terça-feira, 20 de setembro de 2016

SALVE O RIO GRANDE DO SUL , PARABÉNS GAÚCHAS , GAÚCHOS , DE TODAS AS QUERÊNCIAS , PELO SEU DIA 20 DE SETEMBRO , ESTADO QUE ESTE ESCRIBA RAY PINHEIRO APRENDEU A GOSTAR E ADMIRAR !!!

SALVE O RIO GRANDE DO SUL , PARABÉNS GAÚCHAS , GAÚCHOS , DE TODAS AS QUERÊNCIAS , PELO SEU DIA 20 DE SETEMBRO , ESTADO QUE ESTE ESCRIBA RAY PINHEIRO APRENDEU A GOSTAR E ADMIRAR !!!

Pesquisas na internet com anotações atualizadas desse escriba. Dia da Revolução Farroupilha (RS) é comemorado em 20 de setembro, e é uma forma de lembrar este movimento que foi tão importante para o Rio Grande do Sul.
Ela durou de 1835 a 1845.
Foi o conflito armado mais duradouro que ocorreu no continente americano.
A revolução, que originalmente não tinha caráter separatista, influenciou movimentos que ocorreram em outras províncias brasileiras, irradiando influência para a Revolução Liberal que viria ocorrer em São Paulo em 1842 e para a Revolta denominada Sabinada na Bahia em 1837, ambas de ideologia do Partido Liberal da época, moldado nas Lojas Maçônicas.
Inspirou-se na recém finda guerra de independência da República Oriental do Uruguai, Guerra da Cisplatina, mantendo conexões com a nova república do Rio da Prata, além de províncias independentes argentinas, como Corrientes e Entre Ríos.
Chegou a expandir-se a província de Santa Catarina, em Laguna com a proclamação da República Juliana e ao planalto catarinense de Lages.
A Revolução Farroupilha foi uma guerra regional travada contra o governo imperial brasileiro pela província de São Pedro do Rio Grande.
A deterioração econômica da região, penalizada com a desvalorização do charque nacional, o desprestígio dos militares gaúchos perante as forças imperiais, o desejo republicano de liberdade e democracia, aguçado pela disseminação de ideais separatistas inspirados na Guerra Cisplatina, foram alguns dos aspectos que motivaram o levante.
As conquistas de uma década de resistência:
Durante a Revolução de Farrapos, o Rio Grande manteve-se uma república independente do restante do país. Separação mantida a alto custo.
Foram dez anos de renúncia num conflito sanguinário, até que os revolucionários e o governo imperial chegassem a um acordo.
O armistício foi assinado na Ata de Pacificação, em fevereiro de 1845.
Os rebeldes conquistaram a anistia plena e o direito de escolher um novo presidente provincial.
Os combatentes foram incorporados ao Exército Brasileiros, que concedeu a patente de oficial aos seus líderes.
Era o fim da Farroupilha e o Rio Grande do Sul voltava a ser parte integrante do nosso amado Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário