terça-feira, 22 de setembro de 2015

A CONCLUSÃO DE NOSSO MESTRE JESUS NÃO DEIXA MARGEM PARA DISCURSSÕES !!!

A CONCLUSÃO DE NOSSO MESTRE JESUS NÃO DEIXA MARGEM PARA DISCURSSÕES !!!

Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.
Em nosso relacionamento com Deus, é essencial aceitar o fato óbvio de que o Criador conhece, em todos os detalhes cada necessidade funcional de cada criatura. Por isso, nosso mestre Jesus nos declarou: “E quando orarem, rezarem ou fazerem preces , não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam antes mesmo de o pedirem”.
O complicador de nossas orações, rezas , preces , explicou nosso mestre Jesus, é nossa tendência de encará-las segundo a miopia da teologia “pagã”. Nas religiões humanizadas, a prática da oração , reza e preces , é feita dentro de uma perspectiva de barganha, na qual a divindade tem precisão de nossas ofertas. Daí a crítica de nosso mestre Jesus: “eles pensam eu por muito falarem serão atendidos”. A conclusão do Mestre não deixa margem para discussão: “não sejam iguais a eles”!
Para que orar, rezar , fazer preces , então, se não for para fazer pedidos? A resposta antecipada de nosso mestre Jesus se chama “Oração para Cristãos” – a popularmente prece do “Pai Nosso”. No seu texto, há trechos de pedidos: o pão “nosso” de cada dia (lembram-se do maná diário, no deserto?); ajuda-nos na realidade das tentações (lembram-se de que “no mundo tereis aflições”?); perdoa as nossas faltas (na medida da nossa prática do perdão...). O conjunto da oração ensinada e incompreensível da nossa comunhão pessoal com o Senhor. Vale a pena, então, aprender de Jesus: Ele sabe o que não sabemos.
Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar?
O segundo ponto que observo é que a moeda precisava ser encontrada. Na parábola, ela está perdida dentro da casa. Mas, como é apenas um objeto inanimado, ela não tem consciência disso. As casas das aldeias israelitas não tinham janelas. O que haviam eram pequenas frestas por onde entrava a luz do sol. O interior dessas casas, portanto, era bastante escuro (por isso, a mulher acende a candeia para procurar a moeda). O homem sem Deus vive na escuridão. Ele precisa ser iluminado pela luz espiritual para ser encontrado.
Quando observo em nossos dias homens e mulheres aprisionados pela incredulidade, irmãos espiritas , católicos , evangélicos , outros , querendo ser donos da verdade em sites sociais , na internet e outros , jovens perdidos na prostituição e na criminalidade, crianças sendo aplaudidas pelos pais quando cantam e dançam músicas eróticas, percebo que as trevas que envolvem a nossa sociedade são densas e terríveis. Contudo, maior que a escuridão do mundo é o brilho da graça que emana do evangelho de nosso mestre Jesus Cristo. Ele pode encontrar o mais vil pecador. Ele pode achar a mim e a você meu amigo , minha amiga!
Soli Deo Glória...
Dominus Tecum...
Dominus Vobiscum...
Namastê...
Eu sou Ray Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário