domingo, 15 de dezembro de 2013

AH! A INDIVIDUALIDADE É , AO CONTRÁRIO , FRUTO DA EVOLUÇÃO !!!

A INDIVIDUALIDADE É , AO CONTRÁRIO , FRUTO DA EVOLUÇÃO !!!

A formação consciente da individualidade responde inexoravelmente aos altos fins da evolução do homem. Ninguém deixará de reconhecer o fato de que este sempre se ocupou exclusivamente de sua personalidade , quer dizer, de seu ser físico , de sua figura estética , de sua educação e cultura condicionadas com refinamento ao externo , buscando sempre a exaltação de seu conceito pessoal ante seus semelhantes. Ambição , vaidade, presunção , luzimento , renome , superficialidade , são alguns dos heterogêneos ingredientes constitutivos do ente pessoal.
Muitos confundem o termo "personalidade” com dignidade senhoril, autoridade moral , prodígio nas letras , nas artes ou no próprio saber , sem se advertirem de que a grandeza de alma jamais pode abrigar-se na pequenez insuportável da mesquinha personalidade humana.
A individualidade é , ao contrário , fruto da evolução , do cultivo constante das qualidades morais e psicológicas latentes no ser quando se forma conscientemente , é o espírito mesmo emergindo do interior da própria existência.
O processo de evolução consciente , instituído pela Doutrina Espirita Cristã para o desenvolvimento das energias potenciais do ser, determina como imperiosa a formação de seu ente individual , a fim de que substitua vitorioso a personalidade , que é a que impede , por sua impermeabilidade psicológica , toda tentativa de transformações positivas e transcendentes que tendam à sua anulação. Visa, além disso, o robustecimento da individualidade , que é , em definitivo , o verdadeiro ente humano e espiritual da espécie.
Não é possível levar a bom termo a formação consciente da individualidade, se antes não se coloca , ante a própria razão , a necessidade impostergável de promover uma franca revisão de conceitos. Começa desde o instante em que o homem percebe que sua vida teve para ele um caráter meramente externo , e resolve vivê-la dentro de si mesmo. É a única maneira de chegar até a própria consciência e saber o que há nela , ou seja , o que foi capaz de acumular em saber , em experiência e em valores morais.
Se alguém descobre que seus recursos internos são insuficientes para enfrentar a empresa de seu aperfeiçoamento , nada lhe resultará tão grato e auspicioso quanto saber que a Doutrina Espirita Cristã lhe permitirá suprir essa falta de previsão , oferecendo-lhe generosamente todos os elementos que sua inteligência necessite para alcançar , no momento devido , o pleno desenvolvimento de aptidões superiores.
A antropogênese psicológica começa com o indivíduo que pensa , age e se move por impulso de suas energias internas. É preciso saber que a personalidade ganhou império ao avançarem as civilizações em seus refinamentos culturais , provocando o eclipse da individualidade , que foi suplantada pela figuração , isto é , pelo conceito exaltado da própria pessoa. A Doutrina Espirita Cristã é , justamente , a especialidade científica e metodológica que se ocupa da reativação consciente do indivíduo.
É assim que penso e escrevo enquanto for prazeroso nesta passagem terrestre de muitas dificuldades e falta de amor , onde uma maioria sonha com o provedor ou uma provedora...
Soli Deo Glória...
Dominus Tecum...
Namastê...
Eu sou Ray Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário