segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

AH! O BATISMO DE NOSSO MESTRE JESUS POR RAY PINHEIRO !!!

O BATISMO DE NOSSO MESTRE JESUS POR RAY PINHEIRO !!!

Uma das figuras que me fascinam no Evangelho é João, o Batista. Seu nascimento foi anunciado por um anjo ao futuro pai, o sacerdote Zacarias, que duvidou, por serem ele e sua esposa Isabel já de idade avançada e ela considerada estéril. Ficou mudo por causa da incredulidade, só voltou a falar no dia da circuncisão do menino, quando, atendendo a ordem do anjo, lhe pôs o nome de João, e profetizou que ele seria chamado “profeta do Altíssimo”. João era primo de Jesus. Diferente deste, era uma figura austera, até um pouco rude. Submetia-se a duras disciplinas, habitava nos desertos, vestia-se com uma roupa de pelos de camelo e um cinturão de couro em torno dos rins, alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre, não ingeria bebida embriagante.
1- Por que batizava? João era profeta (médium) e ouvira uma voz que lhe determinara: “Aquele que me enviou para batizar com água disse-me: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito Santo descer e permanecer é o que batiza com o Espírito Santo’. Para que ele fosse manifestado a Israel vim batizar com água”
2- Portanto, ele fora enviado para revelar o Messias (que nem ele mesmo sabia quem era). Como o povo estivesse achando que ele fosse o Messias Prometido, esclareceu: “Eu vos batizo com água, mas vem aquele que é mais forte do que eu, do qual não sou digno de desatar a correia das sandálias, ele vos batizará com o Espírito Santo e com o fogo.”
3- Quando Jesus se dirigiu a João Batista para ser batizado, João não queria, pois conhecia a superioridade de Jesus sobre ele.
4- Porém, obedecendo ao Mestre, batizou-o e “os céus se abriram (viu o mundo espiritual) e ele viu o Espírito de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele. Ao mesmo tempo, uma voz vinda dos céus dizia: Este é o meu filho amado, em quem me comprazo.”
5- A religião materializou o Espírito Santo como uma pomba, mas na verdade o sentido é este: ele viu os espíritos de Deus descendo como uma pomba desce.
6- O batismo de Jesus foi, a meu ver, o coroamento de uma estratégia de “marketing espiritual” para apresentá-lo ao mundo. Sua vinda já vinha sendo anunciada há séculos através dos profetas. O Mestre consentiu em ser batizado pois esta era a forma de ser revelado ao mundo.
Mas Jesus mesmo não batizava. “(...) ainda que, de fato, Jesus mesmo não batizasse, mas os seus discípulos.”
7 - Se ser batizado fosse uma condição da salvação, ele não teria deixado de dar o exemplo, como fez com a caridade. Aliás, se esse fosse o critério para “entrar no céu”, mais da metade da população do mundo estaria fora já que os cristãos somam apenas 2 bilhões de almas no planeta.No entanto Jesus determinou: “Ide portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.
8- Porém, é preciso lembrar o que João Batista disse: “Eu vos batizo com água, Ele vos batizará com o fogo e o Espírito Santo”
Mas o batismo de Jesus não é o da água, esse era o de João Batista, que seria suplantado pelo de Jesus, e o de Jesus é o do fogo e do Espírito Santo. Por batismo Jesus queria dizer que as pessoas seriam iniciadas na sua nova doutrina, mas iniciadas através do conhecimento e da prática, não através de um ritual.
O batismo do Espírito Santo é a ligação com o Alto, ostensiva ou não. O Espírito Santo foi dado aos apóstolos “(...) pois João vos batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo dentro de poucos dias”
(Jesus ressuscitado)
9- No dia de Pentecostes quando começaram a falar em línguas.
10 - E as vozes do Alto sempre falaram no cristianismo primitivo até que foram abafadas, quando o cristianismo se tornou religião oficial do império romano, por estar “incomodando”. É a mediunidade, mesmo que não a tenhamos ostensiva. O importante é estarmos ligados em pensamento e coração a Deus e teremos boa assessoria espiritual através da proteção dos “espíritos santos”, ou os bons espíritos.O batismo de fogo são as “provas de fogo” pelas quais passam os candidatos à iluminação com Jesus. Todos os apóstolos passaram por testemunhos árduos e com os discípulos modernos não seria diferente. Jesus reserva uma prova difícil para cada um de nós que se decide a segui-lo. Elas vão se intensificando em dificuldade à medida que nos fortalecemos nos testemunhos.Antigamente, os discípulos precisavam morrer para dar o testemunho, hoje Jesus quer que a gente viva, diariamente dando o testemunho de reforma moral, de modificação de conduta, da excelência de Seus princípios, que adotamos, efetivamente vividos e aplicados. Esse batismo é o fogo interior que nos convulsiona o íntimo quando nos transformamos para melhor a duras penas, queimando no testemunho diário nossos preconceitos, nosso egoísmo e nosso orgulho.O batismo de Jesus se renova a cada dia perante nos..
E compreendam com o coração, E se convertam, E eu os cure.
João Batista estava certo. Jesus não precisava do batismo do arrependimento. O Senhor, porém, explicou ao Batista que deveria haver uma sucessão natural entre o ministério dos dois – e o batismo constituía o ponto de harmonia. por isso, “Respondeu Jesus – Deixe por enquanto. Convém que assim o façamos, para cumprir toda a justiça. E João concordou”
O batismo bíblico é um dos poderosos símbolos da obra de Deus no mundo. Aquele que aceita batizar-se “submete-se” à realidade espiritual de que “o salário do pecado é o desencarne”. Mas aceita também que o batizar-se em Cristo está declarando a justiça divina, capaz de trazer à vida quem quer que tenha morrido. E que aceitou Jesus Cristo, “como o Filho amado, em Quem Me comprazo”.
Ao batizar-se por João, Jesus possibilitou a vinda do Espírito Santo, de forma visível, proclamando ao mundo que Jesus é o Cristo. Aceitar que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus é uma experiência tão profundamente poderosa que o Evangelista João revela: “aos que creram no Seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus”.
A “justiça” cumprida no fato histórico do batismo de Jesus tem implicações multiformes. Uma delas é a que nos habilita a sermos filhos de Deus.
É assim que escrevo e comento sobre o batismo de nosso amado mestre JESUS , atendendo uma solicitação ( Tema ) de meu irmão, amigo, teólogo de nossa Igreja Católica Apostólica Romana, Don Patrô.
Namastê...
Eu sou Ray Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário