quarta-feira, 16 de maio de 2018

​PENSO QUE A CARIDADE NÃO PODE SER APARENTE , SEM VIDA PRÓPRIA !!!

​PENSO QUE A CARIDADE NÃO PODE SER APARENTE , SEM VIDA PRÓPRIA !!!
17 // 05 // 2018.
Meus amigos, minhas amigas, mais um texto pesquisa de cunho religioso sem fanatismos e preconceitos religiosos.
A caridade segundo nosso Mestre Jesus é uma ação benfeitora, capaz de modificar a criatura em todos os sentidos, tanto a quem oferta, quanto a quem recebe. Ela é o amor na sua mais alta expressão, é a benevolência conduzindo ao entendimento. Ela é a indulgência despertando a esperança divina no coração; é o esquecimento das ofensas transmutando toda a violência em paz para os sentimentos.
Quando o Mestre Jesus pediu para amarmos a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a nós mesmos, resumiu ele o trabalho de caridade na sua claridade, onde se gera a união de todos os seres. A caridade pura não se restringe somente em comida, veste ou teto; ela se estende em todas as direções que possamos entender. Ela salva, porque todo gesto de amor nos leva a Deus e nos faz ver nosso Mestre Jesus dentro de nós, sorrindo porque ajudou-nos a vencer a nós mesmos.
Desfrutamos a vida pela caridade de Deus, desfrutamo-la pelos valores do amor, pela caridade de nosso Mestre Jesus. Em todo o trabalho que fizermos, não nos esqueçamos da caridade, pois ela ilumina a vida e nos faz viver na plenitude do amor.
A benevolência é tão grande, que ela se manifesta de modo diferente para cada criatura, de acordo com o seu entendimento. Eis aí a justiça nos caminhos da fraternidade.
Quando encontramos um rico, devemos sentir o mesmo amor que ao depararmos com um pobre; devemos despertar a alegria por estarmos diante de um ser humano. Os bens materiais pertencem a um só dono e todos nós somos herdeiros, para usarmos sem que o abuso nos prejudique a vida.
Não podemos enganar a vida, manifestando o que não somos, para termos o que não possuímos. O polimento social tem o poder de mudar por fora, mas a intimidade permanece do modo que a evolução atingiu. As mudanças de dentro é que mudam por fora. O que conquistamos são valores eternos, e o que mostramos sem a conquista é breve e o vento leva.
A caridade não pode ser aparente, sem vida própria.
A verdadeira é luz do coração, na maturidade da alma. Os que desejam viver na ilusão são como aqueles a quem se refere o Evangelho, que recebem a luz, mas permanecem nas trevas. Estevão assim disse, com propriedade:
Vós que recebestes a lei por ministério de anjos, e não a guardastes.
As bênçãos dos Céus, não encontrando ressonância na intimidade, não podem fazer moradia nos escaninhos da alma.
A caridade, como entendia nosso Mestre Jesus, é solidária e justa em toda a sua amplitude; é ponderada, para escolher com mais discernimento; é alegria com pureza de sentimentos. Ela é o próprio amor querendo nos falar de Deus.
Nosso Mestre Jesus Cristo não somente entendia desta forma a caridade, mas, muito mais, era ele a própria caridade na manifestação do Pai na Terra. O homem que conhece a caridade e a pratica, não se distancia de ninguém, por ser tal ou qual companheiro inferior em muitos aspectos. Ele se aproxima de todos com a mesma gratidão pela vida, ao colocá-lo junto a todos, compreendendo que todos são filhos do mesmo Deus.
Verifiquemos o sol, a chuva e o próprio ar, que não escolhem a quem clareia, a quem mata a sede e sobre quem sopra.
A caridade a justiça, na mais alta vibração de amor.
Do ponto de vista espiritual, o direito de propriedade dos bens imperecíveis do Espírito são ilimitados. Tudo é de Deus e, consequentemente, dos seus filhos, porém, é de ordem divina que saibamos usar os bens que possuímos.
Mesmo se adquirimos as coisas com honestidade, convém à lei que as saibamos usar com discernimento, não buscando prender os valores de modo a não servirem para ninguém.
A circulação dos valores é lei natural que dá vida às coisas que se movimentam...
O usurário guarda seus bens, mas esses bens guardados não servem nem para ele nem para os outros, e Deus nada fez para ficar imóvel. Se não se precisa de tais ou quais roupas, que sejam dadas a quem precisa. Que se aja assim com a comida, a bebida, os alimentos e com a própria força espiritual que emana dos conhecimentos: passemo-la para os que carecem de instrução. A nossa boca foi feita para falar e os ouvidos para ouvir. Não os fechemos, que estaremos fechando os condutos por onde passa a luz para o nosso coração.
Usemos tudo que Deus nos deu. A vida é circulação, o que podemos notar em todos os reinos da natureza. Na posição do homem, no grau em que se encontra para a luz, por ignorância ele tenta interromper o crescimento dos seus próprios valores.
O Espiritismo Cristão, o qual este escriba é um estudioso, pela ação dos benfeitores espirituais, envia mensagens de todas as ordens para os homens, no sentido de que eles trabalhem na caridade, porque fora dela não há salvação, e essa caridade com nosso Mestre Jesus se divide em mil mãos, capazes de ajudar servindo a todos os povos e despertando todas as nações para a paz universal, usando as coisas sem desperdício e alimentando a vida pelos processos do amor...
Pode ser ilimitado o direito de propriedade das coisas materiais, conquanto possamos encaminhá-las rumo às necessidades dos que sofrem, dos famintos de pão, de vestes, de teto e de paz. O amor não tem limites; podemos amar em todas as direções. O milênio que se aproxima vem nos favorecer um ambiente de compreensão, de modo que a Doutrina Cristã dos Espíritos encontre os corações preparados para que possam amar a Deus em todas as coisas, e sentir o próximo na igualdade que Deus os criou. O mundo, por enquanto, não suporta mais luz do que a que nele se encontra. Até essa traz um pouco de distúrbio nos sentimentos de quem não esteja preparado para ela, qual aconteceu com os discípulos do Cristo, quando ele foi orar.
Levantando-se da oração, foi ter com os discípulos e os achou dormindo de tristeza.
É o que ocorre com certos companheiros: desejam avançar no despertamento espiritual, mas quando chegam as provas, as lutas internas, passam a dormir de tristeza nos campos de luta. Devemos nos preparar para as lutas com nós mesmos, para vencer todas as dificuldades e acender a luz no coração.
É certo que tudo que adquirimos legitimamente é nossa propriedade, entretanto, é preciso saber que uso vamos fazer desta propriedade. É bom que saibamos que no universo, por lei, nada para. A vida é movimento, porque Deus não cessa de criar, e nosso Mestre Jesus está sempre operando. Se assim não fora, a Terra já não existiria mais.
Os direitos dos homens na Terra são mutáveis, porque eles estão em um processo de ascensão. A cada dia surgem novas coisas e novas leis humanas; reformam-se as leis constantemente, porque o progresso é Deus ativando seus filhos para o despertamento maior. É por isso que em um século as leis por vezes são normais e já em outro entram na decadência. No entanto, a substituição é o amparo dos próprios homens inspirados pelos benfeitores que dirigem as nações.
Repetimos que a verdadeira propriedade são os talentos de vida, colocados por Deus no coração das criaturas, na cidadã da consciência.
Namastê...
Eu sou Ray Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário