segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

PAPA FRANCISCO E OS MOVIMENTOS ESPIRITAS CRISTÃOS , SEM FANATISMO E PRECONCEITO RELIGIOSO !!!


PAPA FRANCISCO E OS MOVIMENTOS ESPIRITAS CRISTÃOS , SEM FANATISMO E PRECONCEITO RELIGIOSO !!!
Minhas amigas , meus amigos , sou um assíduo observador do Papa Francisco e quando tenho que critica-lo vou criticar sim e quando tiver que elogia-lo vou elogiar.
“O Papa Francisco surpreendeu, agora recentemente , ao fazer duras críticas aos líderes da Igreja Católica. Ele falou sobre comportamentos que chamou de doenças.
O encontro de confraternização de Natal do Papa com os cardeais, bispos e monsenhores que formam a estrutura da Igreja tornou-se um discurso muito duro, inesperado. O Papa Francisco condenou, sem piedade, os vícios da Cúria Romana, e descreveu 15 doenças que, segundo o Papa, contaminaram parte da Igreja de Roma.
Ele denunciou a “síndrome do acúmulo de bens”, em uma possível referência às riquezas de alguns na alta hierarquia vaticana. Falou da “doença do lucro mundano”, da “rivalidade” e da “gloria vã”. Criticou o “terrorismo das fofocas”, que destrói a reputação das pessoas; a “doença dos covardes”, que falam por trás; e a “daqueles que tratam os chefes como seres divinos para subir na carreira”. Citou os que pertencem a grupos fechados mais do que a Cristo ou ao corpo da Igreja , principalmente de pessoas que vivem nas Igrejas , achando que são melhores do que os outros , também cristãos.
Tipo assim: Não posso convida-lo para o meu casamento porque você não é Católico mais , dá vontade de rir de um imbecil desses , ainda mais este escriba Ray Pinheiro , que tem conhecimento as vezes superior a muitos Padres que conheço...
Para os que sofrem da “síndrome da imortalidade”, o Papa recomendou uma visita ao cemitério, onde estão os nomes de muitos que se consideravam imunes e indispensáveis. Essa doença vem de uma outra, o “mal do poder e do narcisismo”, que olha apenas para a própria imagem.
Para os que sofrem de um declínio das faculdades da fé, Papa Francisco diagnosticou um “mal de Alzheimer espiritual” e chamou de “esquizofrenia existencial” a patologia dos que vivem uma dupla vida.
Depois do longo discurso, Francisco se reuniu com os funcionários do Vaticano e pediu perdão por alguns escândalos que, segundo ele, ainda fazem muito mal aos cristãos de bem.
O exame de consciência que o Papa pediu à Cúria Romana, notável, tem também a finalidade de derrubar os obstáculos para as suas reformas. Papa Francisco leva uma vida simples, mas nem todos o acompanham e continuam com os desvios de antes e resistem fortemente às suas propostas de mudança.”
Repentinamente a reportagem recente , feita por Ilze Scamparini, para o “Jornal Nacional” da TV Globo voltou a circular em mensagens de “WhatsApp” e do “Facebook”, nesse final de 2016. Entre os comentários elogiosos ao Papa, há manifestações de Espíritas Cristãos, como: “Falou para o movimento espírita Cristão?”; “Duro é reconhecer algumas destas chagas também se instaurando no Espiritismo Cristão que é responsável pela divulgação da doutrina Espírita Cristã, tesouro do Cristo. Parabéns aos irmãos católicos que sem fanatismo religioso , pela coragem de apontar as próprias falhas, saibamos nós, também, fazer o dever de casa.”; “Vamos voltar à simplicidade vivida pelo Cristo, por Allan Kardec e por Chico Xavier!”
Os comentários sintomáticos devem sugerir reflexões, análises e avaliações sem magoas e rancor.
Interessante é que há estudos sobre o cenário Espírita Cristão, propondo-se o repensar das Casas Espíritas Cristã:
“Em nossos dias, são muito necessárias profundas reflexões e análises sobre os rumos do Movimento Espírita Cristão, sendo sugestivas as ilustrações da “esquina de pedra”, o rompimento com o farisaísmo feito por Paulo e a opção pela simplicidade de Chico Xavier. Essas ideias estão presentes no livro nosso sobre as Casas Espíritas , que trata de temas como antecedentes históricos, fundamentos para a ação espírita, cenário de espíritas e de centros espíritas no país, estudo espírita, prática espírita, difusão do Espiritismo e a união dos espíritas. Enfim, além de se meditar sobre o papel do "Consolador prometido" no contexto de nossos dias, enfeixamos com um registro que deve nortear nossas reflexões para repensarmos os centros espíritas:
"Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele." – Paulo.
“A bandeira que desfraldamos e eu sou um estudioso , bem alto é a do Espiritismo Cristão e humanitário, em torno da qual já temos a ventura de ver, em todas as partes do globo, congregados tantos homens, por compreenderem que aí é que está a âncora de salvação, a salvaguarda da ordem pública, o sinal de uma era nova para a humanidade.” – Allan Kardec e Chico Xavier.”
Eu sou Ray Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário