domingo, 28 de dezembro de 2014

AH! O QUE SIGNIFICA O ESTADO LAICO???

O QUE SIGNIFICA O ESTADO LAICO???
 
DA SERIE DEVANEIOS E REFLEXÕES DO RAY PINHEIRO (321)
 
Primeiro vamos esclarecer o que significa estado laico.
Estado laico é um estado em que existe a liberdade de religião. No Brasil império o Brasil tinha no Catolicismo sua religião oficial. Isto significa que o clero era pago pelo estado, que as demais religiões não tinham permissão do estado para construir templos ou fazer proselitismo. Tanto que no Brasil império os protestantes eram proibidos de ter igrejas, salvo algumas exceções no caso de imigrantes, mas era necessária uma autorização formal do imperador. Os protestantes tinham que se reunir em casas. Quando houve uma maior liberação, os templos não podiam ter torres ou sinos.
Portanto, com a República, o Brasil se tornou um estado laico, isto é não existe uma religião oficial e a liberdade de religião foi oficializada. Não se pode confundir um estado comunista ateu, que prega que a religião é o ópio do povo e proíbe a prática de qualquer religião como sendo um estado laico. Não é, é um estado ditatorial que impede a liberdade de religião entre outras coisas.
A Igreja como instituição, é formada por seus membros. Nós os Espíritas Cristãos, temos a obrigação de sermos a luz do mundo e o sal da terra. Não podemos esconder nossa luz dentro das quatro paredes de nossas casas Espíritas. Temos que dar o nosso testemunho através de nossas vidas. Como Instituição, as Casas Espiritas tem obrigação moral de ser luz do mundo e sal da terra, portanto é responsabilidade da Casa Espírita se manifestar sempre que alguma atitude das autoridades venham a ferir nossa ética e moral cristã. Isto se aplica a Espíritas Cristãos, Judeus, Islamitas, Católicos, Budistas, Protestantes, etc.
Não podemos ficar restritos dentro de nossos templos e Casas Espiritas, isto seria uma ditadura, uma restrição as nossas liberdades de expressão. Não seria uma democracia.
Infelizmente muitos de nossos representantes ditos "Evangélicos" se utilizam da religião em benefício próprio. Se utilizam da "Bancada Evangélica" para formar seus currais eleitorais e se beneficiar. Com isto vemos Deputados "Evangélicos" se associando a um governo que defende o aborto e a prática do homossexualismo para tirar proveito próprio.
Infelizmente também, muitas Igrejas "Evangélicas" hoje adotam a teologia da prosperidade, completamente contrária as teses de Lutero que o levaram a se desligar da Igreja Católica. A salvação não se compra. É dádiva gratuita de Deus. Nossas faltas terrestres foram pagas na cruz com a morte desencarne de Cristo. Portanto, esta campanha que estas Igrejas fazem para levantar dinheiro dizendo que Deus vai retribuir em dobro é mentirosa e não provém de Deus. Quem prega isto é um falso profeta.
As Igrejas digo templos, Casas Espíritas como instituições humanas tem a responsabilidade de exortar os governantes para que governem de acordo com a ética e a moral.
Repito que a Igreja digo templos e Casas Espíritas são formadas por nós, cidadãos. Não há como separarmos nossas convicções religiosas de assuntos de governo. Portanto não há como não misturar religião com governo, principalmente num estado democrático de direito.
Pensem nisso...
Dominus Tecum...
Soli Deo Gloria...
Namastê...
Eu sou Ray Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário