sábado, 13 de maio de 2017

​AH! ESSAS ​CRENÇAS POPULARES​ E PROSÉLITOS , SEM FANATISMOS E PRECONCEITOS RELIGIOSOS !!!​

​AH! ESSAS ​CRENÇAS POPULARES​ E PROSÉLITOS , SEM FANATISMOS E PRECONCEITOS RELIGIOSOS !!!​
FELIZ DIA DAS MÃES , MULHER GUERREIRA BRASILEIRA, EM 14 // 05 2017.
“Conquanto o Espiritismo​ Cristão​ reconheça em muitas crenças populares um fundo de verdade, não aceita, de nenhum modo, a solidariedade de todas as histórias fantásticas criadas pela imaginação​ popular​”​.​
De fato, em quase todas as crenças populares existe um fundo de verdade. Também neste sentido o Espiritismo​ Cristão​ apareceu para os esclarecimentos que se fazem necessários à luz da fé raciocinada.
A lenda do lobisomem, por exemplo, é uma crença popular que tem atravessado séculos, como e quando teria surgido?
Provavelmente foi na idade média que a crença, ao lado de tantas outras superstições, ganhou força. Entretanto, segundo pudemos nos informar da vida espiritual, a lenda do lobisomem não passa de uma manifestação de licantropia. Determinados espíritos, sob hipnose de mentes mais poderosas ou mesmo sob a ação do próprio pensamento sobre o corpo espiritual, assumem formas animalescas, com propósito de se tornarem mais aterrorizadoras aos olhos de quem consiga percebê-las pela vidência psíquica ou mesmo quando consigam uma materialização total ou parcial de si mesmos.
Esse tipo de crença popular, no entanto, perde-se na noite dos tempos. A bíblia fala que Satanás se transformou numa serpente para tentar Adão e Eva... Entre os Egípcios e os Hindus acreditava-se que, por punição, o espírito poderia voltar à Terra no corpo de um animal. Pitágoras, o grande iniciado grego apregoava o respeito para com os cães dizendo que um deles poderia ser a reencarnação de um espírito amigo...
Embora fruto de muitas controvérsias, ​nosso Mestre ​Jesus igualmente lidou com a licantropia. O episódio do obsidiado gadareno, que vivia entre os túmulos de um cemitério, é muito significativo. Os espíritos que se autodenominaram “legião” pediram ao ​M​estre que os enviasse a uma manada de porcos que estava próxima...
Não vamos discutir se na região existiam ou não porcos.
Talvez não seja tão conhecido dos espíritas​ Cristãos​ o fato de que um cemitério de Sacramento, Minas Gerais, uma jovem tomada de um espírito “fuçava” o túmulo do grande missionário Eurípedes Barsanulfo, revirando a terra e desferindo guinchos próprios do animal em questão. Trazida a determinado grupo espírita de Uberaba em tarefa de desobsessão, depois de longas e pacientes sessões, conseguiu-se que o espírito começasse a falar como um ser humano e se descondicionasse a nível de corpo espiritual. A jovem​ ​evidentemente tratada sem sucesso pela medicina convencional recuperou-se e passou a viver uma vida normal​ e sem problemas​.
Com o devido respeito que nos merecem, a leitura da sorte através de cartas, o jogo de búzios, a bola de cristal, a posição dos astros no firmamento e outros expedientes semelhantes, resumem-se puramente em um fenômeno mediúnico de intuição, dupla vista, presciência... Medianeiros os temos em todas as partes e em todas as condições.
Essa ambientação mágica e mística em torno do fenômeno é completamente dispensável, em que pese a sugestão que possa causar nas mentes ainda demasiado presa a rituais e fórmula exteriores.
A doutrina Espírita​ Cristã​ desmistifica e demitifica todo tipo de relacionamento com o Invisível, demonstrando que o relacionamento pode acontecer dentro de um clima de maior naturalidade possível.
Os espíritos que se deixam atrair por objetos e fórmulas bizarras de evocação, embora possam agir de boa vontade, são espíritos um tanto quanto vinculados às coisas materiais, como os médiuns de que se servem e as pessoas afeitas ao imediatismo das coisas.
Porque propõe a renovação íntima como base da solução de todos os problemas, e a renovação e intima requer disciplina, renúncia, sacrifício e trabalho cotidiano, as pessoas habituadas à lei do menor esforço, preferem soluções mais rápidas e menos onerosas para os seus problemas existenciais.
É no que, infelizmente, a maioria se compraz e é este o maior obstáculo para a vitória do Evangelho nos corações​ humanos do mundo terrestre​.
Cabe ao Espiritismo​ Cristão​ explicar o maravilhoso e o sobrenatural que, a bem da verdade, têm ensandecido muitas mentes, mantendo-as acorrentada a um estranho cativeiro espiritual, impedindo assim, os voos mais altos do espírito em busca da própria iluminação​.
“O desejo natural e muito louvável de todo adepto, desejo que não se saberia mais encorajar, é o de fazer prosélitos”.
Em ​minha opinião, ​um estudioso da Doutrina Espirita Cristã ​o Espiritismo​ Cristão​ não deve, ao contrário de outras religiões, ter a preocupação sistemática de fazer prosélitos. É claro que a tarefa de divulgação de nossos princípios é imperiosa, no entanto mesmo aqui carecemos de ter bom senso, sob pena de nos transformarmos em fanáticos propagadores da verdade.
Foi na preocupação precípua de orientar os espíritas​ Cristãos​ na difusão da Doutrina que Kardec escreveu o capítulo “do método”, afirmando que “os meios de convicção variam extremamente segundo os indivíduos; o que persuade alguns não produz nada nos outros; tal é convencido por certas manifestações materiais, tal outro por comunicações inteligentes, a maioria pelo raciocínio”.
O próprio Kardec convenceu-se da realidade do fenômeno através do raciocínio. No entanto, enquanto não descobriu a causa que fazia as mesas se movimentarem, não parou de investigar.
O fenômeno mediúnico em si, na maioria das vezes deixando a desejar pelas condições em que é produzido, seja por deficiência do médium ou do espírito comunicante, não é o mais seguro meio de convicção.
Um sábio como William Crookes careceu de três anos seguidos. Estudando as materializações de Katie King, para convencer-se. Alguém que tivesse uma primeira experiência de vidência com um espírito quereria ter um segundo, uma terceira, e assim sucessivamente, para não acreditar-se alucinado.
No Evangelho, depois de ter efetuado tantos prodígios como a ressurreição de Lázaro, a cura de tantos doentes e endemoniados, a transfiguração no Tabor, a levitação sobre as águas, a multiplicação dos pães e dos peixes, os seguidores de ​nosso Mestre ​Jesus ficam na expectativa de outras provas para definitivamente crer que ​e​le era o Messias.
No momento extremo da cruz, Gestas o desafia: “Tu que destróis o templo, e em três dias o reedificas, salva-te a ti mesmo; se és filho de Deus, desce da cruz".
Estamos convictos, em nossa condição de espíritos desencarnados, que a nossa missão, em nos comunicando junto aos homens, é a de simplesmente manter acessa a chama da dúvida dentro das almas.
Só se convence verdadeiramente quem se convence pela razão.
Daí a importância da veiculação da mensagem espírita​ Cristã​ porque, se pode contestar-lhe a origem, não se pode refutar-lhe o conteúdo.
As “mesas girantes” passaram, mas o que Kardec extraiu delas permanece em seus fundamentos. Paralelamente ao trabalho sereno de divulgação espírita​ Cristã​, os adeptos da doutrina não devem esquecer-se de que o argumento do exemplo sempre é o mais convincente. Pelos frutos se conhece a árvore – ensinou-nos​ nosso amado Mestre​ Jesus.
Consideremos ainda que, sendo a expressão da verdade, o Espiritismo​ Cristão​ caminhará naturalmente. Após o “pentecostes espírita” das mesas girantes, quando muitos se convenceram das realidades da Vida Espiritual, estamos agora na fase do despertamento de alma por alma. O mesmo fenômeno deu-se no cristianismo.
É inegável que não devemos colocar a lâmpada sob o alqueire, mas carecemos de ser comedido, recordando que nós mesmos, os espíritas​ Cristãos​, ainda não permitimos que a luz do Consolador nos clareasse integralmente por dentro. Muitos que já aderiram ainda não consentiram...
Retornando ao primeiro parágrafo destas minhas despretensiosas considerações, a fim de que não seja mal interpretado, quero reafirmar que o labor de divulgação da doutrina é o mais louvável e deve ser incentivado ao máximo. Neste sentido, o livro, o jornal, a revista, a tribuna e a mensagem impressa em panfletos, avalizados pela força do exemplo na vivência diária, mais do que as mais retumbantes manifestações mediúnicas de caráter público, devem concentrar-se todos os esforços dos espíritas Cristãos esclarecidos, conscientes de que o conhecimento da verdade liberta o homem da ignorância em que se enclausura.​
Namastê...
Eu sou Ray Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário