segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

AH! ESSES FARISEUS , DONOS DA VERDADE !!!

AH! ESSES FARISEUS , DONOS DA VERDADE !!!

Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.
Nosso mestre Jesus quis ensinar seus discípulos qual é o critério do Senhor, quando avalia o ser humano. Aí, contou uma parábola, comparando a jactância de um fariseu, com a humildade de um cobrador de impostos. Concluiu dizendo: “Porque quem se engrandece será humilhado e quem se humilha será engrandecido”.
As religiões humanas se baseiam no mérito humano: quanto mais o fiel dá oferta e presta serviço ao deus da sua crença, mais importância ele adquire. Para alguns cristãos este sistema faz sentido – quem dá mais, merece mais. Nosso mestre Jesus discordou desta teologia e, para nos ensinar o certo, contou a parábola do fariseu e do cobrador de impostos. O fariseu, porque procurava cumprir todo o ritual da Lei (ainda que não o conseguisse), se achava digno de engrandecimento. Já o publicano, que sabia muito bem das suas falhas e pecados, sua postura diante de Deus foi humilde e de absoluta dependência do Senhor.
Entre um fariseu e um publicano, nosso mestre Jesus nos quer com a humildade e a sinceridade do cobrador de impostos. Ninguém pode ter saúde se não descobre sua doença, para tratá-la. Doente que não se trata e diz para todo o mundo que esbanja saúde é o melhor candidato para a morte desencarne. Nossa saúde é Cristo. É o Seu poder que nos cura da doença do pecado. Quem se humilha diante do Cristo sempre é agraciado com saúde espiritual.
Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
O grande drama da redenção tem sua origem nos acontecimentos narrados em Gênesis. Nenhum capítulo da Escritura é tão importante para a compreensão do propósito divino para com a humanidade quanto este. Aqui, vemos o representante da humanidade, Adão, cometer a transgressão que colocaria toda a nossa raça em condição de morte espiritual e condenação. O devastador efeito do pecado se torna evidente quando o amor que a criatura sentia pelo Criador se transforma em medo. Adão não busca mais a Deus. Mas Deus agora parte em busca de Adão, trazendo consigo um projeto maravilhoso de redenção.
A leitura de Gênesis que gosto muito e tem muito cristão aqui que gosta de criticar-me e porque frequenta Igrejas , se acha melhor que nos , nos faz compreendermos alguns pontos que sustentam a revelação bíblica subsequente: (1) o destrutivo efeito do pecado na natureza humana, (2) a incapacidade do homem em pecado se voltar a Deus, (3) a oferta graciosa de Deus, que não apenas busca o homem, mas também cobre a sua transgressão, (4) a expectativa de que nasceria da semente humana um novo representante que, diferente de Adão, traria os homens da condenação para a vida eterna.
Pois é , Gênesis nos dá a certeza de que para cada fracasso humano, há uma provisão divina!
Soli Deo Glória...
Dominus Tecum...
Dominus Vobiscum...
Namastê...
Eu sou Ray Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário