segunda-feira, 28 de setembro de 2015

PESQUISA EFETUADA POR RAY PINHEIRO EM VARIOS SEGMENTOS DA INTERNET !!!

PESQUISA EFETUADA POR RAY PINHEIRO EM VARIOS SEGMENTOS DA INTERNET !!!

28 // 09 // 2015.

Qual é a pressão arterial considerada normal para nos terrestres?...
Muitos falam “12 por 8”. Outros 120 por 80. Há quem diga “11 por 7” ou então “14 por 9”. Muitos números diferentes e muito potencial para confusão. Vamos entender qual é, afinal de contas, a pressão arterial considerada normal e como aferi-la corretamente.
A medida da pressão arterial é normalmente aferida em mm de Hg (milímetros de mercúrio). Considera-se como pressão normal a medida que está entre 120 e 80 mm de Hg. Para simplificar, na rotina e prática clínica diárias os profissionais de saúde suprimem o último zero e corriqueiramente fala-se “12 por 8”. Portanto, 120 por 80 ou “12 por 8” querem dizer a mesma coisa e são os números que expressam a pressão arterial normal.
Para entender com mais facilidade o que estes dois números significam, vamos imaginar que nossas artérias são como uma “estrada” onde a velocidade permitida para os carros situa-se entre 120 km/h e 80 km/h. Acima ou abaixo desta velocidade, considera-se potencial risco para acidentes; ou porque se está muito devagar ou muito rápido.
A hipertensão arterial – ou pressão alta – associa-se a um risco maior de outras morbidades potencialmente fatais, como infartos agudos, derrames ou doenças renais, por exemplo.
O estilo de vida de cada um também contribui para as elevadas taxas de hipertensos no mundo. O consumo exagerado de sal, sobrepeso e obesidade, vida sedentária e, claro, a predisposição genética tornam pessoas mais propensas à níveis altos de pressão sanguínea.
Com o conhecimento amplo dos fatores de risco, a fácil possibilidade de aferição da pressão arterial pelos aparelhos disponíveis e o fácil alcance da população - especialmente se considerarmos que, nos dias de hoje, temos um arsenal terapêutico variado e eficaz - é incrível imaginar que 30% da população mundial é hipertensa. Entre os idosos, estes números podem chegar até a 50%.
É importante salientar que para os que tem mais de 75 anos, os estudos indicam que podemos aceitar parâmetros um pouco mais elevados, como 140 por 90 mm de Hg ou 14 por 9. Mas só entre os idosos com mais de 75 anos. Para todos, vale o “120 por 80” ou “12 por 8”.
Verifique, periodicamente, sua pressão arterial. Controle-a, com a devida e imprescindível orientação médica. Essa é uma “pressão” possivelmente controlável e que pode evitar riscos potencialmente fatais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário