sexta-feira, 6 de março de 2015

AH! SERÁ QUE A CONFISSÃO É ALGO IMPORTANTE OU ATÉ MESMO NECESSÁRIO EM NOSSAS VIDAS ENQUANTO TERRESTRES ???

SERÁ QUE A CONFISSÃO É ALGO IMPORTANTE OU ATÉ MESMO NECESSÁRIO EM NOSSAS VIDAS ENQUANTO TERRESTRES ???

PESQUISAS E TEXTO DE RAY PINHEIRO.

Pois é , agora recente uma pessoa querida e apaixonante me fez algumas perguntas , indagações sobre confissões de pecados , e com a autoridade , responsabilidade , de ex seminarista católico salesiano , resolvi fazer umas pesquisas sobre esse apaixonante tema , sem Fanatismo e Preconceito Religioso. A confissão pessoal de pecados aos ouvidos de um padre ou de um ministro religioso continua a fazer parte dos rituais de muitas religiões. Mas, numa sociedade permissiva e tolerante como a de hoje, será que a confissão é algo importante ou até mesmo necessário?
As opiniões sobre esse assunto variam. Por exemplo, o jornal National Post do Canadá relata que uma pessoa que admitiu ser difícil falar a outra o que fez de errado, ainda assim disse que “há um sentimento muito bom em ter alguém para ouvir sua confissão, orar , rezar , fazer preces com você e lhe dizer o que fazer”. Em contraste com isso, o livro Bless Me Father for I Have Sinned (Perdoa-me, Padre, porque Pequei) fala de um homem que disse: “A confissão é uma das facetas mais destrutivas da Igreja. Ela perpetua um comportamento neurótico em relação aos pecados.” O que a Bíblia tem a dizer sobre esse assunto?
O que a Bíblia diz:
Na Lei de Deus para a nação de Israel, havia instruções específicas do que era preciso fazer quando uma pessoa pecava. Por exemplo, quando alguém pecava contra seu próximo ou violava uma lei de Deus, ele tinha de confessar isso a um sacerdote designado da tribo de Levi, que então fazia expiação em seu favor, oferecendo um sacrifício a Deus pelo perdão do pecado.
Séculos mais tarde, quando o profeta Natã censurou o Rei Davi pelos seus pecados, como Davi reagiu? Ele admitiu imediatamente: “Pequei contra Jeová.” Ele também orou, rezou , fez preces , implorando o perdão de Deus. Qual foi o resultado? Mais tarde, Davi escreveu: “Finalmente te confessei meu pecado e não encobri meu erro. Eu disse: ‘Farei confissão das minhas transgressões a Jeová.’ E tu mesmo perdoaste o erro dos meus pecados.”.
A confissão de pecados continuou a ser um requisito de Deus na congregação cristã do primeiro século da Era Comum. Tiago, meio-irmão de Jesus e um dos principais anciãos da congregação em Jerusalém, exortou seus companheiros cristãos: “Confessai abertamente os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sejais sarados.”. Então, o que os cristãos precisam confessar, e a quem?
O que devemos confessar?
Todos os dias nós, humanos imperfeitos, estamos propensos a agir sem pensar ou a usar de forma errada a língua, pecando assim uns contra os outros. Significa isso que devemos confessar cada uma dessas transgressões a alguém que tem um cargo de autoridade?
Embora todo pecado seja uma ofensa aos olhos de Deus, ele misericordiosamente leva em conta nossas falhas por causa da imperfeição humana herdada. De fato, o salmista reconheceu: “Se vigiasses os erros, ó Jah, ó Jeová, quem poderia ficar de pé? Pois contigo há o verdadeiro perdão, a fim de que sejas temido.” Portanto, o que devemos fazer quando erramos ou pecamos contra outros, talvez sem querer? Lembre-se de que a oração-modelo que Jesus ensinou a seus seguidores inclui o seguinte pedido: “Perdoa-nos os nossos pecados, pois nós mesmos também perdoamos a todo aquele que está em dívida conosco.” Deus nos perdoará se nos aproximarmos dele e pedirmos perdão em nome de Jesus.
Note que Jesus incluiu a condição de que nós também devemos perdoar os que estiverem em “dívida conosco”. O apóstolo Paulo lembrou aos seus companheiros cristãos: “Tornai-vos benignos uns para com os outros, ternamente compassivos, perdoando-vos liberalmente uns aos outros, assim como também Deus vos perdoou liberalmente por Cristo.” Quando perdoamos as falhas de outros, temos boas razões para esperar que Deus também perdoe as nossas.
Mas o que dizer de pecados graves como roubo, mentira intencional, imoralidade sexual, embriaguez e assim por diante? A pessoa que comete pecados desse tipo está violando as leis de Deus e, portanto, pecando contra Deus. O que deve ser feito?
A quem devemos confessar nossos pecados?
Deus não autoriza os homens a perdoar pecados contra ele; só ele pode fazer isso. A Bíblia nos diz claramente: “Se confessarmos os nossos pecados, [Deus] é fiel e justo para nos perdoar os nossos pecados e para nos purificar de toda a injustiça.” Mas a quem os pecados devem ser confessados?
Visto que o perdão pode ser concedido apenas por Deus, as confissões devem ser feitas a ele. Foi isso o que Davi fez, conforme vimos. Mas em que base o perdão é dado? A Bíblia nos diz: “Arrependei-vos, portanto, e dai meia-volta, a fim de que os vossos pecados sejam apagados, para que venham épocas de refrigério da parte da pessoa de Jeová.” O perdão depende não só de a pessoa reconhecer e confessar seu pecado, mas também de ela estar disposta a deixar de praticar o que é errado. Esse passo muitas vezes é difícil, mas existe ajuda.
Lembre-se das palavras já mencionadas do discípulo Tiago: “Confessai abertamente os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sejais sarados.” Ele acrescentou: “A súplica do justo, quando em operação, tem muita força.” O ‘justo’ pode ser um dos “anciãos da congregação”, aos quais Tiago se referiu no versículo 14. Para ajudar os que desejam obter o perdão de Deus, há na congregação cristã homens mais maduros, ou “anciãos” espirituais. Não, esses “anciãos” não podem absolver pecados, porque nenhum homem tem autorização para perdoar um companheiro que pecou contra Deus.* No entanto, eles têm qualificações espirituais para repreender e reajustar uma pessoa culpada de pecado sério, ajudando-a a reconhecer a gravidade de seu pecado e a necessidade de arrependimento.
Por que confessar os pecados?
Não importa se o pecado foi grave ou não, a pessoa que o cometeu prejudicou sua relação com seu próximo e com Deus. Por isso, ela talvez se sinta perturbada e ansiosa. Isso acontece por causa da faculdade da consciência, que nosso Criador nos deu. O que pode ser feito?
Recorrendo outra vez ao livro de Tiago, encontramos as seguintes palavras animadoras: “Há alguém [espiritualmente] doente entre vós? Chame a si os anciãos da congregação, e orem sobre ele, untando-o com óleo em nome de Jeová. E a oração de fé fará que o indisposto fique bom, e Jeová o levantará. Também, se ele tiver cometido pecados, ser-lhe-á isso perdoado.”
Aqui de novo menciona-se os anciãos, ou homens mais maduros, que têm a responsabilidade de cuidar das necessidades do rebanho. Como? Não por simplesmente ouvir uma confissão. Em vez disso, é preciso fazer algo para que “o indisposto fique bom”, visto que se trata de uma doença espiritual. Tiago menciona duas coisas que podem ser feitas.
Primeiro, é preciso ‘untar com óleo’. Isso se refere ao poder curativo da Palavra de Deus. O apóstolo Paulo disse que “a palavra de Deus é viva e exerce poder . . . e é capaz de discernir os pensamentos e as intenções do coração”, penetrando na mente e no coração da pessoa. Por usar bem a Bíblia, os anciãos podem ajudar quem está doente em sentido espiritual a ver a causa do problema e a dar os passos necessários para corrigir a situação perante Deus.
Segundo, Tiago menciona “a oração de fé”. Embora as orações dos anciãos não alterem a aplicação da justiça de Deus, elas têm valor aos olhos dele, que deseja perdoar os pecados à base do sacrifício de resgate de Cristo. Deus está disposto a ajudar qualquer pecador que esteja sinceramente arrependido e que produza “obras próprias de arrependimento”.
A razão mais importante para confessar um pecado — cometido contra o próximo ou contra Deus — é obter uma posição aprovada perante Ele. Nosso mestre Jesus Cristo disse que precisamos primeiro resolver qualquer problema com o nosso próximo e fazer as pazes antes de prestar adoração a Deus de consciência limpa. “Quem encobre as suas transgressões não será bem sucedido, mas, ter-se-á misericórdia com aquele que as confessa e abandona.” Quando nos humilhamos diante de Jeová Deus e pedimos seu perdão, ganhamos o seu favor e seremos enaltecidos no tempo devido.
Alguns encaram as palavras de Jesus como apoio ao uso de homens no papel de confessores. Para uma análise detalhada desse assunto.
Deus não levará em conta nossas falhas e nos perdoará se nos aproximarmos dele e pedirmos perdão em nome de nosso mestre Jesus.
A razão mais importante para confessar um pecado é obter uma posição aprovada perante Deus , é assim pesquisei penso e escrevo.
Soli Deo Glória...
Dominus Tecum...
Dominus Vobiscum...
Namastê...
Eu sou Ray Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário