quinta-feira, 20 de outubro de 2016

VAMOS COMBATER ESTE BOM COMBATE , NAS ORAÇÕES , NAS REZAS E NAS PRECES !!!

VAMOS COMBATER ESTE BOM COMBATE , NAS ORAÇÕES , NAS REZAS E NAS PRECES !!!
Pois é , minhas amigas , meus amigos , independente de continuar sendo chamado de BIBLISTA , faço mais um texto comentário de cunho religioso.
Temos um bom propósito para reflexão sobre a oração , reza , preces , da fé. É o que a liturgia nos apresenta nestas leituras.
A oração , reza , preces , da fé é realizada pelas pessoas humildes. Somente o humilde reza , faz oração e preces! O orgulhoso basta a si mesmo e não sente necessidade de Deus. Santo Agostinho que aprecio seus escritos nos fala: “O homem é um mendigo de Deus”. São João Damasceno nos escreve: “A oração , reza e prece é a elevação da alma a Deus”, e Santa Tereza do Menino Jesus: “Para mim, a oração , reza e prece é um impulso do coração, é um simples olhar lançado ao Céu, um grito de reconhecimento e amor no meio da provação ou no meio da alegria”.
“A prece , a reza e a prece do humilde atravessa as nuvens”. Sabemos também que oração , reza e prece é um diálogo com Deus, é a forma que temos para nos relacionarmos com ele para proporcionar uma amizade, uma intimidade, para melhor conhecê-lo e para se dar a conhecer. Isso mesmo, se dar a conhecer! Você pode dizer: “Mas Deus me conhece todo inteiro”. Sim, mas ele quer te conhecer á partir de você e não dele. Por isso que na oração , reza e prece apresentamos as áreas mais profundas de nosso coração e criamos intimidade ao falar de nossas dores, alegrias, vontades, ideais, projetos, enfim tudo o que se passa em nossa vida. Por isso que temos que estar em oração , reza e preces todos os dias, para estarmos sempre atualizados em nosso diálogo de amor e certamente para ouvi-lo, no mais intimo de nosso coração, e assim sermos instruídos para que nossos passos sejam o mais perfeito possível.
Sendo assim, podemos nos perguntar: “Como anda a minha oração , reza , prece pessoal? Estou dedicando bastante tempo? Tenho feito bons momentos de oração , reza , prece , na intimidade com meu Senhor? Ou só rezo , oro , faço preces , quando as coisas ficam difíceis? Minhas orações , rezas e preces , são inconstantes; tem dia em que rezo , oro , faço preces , e outros e nem passo perto. Ou não sei como rezar , orar , fazer preces... tento, mas não consigo ter uma vida de oração , reza e preces e isso perturba meu coração”. Se algumas dessas indagações fazem parte de sua vida de intimidade com Deus, certamente você esta precisando de ajuda.
A oração , reza e prece , é uma arte. É esculpir um grande bloco de mármore. No inicio, é só um bloco. Tem que começar quebrando arestas, tirando um monte de cacos e o que mais se vê são pedaços de mármore espalhados pelo chão e um bloco cheio de cortes sem forma e sem uma imagem boa para se olhar. Aí vem o desanimo, o cansaço, a desilusão de estar fazendo algo sem bons resultados. Neste momento, muitos desistem. Mas é exatamente neste momento que o olhar da fé tem que penetrar neste grande bloco, para ver algo lindo quando acabado. É ter uma visão de fé naquilo que se está construindo junto com Deus na ação pessoal do Espírito de luz. Caso a pessoa vença esta etapa da desilusão, ela encontra forças para viver uma vida de oração , reza , preces , na fé. Neste momento a oração , reza , preces deixa de ser infantil , é aquela oração , reza e prece , em que só pede e quer que Deus resolva tudo em sua vida, como o filho que depende em tudo da mãe e não quer outra coisa. Certamente ficará um filho mimado. Essa fé infantil dá lugar a uma fé de partilha , eu e Deus caminhamos juntos e estamos construindo um projeto de vida maravilhoso, mas tenho que fazer a minha parte. Esta fé partilhada vai gerando maturidade e a pessoa percebe que nesse projeto ele tem uma missão e tem coisas que só cabe a ele realizar, pois Deus confia e espera que ele faça a sua parte e que no momento certo Deus fará a dele.
Essa maturidade não se recebe de graça, mas se constrói com a Graça. Afinal, tudo é Graça! Certamente que, depois de muitos anos, aquele bloco de mármore quadrado, alto começa a ter forma. Que forma? Aquela que você visionou no início de sua caminhada de oração , reza e prece , pessoal. Veja! É você quem visionou, desejou, iniciou a construção de um projeto. E é você o maior responsável para que tudo dê certo, a Graça nunca falta e Deus não faz sozinho. Muito pelo contrário, Ele acompanha seus passos, mas você deve perceber que tudo é ele que faz em você e com você. Assim a oração , reza e prece , é uma comunhão que se vai construindo passo a passo, com muita dificuldade, com perseverança, dores, choros, consolo de Deus e abandono. Em muitos momentos parece que Deus abandonou, mas o caminho deve ser construído e assim é a vida de fé. Muitos chamam de “Noite escura”. Nós caminhamos na fé e não na visão, “Hoje vemos como por um espelho, confusamente; mas então veremos face a face. Hoje conheço em parte; mas então conhecerei totalmente, como eu sou conhecido”.
Oxalá, possamos dizer como São Paulo: “Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé. Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia”. Lutemos para que no último dia, nesta passagem terrestre, possamos ter um coração feliz por ter edificado uma vida vivida em comunhão profunda com o Senhor da espiritualidade.
Este escriba Ray Pinheiro , conheceu uma pessoa, muito querida, Irmã Nilda , do Instituto Auxiliadora , lá na minha Tri Centenária Cidade natal São João Del Rei - MG , que muito me ajudou na caminhada, que vi poucas vezes, mas que sempre tive um grande carinho por ela, sempre foi uma grande serva de Deus.
Então , força! Vamos combater esse bom combate na oração , na reza e nas preces.
Namastê...
Eu sou Ray Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário