terça-feira, 14 de janeiro de 2014

AH! CARECEMOS DE ESTÍMULOS?

CARECEMOS DE ESTÍMULOS?

Pois é, amigas , amigos de jornada, o homem se move, atua e realiza por impulso de determinados estímulos, que seriam seus agentes motores. Eles passam inadvertidos para a maioria, a ponto de ser necessário mostrá-los a seu entendimento, a fim de que os perceba e sinta sua influência benéfica.
Essa maioria carece de estímulos, mais por força de um costume, o de esperar tudo dos demais e não do esforço próprio, o de confiar na sorte ou numa providência com perfume de fadas , do que pelo fato de tais estímulos não existirem em realidade.
Essa aparente orfandade de estímulos faz o ser experimentar a necessidade de se liberar da opressão que para ele representa uma vida sem maiores alternativas. Enquanto uns buscam preencher o vazio com distrações e diversões de toda espécie, outros manifestam sua predisposição ao sobrenatural.
Outros(as) com suas adorações e fanatismos a Santos como Divino Pai Eterno , São Miguel , São Gabriel , São Jorge, e o pior é que essa gentalha, esta ai usando seu semelhante, dando-lhes grandes preju, e se passando como vitimas , ninguém merece mesmo.
Vemos também que quase todas as histórias em quadrinhos publicadas, que constituem o deleite de crianças e adultos (os últimos são a maioria), têm suas tramas baseadas em super-homens dotados de forças extraordinárias, que realizam proezas estupendas, fazendo o comum das pessoas sonhar em possuir iguais condições, dignas da admiração do semelhante.
Não deixa de ser sugestivo esse movimento mental voltado para um pretenso ideal que , pelo fato de ser inalcançável, exalta ainda mais a imaginação de quantos coincidem em tal aspiração.
Todo esse movimento mental, que se reproduz em diferentes setores do pensamento e da atividade humana, mostra com evidência qual é o estado de meia humanidade. Não se conformando com uma existência que não lhe proporciona os inefáveis gozos que as mudanças notáveis produzem na alma, o homem alimenta o pensamento de ser algo superior a tudo o que existe de vulgar no sentir humano.
A Doutrina Espirita Cristã , com sua riqueza de estímulos, vem preencher esse grande vazio, conduzindo o homem rumo ao despertar de uma vida que não é a comum e sim outra , na qual podem ser satisfeitas as mais extremas exigências. Ao mesmo tempo que assinala a ilusória imagem das criações fantasiosas, indica ao homem, com a eloquência de seus quadros experimentais, qual é o caminho a seguir para conquistar até as mais altas expressões de sua humana natureza e de sua hierarquia mental.
Admitindo-se que o homem civilizado é para o índio inculto um super homem por que não se haverá de admitir que um homem dotado de um extraordinário saber também o seja para o homem comum?
Convenhamos, então, que a riqueza de conhecimento faculta ao ser viver uma vida que só em aparência se assemelha à vulgar, pois dela dista muito quanto à amplidão, às perspectivas, à qualidade e eficiência de suas particularidades, sobretudo em suas possibilidades conscientes.
Nada pode ser mais propício do que pôr mãos à obra, com o propósito de criar uma nova individualidade, cujas necessidades vitais sejam atendidas com o sumo dos conhecimentos que se prodigalizam ao entendimento de quem cumpre suas próprias promessas nesse sentido.
É assim que penso e escrevo , enquanto for prazeroso...
Namastê...
Eu sou Ray Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário