segunda-feira, 26 de junho de 2017

ESCLARECIMENTO E AS VIRTUDES DOS NOVOS CONCEITOS ENQUANTO TERRESTRES !!!

ESCLARECIMENTO E AS VIRTUDES DOS NOVOS CONCEITOS ENQUANTO TERRESTRES !!!
Quando alinhamos nossas despretensiosas anotações acerca de “Nosso Lar”, relacionando a nossa alegria diante da Vida Superior​ ​, muitos companheiros inquiriram espantados:
Afinal, o que vem a ser isso? Os desencarnados olvidam assim a paragem de que procedem?
Se as almas​ ​, em se materializando na Terra​ ​, chegam do mundo espiritual, por que as exclamações excessivas de júbilo quando para lá regressam, como se fossem estrangeiros ou filhos adotivos de nova pátria?
O assunto​ ​, simples embora​ ​, exige reflexão.
E é necessário raciocinar dentro dele​ ​, não em termos de vida exterior, mas de vida íntima.
Cada criatura atravessa o portal do túmulo ou transpõe o limiar do berço, levando consigo a visão conceptual do Universo que lhe é própria.
Almas existem que varam dezenas de reencarnações sem a menor notícia da Espiritualidade Superior​ ​, em cuja claridade permanecem como que hibernadas​ ​, na condição de múmias vivas​ ​, já que não dispõem de recursos mentais para o registro de impressões que não sejam puramente de ordem física.
Assemelham-se​ ​, de alguma sorte​ ​, aos nossos selvagens​ ​, que, trazidos aos grandes espetáculos da ópera lírica​ ​, suspiram contrafeitos pela volta ao batuque.
E muitos de nós​ ​, como tantos outros​ ​, em seguida a romagens infelizes ou sem​e ​corretas​ ​, tornamos do mundo às esferas espirituais compatíveis com a nossa evolução deficiente​ ​, e​ ​, além desses lugares de purgação e reajuste​ ​, habitualmente somos conduzidos por nossos Instrutores e Benfeitores para ensaios de sublimação a círculos mais nobres e mais elevados​ ​, nos quais nem sempre nos mantemos com o equilíbrio desejável​ ​, já que nos achamos saudosos de contato mais positivo com as experiências terrestres.
Agimos​ ​, então​ ​, como alunos inadaptados de Universidade venerável, cuja disciplina nos desagrada​ ​, por guardarmos o pensamento na retaguarda distante​ ​, ansiosos de comunhão com o ambiente doméstico, em razão do espírito gregário que ainda prevalece em nosso modo de ser.
Como é fácil observar​ ​, raras Inteligências descem​ ​, efetivamente​ ​, das esferas divinas para se reencarnarem na esfera física.
Todos alcançamos as estações do berço e do túmulo​ ​, condicionando nossas percepções do mundo externo aos valores mentais que já estabelecemos para nós mesmos​ ​, porque todos nos ajustamos​ ​, bilhões de encarnados e desencarnados​ ​, a diferentes faixas vibratórias de matéria​ ​, guardando​ ​, embora​ ​, o Planeta como nosso centro evolutivo​ ​, no trabalho comum.
Desse modo​ ​, a mais singela conquista interior corresponde para nossa alma a horizontes novos​ ​, tanto mais amplos e mais belos​ ​, quanto mais bela e mais ampla se faça a nossa visão espiritual.
Construamos​ ​, pois​ ​, o nosso paraíso por dentro.
Lembremo-nos que os grandes culpados que edificaram o inferno​ ​, em que se debatem​ ​, respiram o ambiente da Terra​ , da Terra que é um santuário do Senhor​ ​, evoluindo em pleno Céu.
Nosso ligeiro apontamento em torno do assunto destina-se​ ​, desse modo, igualmente a reconhecermos​ ​, mais uma vez​ ​, o acerto e a propriedade da palavra de Nosso Divino Mestre​ Jesus ​, quando nos afirmou , convincente: - “O reino de Deus está dentro de nós.​​​
​E continuo , a medida que o homem avance na conquista do saber​ ​, os conceitos são suscetíveis de evoluir. Negar isso seria negar a própria evolução, que é sinal de superação e aperfeiçoamento; seria pretender a permanência do homem na ignorância de suas grandes prerrogativas humanas e espirituais.
A ​Doutrina Espirita Cristã , ao anunciar que chegou a hora da evolução consciente​ ​, modifica radicalmente os conceitos que nesta ordem de ideias foram adotados como satisfatórios às exigências intelectuais e às necessidades espirituais de cada época. A desorientação atual é sinal inconfundível de que tais conceitos já não conseguem satisfazer a essas exigências, e o espírito humano hoje clama, imperativamente, por uma solução para o intrincado e sombrio problema que paira sobre a vida de cada indivíduo.
O homem tem experimentado durante séculos a necessidade de vincular-se metafisicamente a Deus​.​
Na falta de conhecimentos que lhe permitissem realizar essa esperança​ ​, permitiu a falácia e o absurdo de crenças e promessas que​ ​, ao contrário​ ​, adormeceram sua alma. O avanço do tempo o foi despertando desse sonho pernicioso​ ​, e ele, erguido de novo​ ​, inquieto e ansioso​ ​, reclama com insistência cada vez mais firme o conhecimento orientador de sua existência.
Os novos conceitos​ ​, os conceitos ​Espiritas Cristãos consubstanciam verdades inatacáveis e estão sustentados por uma excepcional força lógica​ ​, que impele o homem a comprovar por si mesmo sua transcendental realidade. Mas este deverá abrir os olhos; não fechá-los​ ​, como os fanáticos​ ​, que não querem ver nem ouvir. Deverá abrir os olhos ao eflúvio benéfico e construtivo dos novos conhecimentos, destinados a iluminar a vida e libertá-la da opressiva escravidão em que foi submergida pelo bloqueio dos velhos conceitos.
Todo conceito que o homem não modifica com sua evolução se torna um pré-juízo, e os pré-juízos acorrentam as almas à rocha da inércia mental e espiritual.
​E lembrando sempre aos meus amados leitores e leitoras , que a Doutrina Espirita Cristã​ , não é RELIGIÃO , é CIÊNCIA , requer muitos estudos e lidas.
Namastê...
Eu sou Ray Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário