quarta-feira, 29 de junho de 2016

DEVEMOS SEMPRE ESTAR EM EVOLUÇÃO !!!

DEVEMOS SEMPRE ESTAR EM EVOLUÇÃO !!!
As verdades que a sabedoria da Doutrina Espirita revela ao entendimento humano não são acessíveis aos seres cujas mentes estejam cheias de pré-juízos, por esta simples razão: as mãos não podem tomar um tesouro se permanecem fechadas, guardando prendas altamente valorizadas pela própria apreciação.
Não se exige do aspirante , estudante a este novo saber que elimine, sem reflexão, suas antigas e enraizadas crenças sobre fatos, conceitos, coisas ou ideias. Muito pelo contrário:
O Espiritismo não se muda um conceito por outro sem antes observar os benefícios que, com isso, possam ser obtidos para a própria evolução. Apenas se convida a que cada um realize um sereno e meditado exame de confrontação entre as velhas crenças e as novas concepções oferecidas, a fim de que possa escolher, à luz dos novos conhecimentos, as que se mostrem melhores ante a reflexão. Isso é algo muito conhecido pelo estudante da Doutrina Espirita, que já passou por essa notável e, ao mesmo tempo, saudável experiência.
Neste ponto, deve-se ter presente que muitos pré-juízos vêm da infância, inculcados com a maior boa-fé pelos pais, nessa idade em que a reflexão para nada intervém. Isso age nos filhos a modo de sugestão e é, portanto, um fator de perturbação que afeta consideravelmente a liberdade de pensar, quando a consciência, no auge da evolução, exige a confrontação sadia e racional com os valores dos quais se tomou conhecimento.
É verdade inquestionável que não há evolução sem mudanças e é nisso que eu acredito.
Nem todos param para pensar que possam existir verdades superiores às que supõem conhecer; mesmo assim as pressentem, e até alimentam, inconscientemente, a ilusão de se encontrarem com elas nos acasos da vida.
Os conceitos que emanam da sabedoria do Espiritismo estão baseados na realidade de uma concepção superior essencial e assistidos pela força de uma lógica irrefutável. Neles, a verdade não é invocada, porque eles são parte da própria verdade. Ao apreciar seu valor e seu poder construtivo, o aspirante , estudioso , optará por adotá-los, abandonando os antigos que possua. Essa mudança significará um passo positivo na renovação de suas forças internas.
É verdade inquestionável que não há evolução sem mudanças. Isso pressupõe que se devam forçosamente produzir, no âmbito das próprias ideias e pensamentos, as lógicas substituições que fazem possível a acolhida de outros novos, mais vigorosos e fecundos; sobretudo se for levado em conta que esses agentes da inteligência terão de colaborar ativamente na formação de uma consciência capaz de abarcar os conhecimentos mais valiosos e atuar, com segurança e domínio, no mundo espiritual, o das ideias-mães , continuo pensando assim.
Namastê...
Eu sou Ray Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário