sábado, 15 de fevereiro de 2014

AH! ESSAS ADULADORAS E ESSES ADULADORES DE NOSSA JORNADA ENQUANTO TERRESTRES !!!

 ESSAS ADULADORAS E ESSES ADULADORES DE NOSSA JORNADA ENQUANTO TERRESTRES !!!

A observação da propensão a adular põe em relevo dois tipos psicológicos bem definidos: O que adula para conseguir vantagens e o que adula para ser adulado.
Tenho observado aqui na internet varias pessoas com esse perfil que não aprecio. E continuando com minhas observações em vários segmentos,
o primeiro item dessa ...classificação se refere a indivíduos que, sem méritos próprios e muitas vezes com acentuada falta de escrúpulos, buscam suprir sua condição precária com uma fingida submissão aos superiores ou a outras pessoas de quem esperam algum benefício, adulando-as e procurando mostrar-se ante elas, quantas vezes mediante intrigas ou enredos, como únicos capazes de serem tidos em conta.
O segundo item define os traços do ególatra, do fátuo, e nos evidencia a pobreza moral dos que necessitam da adulação e a buscam, distribuindo lisonjas e elogios em torno de si, a fim de que esse favor lhes seja retribuído.
A classificação precedente revela as raízes desta propensão, ou seja, as causas de onde ela provém, o que ilustra sobre a importância de dedicar-se à tarefa de extirpar tais raízes, já que disso depende que a propensão a adular desapareça ou se robusteça com o tempo, somando-se como deficiência às demais.
A propensão a adular, inofensiva quando não excede o grau de tolerância que as maneiras corteses lhe outorgam,
degenera, ao se tornar hábito , em hipocrisia ou falsidade, pois o adulador vê tudo através dos objetivos de um pensamento que se traduz em especulação, vantagem, conveniência.
A adulação, a lisonja, a bajulação, destacamos isto , nada têm a ver com a admiração, os gestos aprobatórios ou a emotiva gratidão que as palavras, os pensamentos e as obras de uma pessoa possam suscitar na alma dos seres. Nesse caso, a manifestação de aplauso é um dever e de modo algum afeta o conceito de quem, com empreendimento pessoal, a recebe; No outro caso, e aqui nos afastamos das manifestações que obedecem a desdenháveis motivos de interesse, o aplauso é um simples compromisso, que se cumpre para estar de bem com os convencionalismos, e prejudica unicamente a quem abusa dele, tanto ao oferecê-lo como ao desfrutá-lo.
Mencionarei de passagem, e tão-só para destacar os caprichosos contrastes que a psicologia humana oferece, o caso daqueles que, gostando de ser adulados, são incapazes de adular, pois, impedidos por pensamentos mesquinhos, nem sequer por razões de cortesia podem ponderar um mérito nem oferecer a alguém uma palavra de aprovação.
O homem íntegro, o que conquistou por seu próprio esforço um lugar de honra entre seus semelhantes, é refratário à adulação, a qual, queira-se ou não, rebaixa o valor ético das pessoas que com ela se deleitam.
Observo também muita inveja e despeito desse tipo de gente , que não tendo capacidade e coragem de expressar o que sentem,vivem fazendo criticas a escritores e a quem não pensam como eles.
( Aduladores e aduladoras )
Quem deseje apagar de sua vida a propensão a adular, busque sempre a forma mais agradável, natural e sincera de manifestar a opinião e o sentir reclamados pelas circunstâncias. E se, além de adular, gosta de ser adulado, recorde que a consciência do próprio valor contribui com toda a eficácia para anulá-la.
É assim que penso e escrevo enquanto for prazeroso e esses fariseus invejosos deixarem...
Eu sou Ray Pinheiro.

Um comentário:

  1. Como eu já te disse não sou aduladora e nem preciso disso, se apoio os seus artigos é porque encontro neles as verdades que o povo deveria saber e infelizmente não sabem. Eu não preciso de adulação de ninguém, se cheguei até aqui sozinha, com a idade que estou não irá ser agora que precisarei de tal coisa.

    ResponderExcluir