segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

PAPA BENTO XVI ANUNCIA EM LATIM SUA RENÚNCIA EM 28//02//2013 !!!




Ray Pinheiro
Papa Bento XVI vai renunciar ao pontificado em 28 de fevereiro.

Ele fez o anúncio pessoalmente nesta segunda-feira (11/02/2013) em latim.
Vaticano confirmou a informação.
O Papa Bento XVI vai renunciar a seu pontificado.
O papa alemão deixaria o pontificado em 28 de fevereiro, segundo a agência.
Bento XVI anunciou a renúncia pessoalmente, falando em latim, durante o consistório para a canonização dos mártires ...de Otranto.
O Vaticano confirmou a notícia.
Eu sou Ray Pinheiro.
O PAPA BENTO XVI ANUNCIA SUA RENÚNCIA AO PONTIFICADO.

Bento XVI anunciou hoje oficialmente que renuncia ao seu pontificado por causa de sua "idade avançada".

VATICANO – Bento XVI anunciou hoje oficialmente que renuncia ao pontificado por sua “idade avançada”.

Palavras do Papa pelas quais anuncia sua renúncia perante o consistório para fixar as datas de duas canonizações:

“Queridíssimos irmãos,...

Convoquei-os perante este Consistório, não só para as três causas de canonização, mas também para comunicá-los uma decisão de grande importância para a vida da Igreja.

Depois de ter examinado perante Deus reiteradamente minha consciência, cheguei à certeza de que, por minha idade avançada, já não tenho forças suficientes para exercer adequadamente o ministério de São Pedro. Estou muito consciente de que este ministério, por sua natureza espiritual, deve ser levado a cabo não unicamente diante obras e palavras, mas também e em não menor grau sofrendo e rezando.

De fato, no mundo de hoje, sujeito a rápidas transformações e sacudido por questões de grande relevo para a vida da fé, para governar o barco de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor tanto do corpo como do espírito, vigor que, nos últimos meses, tem diminuído em mim de tal forma que tenho que reconhecer minha incapacidade para exercer bem o ministério que me foi outorgado.

Por isso, sendo muito consciente da seriedade deste ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, que me foi confiado por meio dos Cardeais em 19 de abril de 2005, de forma que, a partir de 28 de fevereiro de 2013, às 20:00 horas, a sede de Roma, a sede de São Pedro, ficará vaga e deverá ser convocado, por meio de quem tenha a competências para tal, o conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice.

Queridíssimos irmãos, eu vos dou graças, de coração, por todo o amor e o trabalho com que tendes levado até mim para suportar o peso de meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos.

Agora, confiemos à Igreja e ao cuidado de seu Sumo Pastor, Nosso Senhor Jesus Cristo, e supliquemos a Maria, sua Santa Mãe, que assista com sua materna bondade aos Padres Cardeais para que elejam o novo Sumo Pontífice. Quanto a mim, também no futuro, quisera servir de todo coração à Santa Igreja de Deus com uma vida dedicada à pregação”.
Tradução do latim para o português brasileiro RAY PINHEIRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário