengala) ele não se preparou para os desafios do presente. Um dia ele caiu e quebrou a perna. Passou meses na cama, sentindo dores.
A história do Cristiano seria diferente se o desapego dominasse sua mente. O que significa desapego nesta situação? Primeiro: aceitar que a perna estava mais fraca. Segundo: perna fraca tem que ser fortalecida. Terceiro: decidir o que fazer para fortalecer a perna.
Com o desapego, a pessoa faz o que a realidade mostra que é necessário e NÃO o que ela quer.
E este escriba Ray Pinheiro quer que vocês , meus amigos , minhas amigas , prestem atenção:
o apego tornou-se um processo de auto boicote que gerou uma vida pior para o Cristiano. Não é só o físico que piorou. Ele não desenvolveu qualidades porque não enfrentou positivamente os desafios da vida. Ao contrário, ele reforçou comportamentos negativos que geraram mais sofrimentos.
Apego é uma forma mais sutil de auto boicote.
Muito comum é o apego boicotar a evolução profissional da pessoa. Ela fica estagnada e com o tempo a força interior e a satisfação vão ficando menor. Desta forma, nada muda. (Leia: Eles preferem sofrer com o que é conhecido por terem medo do desconhecido. )
Preste atenção: evoluir, aprender, amadurecer, conquistar, fazem com que haja transformação na vida. Portanto, sempre haverá alguma perda.
Perder gera dor. Como lidar com ela?
A dor da desilusão é a dor da verdade revelada. Você é obrigado a enxergar a verdade e isto te dói bastante.
A dor da perda de um parente, por exemplo, é a dor da autonomia; seguir sem ele, mas seguir em equilíbrio e com justiça é o que devemos fazer.
A dor da perda de um namorada , namorado , também é a dor da autonomia. Cada um vai seguir seu próprio caminho distante um do outro, sem se apoiarem e sem companheirismo.
A dependência emocional cria um vazio. O outro significava muito e agora não há mais o outro. Fica o vazio, fica o desconforto de seguir sem a pessoa.
O tempo continua e todos os momentos são de recomeço.
Algo sempre fica para traz, a fim de que se abra espaço para o novo , ah! esse novo.
É preciso aceitação para deixar em paz o que não vem junto. E assim, tornar-se leve para enfrentar as novas batalhas.
É preciso do desapego para seguir em frente e abrir espaço para as novas conquistas, novos aprendizados, novas sabedorias e muitos sentimentos nobres.
O lugar certo para guardar o que ficou para traz é a gratidão.
A gratidão fortalece e motiva. É justo que quem se esforça tenha a paz e a consciência tranquila que a gratidão propicia.
Os frutos da evolução espiritual são muitos: gratidão, perdão, sabedoria, etc. Os frutos de bloquear a evolução também são muitos: rancor, dor, sofrimento, etc.
Se você quer estar no polo da evolução deve aceitar a sua realidade e tornar-se solidário com o novo que existe no presente. Sim, no presente sempre existe algo novo. O presente é a junção do passado com algo novo; nunca é a mera repetição do passado.
Atenção: desapego significa viver no presente. Significa estar livre para construir um futuro melhor.
Você deve deixar ir o que já está indo embora. Coloque o seu amor nas “novas sementes” que estão surgindo.
Sua vida é sua plantação. Cada vez que houver a colheita, a terra tem que ser arada novamente.
Se não arar, sua vida ficará mais difícil. Se não plantar, haverá mais sofrimento. Se não colher, haverá desânimo e desistência.
Desapegue, para que cada ciclo da vida seja cumprido em seu tempo certo. É a melhor forma de diminuir o sofrimento e aumentar a satisfação.
Não tenha receio de seguir sua vida com autonomia e algumas feridas. Elas serão a prova de que aprendeu por si mesmo e aprendeu de verdade.
Siga em frente, aceite as perdas, aceite que muitas pessoas não te acompanharão durante sua vida.
Apego é paralisação. Apego é fruto do medo de seguir adiante. Medo da perda e a negação da eterna transformação da vida.
Compreenda: grande parte da sua vida será superada e terá um lugar reservado no seu coração sob a forma de gratidão, compaixão e senso do dever cumprido.
Siga em frente! Mantenha-se sintonizado com o amor, a bondade, a compaixão e tantos outros sentimentos nobres que devem ser cultivados no presente e no futuro. É desta forma que as feridas são cuidadas e transformadas em oportunidades, amadurecimento e novas conquistas.
Namastê...
Eu sou Ray Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário