quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

PILULAS PETISTAS PETRALHAS PETROBRÁS PETROSSAURO !!!

PILULAS PETISTAS PETRALHAS PETROBRÁS PETROSSAURO !!!
 
29 // 01 // 2015.
 
Assisti perplexo na Globo News entrevista com a presidanta da Petrobrás Petrossauro, Maria das Graças Foster. Quando perguntada por que o Balanço publicado ontem dia 28/012015 não está atualizado com as perdas decorrentes dos atos de corrupção delatados por Paulo Roberto Costa e o doleiro Youssef a resposta foi que é muito difícil levantar o montante real desviado e que um valor confiável levará muito tempo para ser determinado pois depende das investigações em curso na Justiça Federal do Paraná.
Ela está, como sempre, tergiversando. Do ponto de vista contábil o que interessa é o valor real do patrimônio da Petrobrás Petrossauro, independentemente do montante, das causas e dos responsáveis pela dilapidação que vem sendo investigada pela Operação Lava Jato. O valor real que deveria ter constado do Balanço poderia ter sido obtido através do Laudo de Impairment a que me referi em outra oportunidade. O montante desviado dos cofres da Petrobrás Petrossauro será objeto de ações judiciais impetradas com base na denúncia que o Juiz Sergio Moro apresentará contra os réus nos foros competentes, ou seja, é uma questão de natureza jurídica e não de natureza contábil. A diferença entre o passivo da Petrobrás Petrossauro e o ativo levantado através do Laudo de Impairment representaria, objetivamente, o prejuízo sofrido, que seria apresentado no Balanço como redutor do Patrimônio Líquido.
Mais uma vez pergunto: o que estão fazendo o diretor de Governança Corporativa, novo cargo criado na Petrobrás Petrossauro para dotar de maior confiabilidade a gestão da empresa, e a CVM – Comissão de Valores Mobiliários, entidade normativa e fiscalizadora do Mercado de Capitais ?
A presidanta Dilma Dilmente Roussef diz considerar a senhora Maria das Graças Foster uma executiva de notório saber e ilibada reputação e por isso mantém-na presidência da Petrobrás Petrossauro.
ILIBADA REPUTAÇÃO?
Não é o que de deduz das denúncias de corrupção que estão sendo apuradas na Operação Lava Jato, praticadas por pessoas de sua intimidade tanto pessoal quanto profissional.
Notório Saber?
Não é o que demonstra dona Graça Foster no comando da diretoria executiva da Petrobrás Petrossauro. O problema do momento é a publicação do Balanço Patrimonial (o balanço do último trimestre é o balanço anual) já ajustado às perdas apontadas pela Justiça Federal do Paraná (Operação Lava Jato). Ela parece não saber (ou não querer) o que fazer para ajustar o patrimônio da empresa em face das perdas.
Pois aí vai minha contribuição, de graça (não é trocadilho): Realizar o Teste de Recuperabilidade de Ativos (Impairment), de acordo com as instruções contidas no CPC 01 ( Comunicado nº 1 do Comitê de Pronunciamentos Contábeis).
O laudo de impairment, resultante do teste, apresentará o valor recuperável dos ativos da Petrobrás Petrossauro ( PASSADENA, ABREU LIMA, COMPERJ etc) depois de baixadas as perdas (impairment pode ser traduzido por corrosão, perda de valor) a ser contabilizado no balanço anual. Os investidores nacionais e internacionais agradecerão.
Simples assim. Mas, o que falta para produzir o Laudo de Impairment ? Foi contratado a peso de ouro um executivo de mercado, da área de finanças, para exercer o cargo de diretor de Governança Corporativa da Petrobrás Petrossauro. Por que ele até agora não adotou essa providência, que é de urgência – urgentíssima ? Está esperando o que cara pálida?
P S : O CPC 01 segue a normas da Contabilidade Internacional contidas na IAS – International Accounting Standards (Padrões Internacionais de Contabilidade) e na IFRS – International Financial Reporting Standards ( Padrões Internacionais de Contabilidade Financeira), a que o Brasil aderiu por acordo internacional.
Eu sou Ray Pinheiro.
( Sem Medo. )

Nenhum comentário:

Postar um comentário