quarta-feira, 15 de abril de 2015

AH! SER CRISTÃO É PRATICAR A JUSTIÇA !!!

 SER CRISTÃO É PRATICAR A JUSTIÇA !!!

Que faz justiça ao órfão e à viúva, e ama o estrangeiro, dando-lhe pão e roupa.
Pessoas cujos pais e maridos não deixaram herança suficiente para suprir suas necessidades viviam como párias, dependendo das esmolas da sociedade. Por isso, a Lei de Moisés insistia nos direitos e necessidades dos órfãos e das viúvas: “Ele defende a causa do órfão e da viúva e ama o estrangeiro, dando-lhe alimento e roupa”.
Um denominador comum, na mensagem dos chamados Profetas Menores, foi a injustiça praticada contra as viúvas e os órfãos. Suas denúncias vinham sempre atreladas às injustiças sociais, que sempre aconteceram quando o povo e suas autoridades se desviaram da obediência ao Senhor. Não foi por acaso que a mensagem de nosso mestre Jesus deu ênfase aos direitos dos pobres e humildes. E, também, não foi por acaso que os escritores do Novo Testamento insistiam no ensino do “Reino de Deus e sua justiça”.
A frase “órfãos e viúvas” pode ser vista como a bandeira dos seguidores do Cristo. Ser cristão é praticar justiça. ser cristão é cuidar dos necessitados. Ser cristão é fazer causa comum com os fragilizados. Ainda que alguns ouvintes de nosso mestre Jesus não apreciem a decisão do Senhor de fazer chover sobre as plantações dos justos e, também, dos ímpios, é essencial que não interpretemos o Evangelho a partir da miopia dos nossos preconceitos. Nosso Senhor e mestre Jesus continua sendo o justo e amoroso Deus dos pobres e dos ricos.
Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que o mestre Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.
O auto exame parece ser uma disciplina importante na teologia paulina. Ele o recomenda e em outras de suas cartas. O cristão pode se beneficiar dessa disciplina, observando seus atos a luz do evangelho e da doutrina cristã e sinalizando áreas em que ainda há deficiência.
O Evangelho não apresenta um passo a passo para o auto exame, por isso, creio que cada cristão deve executá-lo segundo a medida de fé que recebeu. Ao identificar pecados, maus hábitos, costumes que não glorificam a Deus ou outras coisas semelhantes a essa, aplique a Palavra de Deus a serem trabalhadas.
O Evangelho não apresenta um passo a passo para o auto exame, por isso, creio que cada cristão deve executá-lo segundo a medida de fé que recebeu.
Ao identificar pecados terrestres, maus hábitos, costumes que não glorificam a Deus ou outras coisas semelhantes a essa, aplique a Palavra de Deus. O poder do Espírito de luz que opera em nossa santificação nos ajudará sujeitar a carne a vontade divina, para que sejamos cada dia mais parecidos com nosso amado Jesus enquanto terrestres.
Soli Deo Glória...
Dominus Tecum...
Dominus Vobiscum...
Namastê...
Eu sou Ray Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário