quinta-feira, 6 de abril de 2017

AH! APÓSTOLO TOMÉ E SEU TESTEMUNHO !!!

AH! APÓSTOLO TOMÉ E SEU TESTEMUNHO !!!
Meus amigos , minhas amigas , estamos próximos da Semana Santa de 2017 , e sempre nestas épocas , este escriba Ray Pinheiro , gosta de aprofundar nos ensinamentos que nosso Mestre Jesus nos deixou , quando de sua passagem terrestre.
Conta a narrativa de Marcos que, voltando mestre Jesus de uma das suas excursões , se encaminhou para o território de Dalmanuta , onde vários fariseus se puseram a discutir com ele , para experimentá-lo. Entremostrando a dor que lhe causava a incompreensão ambiente , o Mestre exclamou com a sua energia serena: "Por que pede esta geração um sinal do Céu?"
Era frequente buscarem o Messias com a preocupação exclusiva do maravilhoso. Alguns exigiam os milagres mais extravagantes , no ar, no firmamento , nas águas. Mestre Jesus não afirmava ser o Filho de Deus?!... No exercício do seu ministério , não expulsara espíritos malignos , não curara paralíticos e leprosos? Os fariseus, principalmente , eram os que desejavam crer nos ensinamentos novos , mas , dentro das normas do velho egoísmo humano, reclamavam prévias compensações do sobrenatural ao apoio do dia seguinte.
De todos os discípulos , era Tomé o que mais se preocupava com a dilatação , que lhe parecia necessária , da zona de influenciação do Senhor junto dos homens considerados mais importantes e mais ricos. Não raro , insistia com Mestre Jesus para que atendesse às exigências dos fariseus bem aquinhoados de autoridade e de riqueza.
Naquele dia de breve repouso em Dalmanuta , o Mestre descansava na choupana de um velho pescador por nome Zacarias , quando o discípulo surgiu inesperadamente , reclamando-lhe a atenção nestes termos:
Senhor , numerosos homens de importância estão na localidade e desejam o sinal de vossa missão divina!
Reparando que Mestre Jesus guardara silêncio , Tomé continuou a falar , desejoso de acender entusiasmo em torno do seu alvitre.
São altos funcionários de Herodes , em companhia de doutores de Jerusalém , que excursionam por estas paragens... Além disso, estão acompanhados de patrícios romanos , interessados em conhecer o lago e as suas aldeias mais influentes. Esses viajantes ilustres fizeram-me portador de um convite atencioso e amável , pois vos esperam em casa do centurião Cornélio Cimbro!...
Nosso Mestre Jesus , entretanto , depois de longo silêncio , no qual pareceu examinar detidamente a atitude mental do interlocutor , perguntou com serenidade , mas em tom algo doloroso:
Que desejam de mim?
Querem conhecer-vos , Mestre! Replicou o apóstolo, mais confortado.
Não é necessário que me vejam a mim , mas que sintam a verdade que trago de Nosso Pai , redarguiu Mestre Jesus , com tranquila firmeza.
Deixando transparecer o desgosto que aquela resposta lhe causava, Tomé insistiu:
Mestre , Mestre , atendei-os!... Que será do Evangelho do Reino e de nós mesmos , sem o apoio dos influentes e prestigiosos? Acreditais na vitória sem o amparo das energias que dominam o mundo? Mostrai-vos a esses homens, revelai-lhes o vosso poder divino , pois, ao demais , eles apenas desejam conhecer-vos de perto!
Tomé , exclamou o Senhor , com energia , Deus não exige que os homens o conheçam senão no santuário do perfeito conhecimento de si mesmos. Eu venho de meu Pai e tenho de ensinar as suas verdades divinas. Nunca reclamei dos meus discípulos as suas homenagens pessoais , apenas tenho recomendado a todos que se amem , reciprocamente, através da vida!
E, desfazendo as ponderações descabidas do discípulo , continuou:
Julgas , então , que o Evangelho do Reino seja uma causa dos homens perecíveis? Se assim fosse , as nossas verdades seriam tão mesquinhas como as edificações precárias do mundo , destinadas à renovação pela morte , nos eternos caminhos do tempo. Os patrícios romanos e os doutores de Jerusalém não terão de entregar a alma a Deus , algum dia? Quem será , desse modo , o mais forte e poderoso: Deus , que é o Pai de sabedoria infinita , na eternidade de sua glória , ou um César romano , que terá de rolar do seu trono enfeitado de púrpura , para o pó tenebroso da sepultura?!
Tomé escutava-o , surpreso e entristecido; todavia , com o propósito de se justificar , acrescentou comovido:
Mestre , compreendo as vossas observações divinas; no entanto, esses forasteiros desejavam apenas um sinal de Deus nos céus.
Mas , se são incapazes de perceber a presença do Nosso Pai , como poderão reconhecer-lhe um simples sinal? Perguntou Jesus , com todo o vigor da sua convicção. Os pais humanos sabem que sem o seu esforço , ou sem a generosa cooperação de alguém que os substitua , à frente da família , não seria possível o desenvolvimento de seus filhos , no que se refere à assistência material; contudo, os homens do mundo encontram a casa edificada da natureza , com a exatidão de suas leis , e timbram sempre em negar a assistência da Providência Divina. Vai , Tomé, e dize-lhes que o Evangelho do Reino não se destina aos que se encontrem satisfeitos e confortados na Terra; destina-se justamente aos corações que aspiram a
uma vida melhor!
Ante a firmeza das elucidações, o apóstolo não mais insistiu. Ainda, porém, interrogou, hesitante:
Mestre , qual será então a nossa senha? Como provar às criaturas que o nosso esforço está com Deus?
Uma só lágrima , que console e esclareça um coração atormentado , explicou Jesus , vale mais do que um sinal imenso no céu, destinado tão somente a impressionar os miseráveis sentidos da criatura.
A nossa senha , Tomé , é a nossa própria exemplificação , na humildade e no trabalho. Quando quiseres esclarecer o espírito de alguém , nunca lhe mostres que sabes alguma coisa; sofre, porém, com as suas dores e colherás resultado. A redenção consiste em amar intensamente. Se te interessas por um amigo , suporta os seus infortúnios e imperfeições , anda em sua companhia nos dias amargos e dolorosos! O nosso sinal é o do amor que eleva e santifica , porque só ele tem a luz que atravessa os grandes abismos. Vai e não descreias , porque não triunfaremos no mundo somente pelo que fizermos , mas também pelo que deixarmos de fazer, no âmbito das suas falsas grandezas!...
Desde esse dia, o apóstolo Tomé reformou a sua concepção sobre as mensagens do céu , no capítulo dos milagres; entretanto , não conseguia escapar a pequeninas indecisões , em matéria de fé. Não podia excluir de sua imaginação o desejo de uma vitória ampla e fácil do Evangelho , pela renovação imediata do mundo.
Dentro em pouco , porém, a onda das perseguições vinha desfazer a suave e divina ventura. O Mestre fora preso. Com exceção de João, que se conservara junto de sua mãe , todos os discípulos se afastaram espavoridos.
Também ele não resistiu às grandes vacilações do triste momento. Debandara. Todavia , depois , sentira o coração pungido de remorsos acerbos. Almejava contemplar o Mestre querido , ouvir , se possível, pela última vez , uma palavra de exprobração dos seus lábios divinos. Disfarçando-se , então , de maneira a tornar-se irreconhecível , a fim de se livrar das iras da multidão , incorporou-se, nas ruas movimentadas , ao ruidoso cortejo. Seu coração batia acelerado. Rompeu a massa popular e aproximou-se do Messias, que caminhava sob a cruz a passos vacilantes , seguido de perto pelos soldados que o protegiam contra os ataques da plebe. Sentiu que uma grande angústia lhe dilacerava as fibras mais delicadas da alma. Contudo , seguiu sempre , até que o madeiro se ergueu, exibindo o sentenciado sob os raios do Sol claro , no topo de uma colina , como para apresentar espetáculo às vistas do mundo inteiro.
Tomé contemplou fixamente o Mestre e notou que o espírito se lhe mantinha firme. Sua fisionomia serena , não obstante o martírio daquela hora , não refletia senão o amor profundo que lhe conhecera nos dias mais lindos e mais tranquilos. Seus pés , que tanto haviam caminhado para a semeadura do bem , estavam ensanguentados. Suas mãos generosas e acariciadoras eram duas rosas vermelhas, gotejando o sangue do suplício. Sua fronte , em que se haviam abrigado os pensamentos mais puros do mundo , se mostrava aureolada de espinhos.
Tomé se pôs a chorar discretamente; logo, porém , como se o olhar do Mestre o buscasse , entre os milhares de criaturas reunidas, observou que Jesus o fitara e , magnetizado pela sua feição divina, avançou , hesitante. Desejava escutar daqueles lábios adorados a reprovação franca e sincera que merecia o seu condenável procedimento , fugindo ao testemunho da hora extrema. Aproximou-se ofegante da cruz e , deixando perceber que apenas cedia a uma necessidade espiritual naquele instante supremo, ouviu Jesus dizer-lhe em voz quase imperceptível:
Tomé , no Evangelho do Reino , o sinal do céu tem de ser o completo sacrifício de nós mesmos!...
O apóstolo compreendeu-lhe as palavras e chorou amargamente.
Não obstante a advertência do Messias , feita do cimo da cruz da humilhação e do sofrimento , o discípulo continuava naquela atitude que se caracterizava por dúvidas quase invencíveis. Considerava o Cristo a mais alta figura da Humanidade , em se tratando do amor que ilumina as estradas escabrosas da vida material; mas, no que se referia ao raciocínio , Tomé mantinha certas restrições. Sua alma se deixava empolgar por inúmeras indecisões , quando a notícia fulgurante da ressurreição estalou em Jerusalém , por entre vivas manifestações de alegria.
Maria de Magdala , Pedro , João, bem como outros companheiros, tinham visto o Senhor , tinham-lhe escutado a palavra consoladora e divina. Incerto de si mesmo , quase vencido na sua escassa fé , o discípulo procurou os amigos diletos , ansiando pela manifestação do Mestre adorado. Reunida a pequena comunidade , depois das preces habituais , Mestre Jesus penetrou na sala humilde com sereno sorriso , desejando aos companheiros paz e bom ânimo, como nos dias venturosos e risonhos da Galileia. Tomé, sentindo o coração bater-lhe precipitado , ergueu os olhos. O Senhor, percebendo-lhe os pensamentos mais ocultos , aproximou-se do discípulo de fé vacilante e o convidou a tocar-lhe as chagas. Depois de pronunciar as palavras que as narrativas apostólicas registraram, acrescentou bondosamente: "Tomé , põe a tua mão nas minhas chagas e não te esqueças de que é o sinal...
Então , a razão fria do apóstolo notou que um clarão novo o invadia e lhe penetrava a alma. Compreendeu finalmente que o martírio do coração que ama se reveste de misterioso poder. Tocado pela humildade do Mestre redivivo , prosternou-se e chorou. Suas lágrimas eram de ventura e lhe proporcionavam ao espírito um júbilo para cujo preço todos os tronos da Terra eram miseráveis e pequeninos. Sua alma acabava de vencer uma grande batalha.
O coração triunfara do cérebro , o sentimento lhe acrisolara a fé.
Namastê...
Eu sou Ray Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário