sábado, 1 de novembro de 2014

AH! O DIA DE FINADOS NA VISÃO DA DOUTINA ESPIRITA CRISTÃ !!!


AH! O DIA DE FINADOS NA VISÃO DA DOUTINA ESPIRITA CRISTÃ !!!
( PESQUISAS E TEXTO DE RAY PINHEIRO )

Tentarei expor da forma mais clara possível a posição da Doutrina Espírita Cristã com relação ao problema da morte e em relação às chamadas "comemorações" do Dia de Finados. Supõe-se que este dia especial, dedicado aos mortos terrestres , remonte aos gauleses , mesmo antes do Cristianismo. A religião cristã e a tradição ocidental herdaram este costume. Na realidade , os dias ou as horas não tem uma importância especial por si mesmos , mas somente aquilo que os homens lhes atribuem. Um dia , uma hora , um momento , são somente pontos no fluir do tempo. Mas temos necessidade de marcar a nossa existência com pontos de referência , e assim que transformamos datas em dias sagrados , marcados por procedimentos e comportamentos específicos julgamos então que estamos obedecendo a normas de ordem espiritual, que tem importância por si mesmas.
Há algumas décadas atrás , o Dia de Finados era marcado por recomendações de silêncio , pela obrigação de mostrar gestos compungidos e etc. Hoje estes hábitos se diluíram , mas grande número de pessoas concentra as suas lembranças e os gestos de respeito aos seus desencarnados neste dia. E eles passam então a se constituir em dia especial , apenas porque muitas pessoas assim o consideram. Mas não temos razão alguma para escolhermos este dia para lembrar e chorar pelos nossos desencarnados. Também não temos razão alguma para nos reunirmos nos Cemitérios levando flores e cuidando de enfeitar os túmulos , procedimento que eu Ray Pinheiro respeito. A visão Espírita Cristã da morte , com muito mais razão , nos adverte da desnecessidade de cultivarmos estes hábitos terrestres.
De qualquer modo, devemos respeitar as crenças e as disposições mentais de quem quer que pense deste modo. É assim que em muitas Casas Espíritas bem orientadas e genuinamente Espíritas, existe o costume de se reunirem os IRMÃOS/IRMÃS , no Dia de Finados. Para os Espíritas Cristãos conscientes não há necessidade desta "comemoração" especial, já que a prática Espírita Cristã nos põe todos os dias em contato com os desencarnados , mortos. Mas , para pessoas desconhecedoras dos ensinamentos Espíritas Cristãos , é uma oportunidade excelente para passarmos a nossa visão doutrinária da morte desencarne. Se dispuser de um bom médium , alguns desencarnados podem se manifestar, e , eventualmente passar recados ou mensagens de ordem particular ao lado de considerações doutrinárias.
Esta é a forma pela qual encaramos o costume de marcarmos o dia dois de novembro como dia dos mortos , embora todos os dias e todas as horas sejam adequadas para lembrarmos dos nossos mortos desencarnados terrestres.
Continuo não gostando de preconceitos e fanatismos religiosos e muito preocupado com o grande numero de sites, grupos de pessoas sem conhecimento de causa da Doutrina Espirita Cristã , fazendo comentários e falando muitas bobagens que não tem nada a ver. É assim que penso e vou continuar escrevendo enquanto for prazeroso neste mundo terrestre da passagem.
Pensemos nisso...
Soli Deo Gloria...
Dominus Tecum...
Namastê...
Fraternalmente,
EU SOU RAY PINHEIRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário