segunda-feira, 11 de março de 2013

AH! A SIMPATIA QUE UM SER INSPIRA AO OUTRO E EU GOSTO DISSO !!!

A SIMPATIA QUE UM SER INSPIRA AO OUTRO E EU GOSTO DISSO...

O culto da graça, conjunto das virtudes e qualidades boas que o ser humano possua, é o que constitui a melhor fonte de simpatia, pois nada embeleza tanto a alma / espirito como os traços característicos da nobreza de berço. Quem não procede dessa origem pode e deve criá-la, já que sempre há tempo de obter pelo esforço, pela decisão e pela capacidade de estudo as mesmas vantagens dos que se viram favorecidos na infância.
Na Criação existem duas forças que oscilam alternadamente numa luta constante: a de atração e a de repulsão. No ser humano, a simpatia atrai e é uma força ativa que atua como centro gerador do afeto, devendo estar regulada pela ação do critério, a fim de fazer possível a existência de um equilíbrio estável, não alterado pelas relações com o semelhante. A simpatia que um ser inspira a outro cobre a distância que o faria permanecer estranho a ele. A amizade nasce do afeto que a simpatia cria. Da amizade nasce a confiança mútua, e é esta a que cimenta e dá vida aos grandes vínculos.
Já se disse que a simpatia é um dom; nós a chamamos de atributo e afirmamos que pode ser adquirida.
Para que isso seja possível, necessariamente devem ser cumpridas as exigências que a simpatia impõe: possuir pensamentos benévolos e quantos propiciem as melhores qualidades.
Na vida de relacionamento, é preciso buscar o entendimento de maneira simpática e afetiva. Nisso a mente há de desempenhar um papel muito importante, pois são os pensamentos os que devem ir ao encontro da afinidade ou criá-la, na medida do possível, conciliando inteligentemente as diferenças que existam no pensar e no sentir. A afabilidade, os bons modos, o trato agradável, são disposições que promovem a consideração e a simpatia dos demais, assim como a intolerância, os maus modos, a linguagem áspera, promovem o contrário. Onde quer que a pessoa se encontre, deve fazer com que sua presença seja grata a todos, ou pelo menos à maioria, e isso sempre será conseguido por quem mais conheça a psicologia humana e tenha estudado a fundo suas reações e suas múltiplas variantes.
O errôneo conceito que geralmente existe acerca das atenções que o semelhante nos deve prodigalizar, enquanto deixamos de tê-las para com ele, é causa das mil situações incômodas que teremos de sofrer depois, já que, sendo a simpatia a ponte de ouro que estendemos até seu coração e sua mente, e não sendo esta ponte nada impossível, devemos nos apressar para torná-la efetiva, a fim de que a simpatia e o afeto que buscamos nos possam ser oferecidos através dela. O ruim é quando fazemos isso mal, ou quando só construímos a metade, para que os outros façam a sua parte; assim é como se truncam com frequência os melhores propósitos.
A simpatia é uma força que influi decididamente na vida humana; conforme seja o cultivo que dela se faça, serão os frutos a recolher para a realização dos esforços que tendem à perfeição.
Vamos pensar nisso...
Soli Deo Glória...
Dominus Tecum...
Namastê...
Eu sou Ray Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário