quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Minhas amigas , meus amigos , todos sabem que sou oriundo de São João Del Rei - MG e hoje vou falar , escrever , compartilhar, sobre esse meu conterrâneo que não me canso de admirar , divulgar suas obras , seus trabalhos , ele é o ALEIJADINHO !!!

Minhas amigas , meus amigos , todos sabem que sou oriundo de São João Del Rei - MG e hoje vou falar , escrever , compartilhar, sobre esse meu conterrâneo que não me canso de admirar , divulgar suas obras , seus trabalhos , ele é o ALEIJADINHO !!!

Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho,
Nasceu no dia 29 de agosto de 1730 e faleceu em 18 de novembro de 1814.
Nascido em Vila Rica (Minas Gerais), era filho de uma escrava com um mestre-de-obras português. Iniciou sua vida artística ainda na infância, observando o trabalho de seu pai que também era entalhador.
Por volta de 40 anos de idade, começa a desenvolver uma doença degenerativa nas articulações.
Não se sabe exatamente qual foi a doença, mas provavelmente pode ter sido hanseníase ou alguma doença reumática.
Aos poucos, foi perdendo os movimentos dos pés e mãos. Pedia a um ajudante para amarrar as ferramentas em seus punhos para poder esculpir e entalhar.
Demonstra um esforço fora do comum para continuar com sua arte. Mesmo com todas as limitações, continua trabalhando na construção de igrejas e altares nas cidades de Minas Gerais.
Na fase anterior a doença, suas obras são marcadas pelo equilíbrio, harmonia e serenidade.
São desta época a Igreja São Francisco de Assis, Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões (as duas na cidade de Ouro Preto).
Já com a doença, Aleijadinho começa a dar um tom mais expressionista às suas obras de arte.
É deste período o conjunto de esculturas Os Passos da Paixão e Os Doze Profetas, da Igreja de Bom Jesus de Matosinhos, na cidade de Congonhas do Campo em MG.
O trabalho artístico formado por 66 imagens religiosas esculpidas em madeira e 12 feitas de pedra-sabão, é considerado um dos mais importantes e representativos do barroco brasileiro.
A obra de Aleijadinho mistura diversos estilos do barroco.
Em suas esculturas estão presentes características do rococó e dos estilos clássico e gótico.
Utilizou como material de suas obras de arte, principalmente a pedra-sabão, matéria-prima brasileira.
Morreu pobre, doente e abandonado na cidade de Ouro Preto MG no ano de 1814 (ano provável).
O conjunto de sua obra foi reconhecido como importante muitos anos depois.
Atualmente, Aleijadinho é considerado o mais importante artista plástico do barroco mineiro.
Antônio Francisco Lisboa perdeu os dedos dos pés, quase todos os das mãos e ficou cego de um olho e por isso só trabalhava escondido, com os cinzéis amarrados ao antebraço. Além de entalhar em pedra e madeira, pintava e projetava igrejas.
Tudo o que ganhava dividia com seu escravo Maurício.
Durante uma procissão em Minas Gerais, a lança de uma imagem de São Jorge feita por Aleijadinho matou um escravo. Foi decidido que o assassino era São Jorge e a imagem foi direto para a prisão.
Um pouco da história de MG , hoje amargando um desgoverno petista petralha de um tal Fernando Pinoquio Pimentel , indiciado no STJ , investigado , e infelizmente com apoio de um bando de Deputados Estaduais de MG , uma vergonha nacional para os mineiros de bem,
Eu sou Ray Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário