quinta-feira, 14 de março de 2013

AH! A COMPANHIA DE JESUS ( JESUITAS ) QUE JÁ DOMINOU O MUNDO , ESTA VOLTANDO SIM !!!


 
A COMPANHIA DE JESUS (JESUITAS) QUE JÁ DOMINOU O MUNDO , ESTÁ VOLTANDO SIM !!!

A Companhia de Jesus – patrocinadora da globalização mesmo desde quando tal termo nem existia – volta a ter poder, explicitamente, na hierarquia católica.
A tendência é que Francisco I, um conservador light, diminua o poder da prelazia papal Opus Dei – fortíssima nos tempos de João Paulo II e que viveu tempos de pre...ssão e ligeiro sinal de decadência na curta Era Bento 16.
O principal desafio gerencial do novo Papa é resolver os problemas financeiros do Vaticano, sobretudo de seu banco envolto em escândalos de corrupção, e aproveitar que a América Latina ainda concentra 42% dos católicos do mundo para impedir a transferência de fiéis para outras religiões ou seitas.
Tempo curto?
O primeiro Papa jesuíta deve inspirar suas ações em João 23, que ficou conhecido como o “Papa Bom”, durante seu pontificado entre 1958 e 1963.
A tendência é que a “gestão” de Francisco I represente uma fase de transição da Era João Paulo II, marcadamente conservadora e tradicionalista, para uma fase de uma Igreja menos fechada e aberta a novas práticas e (por que não?) até novas ideias, sem se desviar da orientação original.
Pela idade, 76 anos, Francisco I tem tudo para repetir a estratégia de seu antecessor, Bento 16: assim que cumprir sua missão, abre espaço para um cardeal mais “jovem” – com possibilidade de um “mandato” acima de 10 anos.
Marketing religioso
O primeiro Papa não europeu eleito em 1200 anos já começou o pontificado com uma ação brilhante.
A escolha de seu nome, inspirada em São Francisco de Assis, ou não tem a simbologia de fortalecer o princípio de que a Igreja Católica pode ter um compromisso com os mais pobres e necessitados, com práticas e discursos conservadores menos radicais, é assim que penso e escrevo.
Tudo sem necessariamente aderir aos pseudo-dogmas das Teologias da Libertação – com enfoque marxista-gramscista.
Pensem nisso...
Eu sou Ray Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário