segunda-feira, 13 de outubro de 2014

O meu amigo Monsenhor Marcony Vinicius Ferreira agora é Dom Marcony , o Primeiro Padre Brasiliense é também o Primeiro Bispo da Capital.

O meu amigo Monsenhor Marcony Vinicius Ferreira agora é Dom Marcony , o Primeiro Padre Brasiliense é também o Primeiro Bispo da Capital.
 
No dia 12 // 10 // 2014 estive em nossa Catedral de Brasília-DF e tomei conhecimento desta grande noticia , fui as lágrimas , mas quis o destino que eu não estivesse presente , acato com bastante tristeza , que assim seja , continuo com muita alegria.
Infelizmente numa falha de meu Condomínio não me foi passado o convite para sua ordenação , sagração e eu estava viajando.
Estou muito feliz e na primeira oportunidade vou abraça-lo , um padre da melhor qualidade , ganha muito a igreja católica.
Superando a expectativa de público, mais de 2,5 mil pessoas estiveram na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, na manhã de sábado (12 // 04 // 2014), para prestigiar a ordenação de Dom Marcony Vinícius Ferreira como o mais novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília. Estiveram presentes o Núncio Apostólico, Dom Giovanni D’Aniello, e 30 bispos vindos de todo o Brasil. Dom Marcony se junta aos também bispos auxiliares Dom Leonardo Ulrich Steiner, Dom Valdir Mamede e Dom José Aparecido Gonçalves, adotando o
lema: A Deo Domini – “Pois tudo é d’Ele, por Ele e para Ele; a Ele a glória eternamente”, retirado da epístola de São Paulo aos Romanos, capítulo 11, versículo 36. Antes do início da ordenação, Marcony teve um momento de oração na capela do templo. A celebração foi presidida pelo Cardeal Dom José Freire Falcão e concelebrada por Dom Sergio da Rocha, Arcebispo de Brasília, e Dom Raymundo Damasceno, Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dom Sergio saudou Marcony com um pedido: “Seja todo de Deus, para que tudo em sua vida episcopal seja para a santificação do povo de Deus. Seja fiel e feliz em seu ministério, contando com a intercessão de Nossa Senhora Aparecida e com as preces do povo de Deus”.
A Missa de ordenação trouxe, na Liturgia da Palavra, as passagens do profeta Isaias 61, 1, Salmo 88/89, Atos 20, 17 e o Evangelho de São João, no qual Jesus destaca o mandamento do amor: “que vos ameis uns aos outros, como Eu vos amei” (Jo 15, 9-12) Seguindo o rito para estas ocasiões, os participantes invocaram o Espírito Santo com o Hino Veni Creator – Vem, Espírito Criador – depois da proclamação do Evangelho. Em seguida foi lida a bula de nomeação expedida pelo Papa Francisco, em 19 de março deste ano. Como bispo auxiliar, Marcony permanece com as funções de vigário geral da Arquidiocese e moderador da Cúria. Dom Falcão, com uma homilia ancorada no Evangelho, destacou a missão episcopal que Marcony deve desenvolver. “Jesus compara a missão do bispo como a de um pastor que conduz o seu rebanho, que conhece cada uma de suas ovelhas. Ele vai ao encontro delas. O bispo procura todos os irmãos – cristãos ou nãos –, nas periferias humanas, nas periferias de miséria e pecado que devem se tornar caminhos de Deus”.
O Cardeal explicou como um pastor deve agir. “Ser pastor é ser para os outros. É amar as ovelhas com os sacrifícios da própria vida, assim como Cristo nos amou. A vida amadurece na medida que é dada aos outros. A renúncia e o sacrifício são naturais da missão episcopal”.
Por fim, Dom Falcão fez uma súplica ao povo: “Rezemos não só agora pelo bispo Marcony, mas a cada dia, para que ele seja um bom pastor. Para que saiba que o episcopado não é para ele, mas para os outros”.
Um novo bispo auxiliar:
De acordo com o rito litúrgico da celebração, Monsenhor Marcony foi interrogado por Dom Falcão para a confirmação da ordenação episcopal a ele designada.
Assumindo publicamente a ordenação, Marcony se deitou em frente ao altar enquanto era invocada a Prece Litânica, em que é rezada a Ladainha de Todos os Santos. Em seguida todos os bispos presentes impuseram as mãos sobre o Monsenhor, agora ajoelhado, e deram início à prece de ordenação.
Já como bispo, Dom Marcony recebeu a unção na cabeça, significando a participação peculiar no sacerdócio de Cristo. Recebeu também o Livro dos Evangelhos como sinal da pregação fiel da Palavra de Deus.
Logo depois, o novo bispo recebeu as seguintes insígnias e símbolos, com seus devidos significados: entrega do anel (fidelidade do Bispo à Igreja), imposição da Mitra (incessante procura pela santidade), entrega do báculo pastoral (espécie de cajado episcopal, que significa o múnus de governar a Igreja que lhe é confiada), ósculo da paz (aceitação no Colégio dos Bispos). A Missa e todos os detalhes do rito foram transmitidos pela WebTV Nova Aliança, que alcançou um pico de 500 visualizações em todo o Brasil. A transmissão também foi assistida em diversos países, dentre eles Estados Unidos e Alemanha. Primeira bênção episcopal:
Durante o canto de ação de graças Salve Regina, Dom Marcony passou por dentro e por fora da Catedral (foi instalado um telão com retransmissão da Missa fora do templo para os fiéis que não conseguiram entrar) para saudar o povo e efetuar a primeira bênção episcopal do ministério.
Aclamado pelo fieis, Dom Marcony fez um discurso simples e breve. Agradeceu a Dom Falcão pelas correções fraternais, a Dom Sergio pela aprendizagem de um episcopado missionário, ao clero de Brasília, às autoridades presentes, ao Papa Francisco, ao povo que veio prestigiá-lo e à família. “Vocês me conhecem mais de perto, sobretudo os meus defeitos. Mas aqui repito a frase que vocês sempre me dizem: ‘Já te demos há muito tempo para a Igreja’.
Por fim, o novo bispo da Arquidiocese agradeceu a intercessão de Nossa Senhora Aparecida e a Jesus, Sumo Sacerdote.
Biografia: Dom Marcony nasceu no dia 3 de março de 1964, em Brasília (DF). Ingressou para o Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima, em 1982, onde cursou Filosofia e Teologia. Recebeu a ordenação presbiteral em 3 de dezembro de 1988.
Especializou-se em Liturgia no Instituto Teológico Pastoral de Bogotá, em 1989, e no Pontifício Instituto Litúrgico Santo Anselmo em Roma, de 1993 a 1996. Possui mestrado em Liturgia pela Pontifícia Universidade Santa Cruz de Roma.
Como presbítero, Dom Marcony foi coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Brasília, membro do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores. Também foi coordenador da formação litúrgica-doutrinal dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística e responsável pelo folheto litúrgico Povo de Deus. Foi secretário geral do 16º Congresso Eucarístico Nacional, em 2010, e vigário episcopal do vicariato centro, em Brasília. Também foi pároco da paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Sobradinho (DF) – entre 1989 e 1993 – e da Catedral Metropolitana de Brasília, de 1996 a 2010.
Eu sou Ray Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário