quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

AH! POR FAVOR NÃO TE DELEITAS EM HOLOCAUSTOS !!!

 
POR FAVOR NÃO TE DELEITAS EM HOLOCAUSTOS !!!

E para darem a oferta segundo o disposto na lei do Senhor: Um par de rolas ou dois pombinhos.
Após as semanas da purificação estabelecida pela Lei mosaica, José e Maria foram ao templo de Jerusalém, para a apresentação do filho Jesus. Eles foram lá também para oferecer em sacrifício duas rolinhas ou dois pombinhos, como a Lei do Senhor mandava.
Continuo recebendo muitos e-mails sobre estes meus escritos comentários que ando fazendo diariamente enquanto for prazeroso. Sou ex seminarista católico salesiano e hoje um estudioso da doutrina espirita cristã, leia-se Chico Xavier. Não tenho interesse nenhum em debater com Padres, Pastores, Irmãos da doutrina espirita, lideres Religiosos, apenas que eles continuem com seus trabalhos em prol da caridade e dos menos favorecidos, amém, que assim seja sempre.
Quando o livro de Levítico instrui sobre a oferta cerimonial na apresentação de um filho, explica que se as suas posses não lhe permitirem trazer um cordeiro, tomará duas rolas ou dois pombinhos... Uma pergunta, então, pode nos incomodar: O Senhor, soberano sobre todas as coisas, resolveu entregar a educação terrena do Seu Filho Unigênito a um simples casal. Tão simples, que nem dinheiro tinha para comprar um cordeiro. Haverá alguma lição a ser aprendida, neste contraste entre o poderio divino e a pobreza humana?
A resposta o Senhor nos dá através de Davi, não te deleitas em holocaustos. Os sacrifícios a Deus são o espírito quebrantado e contrito...que tu não desprezarás. Seja boi gordo ou pombinho magro. Sejam duas moedinhas de viúva pobre, seja a propriedade inteira de Barnabé. O negócio é o coração: Deus somente ama ao que dá com alegria! Por isso, o evangelista Lucas não deplora a ridícula oferta de José e Maria. Como o jovem casal, nossa missão é cumprir a tarefa de Deus para nós. Não interessa quantos pombinhos tenhamos.. ou não tenhamos!
 Atende à voz do meu clamor, Rei meu e Deus meu, pois a ti orarei e farei preces.
No evangelho de Jesus Cristo, segundo o relato de Mateus, lemos que o Senhor ensinou seus discípulos a oração modelo, conhecida em algumas tradições cristãs como Pai Nosso e em outras como a oração do Senhor. Nas palavras desta prece, Jesus pediu aos seus seguidores que dissessem venha a nós o Teu Reino, e seja feita a tua vontade, assim na terra como na espiritualidade, assim seja.
Neste verso de salmo , Davi chama o Criador de Rei. O papel de um rei é reinar, zelar pelo seu reino, cuidar dos seus súditos e manter a justiça. O seguidor de nosso mestre Jesus, assim como Davi, deve se submeter à vontade soberana do Rei. Inclusive na oração , na prece! Quando dizemos na oração , na prece , venha o teu reino, estamos pedindo ao Senhor que dê um jeito no mundo e nas circunstâncias que nos cercam. Mas é o jeito dele, não o nosso. Por isso, na mesma oração prece está escrito: seja feita a Tua vontade, assim na terra como na espiritualidade.
Não precisamos nos ocupar sobre os meios e os métodos que o Rei usará para dar um jeito no mundo. Precisamos apenas clamar: venha o Teu Reino de espiritualidade Senhor de luz e paz, porque Deus cumprirá tudo aquilo que prometeu.
Pensemos nisso...
Dominus Tecum...
Soli Deo Glória...
Namastê...
Ray Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário